Eventos

Oