Connect with us

Eventos

Projeto Diverte Teatro Viajante é contemplado pelo ProAC Expresso Direto

Publicado

em

Uma grande novidade: o projeto Diverte Teatro Viajante foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural – ProAC Expresso Direto 2021, uma realização do Governo do Estado de São Paulo e da CIRCUS – Circuito de Interação de Redes Sociais, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Com isso, serão realizadas 40 apresentações teatrais para o público infanto-juvenil durante o mês de abril em 12 cidades do Estado de S. Paulo.  

As próximas cidades serão Limeira, Hortolândia e Monte Mor (SP), com o tema “Por um futuro sustentável”, entre os dias 05 e 08 de abril.

As peças teatrais abordarão três temas principais: “Comitê de Sábios – Todos merecem respeito!”, “Em busca da gotinha preciosa” e “Por um futuro sustentável”. Grande parte das apresentações acontecerá em escolas, espaços públicos e no O LAB – Ciência Divertida. 

“Por um futuro sustentável”

Na peça “Por um futuro sustentável”, um cientista perdido no espaço volta do futuro para alertar a humanidade sobre os problemas causados pelo consumo excessivo na atualidade. Com 60 minutos de duração, o espetáculo aborda temas como a importância da preservação dos recursos naturais e como precisamos cuidar bem do nosso planeta para desenvolvermos um futuro mais sustentável.  

Com um conteúdo lúdico e interativo, além de um show à parte de luz e sonoplastia, a apresentação consegue envolver os pequenos espectadores de forma surpreendente. Por meio de brincadeiras e dinâmicas, os cientistas trocam informações a todo tempo com o público e dão voz às crianças durante o espetáculo. 

“Por um futuro sustentável” aborda também a importância de respeitar os dias de coleta de lixo e que, apesar da coleta na cidade de São Paulo ser uma das mais eficientes no mundo, temos problema de lixo espalhado pelas ruas. 

“Comitê de Sábios – Todos merecem respeito!”

Os estudantes escutarão sobre a importância de respeitar as diferenças e como a diversidade é fundamental para o enriquecimento cultural. O Comitê vai mostrar o que acontece quando as crianças pensam que estão brincando, mas na verdade estão praticando o bullying.  

A proposta é que após os espetáculos, elas consigam se colocar no lugar do outro que sofre a violência ou daquele que a provoca, além de compreender os efeitos negativos do bullying e como evitá-lo no dia a dia. 

“Em busca da gotinha preciosa” 

Na peça, dois cientistas malucos passam por diversas aventuras relacionadas à água, como a travessia de oceanos e fortes tempestades. Muito inteligentes, eles conseguem sobreviver usando o amplo conhecimento que possuem sobre a água e suas questões ambientais. 

Por meio de um enredo cativante e um cenário interativo, a apresentação conta com ampla participação da plateia, que ajuda nos experimentos e se diverte com os atores. No decorrer do espetáculo, os participantes entendem que a água não é apenas aquela coisa incolor, inodora e insípida que bebemos quando estamos com sede ou que no verão utilizamos para nos refrescar, mas que é algo extremamente importante para o nosso dia a dia e que é necessário economizá-la para usufruí-la no futuro. 

Serviço:

Com o objetivo de ampliar a inclusão por meio da experiência artística, o projeto Diverte Teatro Viajante realiza espetáculos que contam com acessibilidade para pessoas com deficiência. 

Limeira (SP)

Data: 05/04/2022
Horários: 10h50 e 13h
Local: EMEIEF Maria Madalena Vasconcellos Da Silva, Prof.ª
Endereço:R. Iolanda Baraldi da Silva, 80 – Jardim Santina 

Hortolândia (SP)

Data: 06/04/2022
Horários: 10h e 13h10 
Local: EMEF D. Ana José Bodini Januário 
Endereço: Av. Santana, 999 – Jardim Amanda I

Data: 06/04/2022
Horários: 16h
Local: EMEF Renato Costa Lima
Endereço:  R. Santos Dumont, 45 – Jardim Amanda I

Data: 07/04/2022
Horários: 07h30
Local: EMEF Renato Costa Lima
Endereço:  R. Santos Dumont, 45 – Jardim Amanda I

Data: 07/04/2022
Horários: 10h30 e 13h30
Local: EMEF Tarsila do Amaral
Endereço:  R. Visc. do Rio Branco, 160 – Jardim Amanda II

Monte Mor (SP)

Data: 08/04/2022
Horários: 10h 
Local: Escola Maria Tonin
Endereço: Rua Arvido Plepis, 501 – Jd. Panorama 

Sobre o projeto Teatro Diverte Viajante 

O Projeto consiste em levar o teatro para espaços alternativos como escolas, praças públicas, locais privados de acesso público, entre outros, tornando-os culturalmente aproveitáveis, desenvolvendo programas integrados que permitam o contato, a interação e a participação das crianças com representações ativas através do teatro infantil. 

Como principais objetivos, o projeto visa contribuir para facilitar, a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais, com a realização de espetáculos gratuitos e de estrutura acessível em municípios em todo o Brasil, a fim de possibilitar à população a incorporação de produtos artísticos em seu cotidiano. 

Eventos

Grito Cultural 2022 terá show com Ex do Grupo Soweto

Publicado

em

O Instituto Doné Eleonora realizará no dia 29 de maio a partir das 13 horas a 14ª edição do Grito Cultural 2022. O endereço é a rua João Alves 288 em frente à sede do Ponto de Cultura Caminhos no Jardim Adelaide em Hortolândia.

O propósito do Grito Cultural é promover anualmente o reconhecimento e a valorização da cultura de origem africana em todas as suas dimensões, de modo a contribuir com a formulação e efetivação de políticas públicas nas áreas da educação, da cultura, da economia e da assistência social, dentre tantas outras.

O evento promove a movimentação da economia criativa local e regional ao integrar diversas comunidades no evento. Entre as iniciativas estão o oferecimento de atividades culturais e formativas em áreas abrangentes que vai da economia, passa pelas artes até chegar as noções básicas do direito. Destaque para a feira chamada de “Mercados das IABÁS” em que empreendedores negros expõem e comercializam seus produtos.

A cada realização do Grito Cultural o legado ancestral herdado dos povos africanos se fortalece, em especial para as mulheres negras. O tema deste ano “As grandes Mães e o poder feminino” tem a missão de ajudar a perpetuar as memórias e tradições ancestrais, incorporando as questões de gênero, etnia, religião e orientação sexual no processo cultural econômico social e político do cenário local e regional. Os encontros e as oficinas culturais que vem sendo realizadas tem essa tarefa.

O Grito Cultural compõe o calendário de atividades culturais e de comemoração de aniversário de Hortolândia.

Continue Lendo

Eventos

Passeio em Campinas marca reinauguração de duas locomotivas restauradas

Publicado

em

A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, fundada em 1977, realiza neste sábado, 28 de maio, passeio de trem com duas locomotivas que foram restauradas e serão reinauguradas para passeio. São as locomotivas número 215 e a número 9. 

O evento começa às 8h, com recepção dos visitantes. Às 9h, será a reinauguração das locomotivas; às 9h50, o embarque e; às 10h10, a partida do trem da Estação Anhumas sentido Jaguariúna com volta para Campinas às 13h30.

História 

A locomotiva a vapor número 9 foi fabricada na Alemanha, pela empresa A. Borsig, na cidade de Berlim, no ano de 1912. Chegou em Campinas no ano de 2000 para operar no trecho de Campinas a Jaguariúna, mas a ferrovia parou de operar devido a pandemia da Covid-19, e ela foi recolhida nas oficinas de Carlos Gomes. Ela acabou sendo atingida por um incêndio, precisou ser reformada e agora voltará às operações no dia 28, data que completa 110 anos de vida.

A locomotiva a vapor número 215 foi fabricada pela The Baldwin Locomotive Works, na Filadelfia em maio de 1912, para a antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas. Foi a primeira locomotiva a funcionar pela Associação em nível nacional. Ela também tem 110 anos e foi batizada com o nome do fundador da Associação, Patrick Henri Ferdinand Dollinger.

Programação: 

8h: Recepção dos visitantes e início do evento 

9h: Reinauguração das locomotivas 

9h50: Embarque na composição 

10h10: Partida sentido Jaguariúna 

11h30: Chegada em Jaguariúna, desembarque 

12h30: Partida de Jaguariúna 

13h30: Chegada em Anhumas, final do evento 

Endereço: Av. Dr. Antonio Duarte da Conceição, 1.501 – Jardim Madalena – Campinas – Estação Anhumas.

Informações: Telefone (19) 3207-3637 

Continue Lendo

Eventos

Senhor Barriga, do seriado “Chaves” se apresenta em teatro em Campinas

Publicado

em

Por

O ator Edgar Vivar retorna ao Brasil e se apresenta em Campinas neste sábado, dia 28 de maio, às 15. Os ingressos custam R$ 40,00 (valor único) e já estão à venda nas bilheterias do Teatro e no site www.ingressorapido.com.br

O ator mexicano Edgar Vivar, o eterno Senhor Barriga do seriado “Chaves”, retorna ao Brasil nesta semana e se apresenta em Campinas, no sábado, dia 28 de maio, às 15h, no Teatro Oficina do Estudante Iguatemi. A apresentação marca a sua volta aos palcos brasileiros, desde a sua última passagem pelo país em 2019.
A plateia assistirá o stand-up comedy do querido Senhor Barriga e participará da homenagem que ele prestará aos seus companheiros de elenco. Na apresentação, o ator exibirá imagens de bastidores das séries “Chaves” e “Chapolin”, extraídas de seu acervo pessoal. Edgar construiu uma relação de carinho com os fãs brasileiros e promete uma apresentação especial emocionante. Edgar também criou uma ligação com o Brasil, país que visitou pela primeira vez em 2003. Os ingressos custam R$ 40,00 (preço único) e estão à venda nas bilheterias do Teatro e no site www.ingressorapido.com.br.

Sobre o ator
(Fonte Wikipédia)
Édgar Ángel Vivar Villanueva nasceu na Cidade do México em 28 de dezembro de 1948. Ator, comediante, dublador e médico, Edgar Vivar, ficou conhecido ao interpretar os personagens Senhor Barriga e Nhonho no seriado mexicano Chaves, Botijão em Los Caquitos. ormado em medicina na Universidad Nacional Autónoma de México, chegou a trabalhar dois anos como médico. Interessado também pela área artística, atuou no teatro, conciliando as duas profissões. Tudo começou no início dos anos 1970, quando Roberto Mario Gómez y Bolaños, também conhecido como Chespirito, viu o comercial de geladeiras gravado por Edgar e o convidou para participar de seus programas cômicos. Vivar aceitou o convite e abandonou a medicina para seguir na atuação. Nos programas de Roberto, Vivar conseguiu popularidade com os personagens Senhor Barriga, Nhonho, Botijão e Pança. Na década de 1980, Edgar também criou um circo onde fazia shows com os seus personagens.

Ele foi um dos poucos atores que permaneceu com Roberto Gómez Bolaños até o fim do Programa Chespirito, em 1995. Com o fim dos programas de Bolaños, Edgar partiu para sua carreira solo e fez várias peças de teatro, filmes e telenovelas. Também continuou fazendo shows com o seu circo até 2002, quando o circo fechou. Em 2006, ele atuou no filme Bandidas, vivendo o gerente de um dos bancos assaltados pelas protagonistas vividas Salma Hayek e Penélope Cruz. Em 2007 interpretou Dr. Balaban, um cientista paranormal, no filme O Orfanato Edgar sofreu problemas de saúde por causa de seu sobrepeso. Em 2008, para corrigir o problema, o ator fez uma cirurgia em Monterrey, no México, para emagrecer através do implante de um marcapasso gástrico. Edgar também se tornou dublador e já participou da dublagem de filmes como Ratatouille e Meu Malvado Favorito 2. Em 2017, Edgar anunciou que está escrevendo um livro de memórias da sua vida, mas que o livro só será publicado depois que ele morrer

Serviço
Teatro Oficina do Estudante Iguatemi Campinas
Local: 3º Piso do Shopping Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina), em Campinas.
Vendas: Bilheterias do Teatro e no site www.ingressodigital.com
Informações pelo telefone (19) 3294-3166

Programação de maio de 2022 (sujeita a alterações)
Dia: 26, quinta-feira às 21h
“Um show para Belchior” – musical
Ingressos: R$ 35,00 (meia-entrada) e R$ 70,00 (inteira)
Classificação etária: Livre

Dia: 27, 28 e 29, sexta-feira/sáb/dom, às 20h (extra 22h), 21h (extra 19h) e 18h (extra 20h)
“Improvável” – Barbixas – comédia
Ingressos: R$ 40,00 (meia-entrada) e R$ 80,00 (inteira)
Classificação etária: 16 anos

Dia:28, sábado, às 15h
“Chaves” – comédia
Ingressos: R$ 40,00 (valor único)
Classificação etária: Livre

Continue Lendo

Populares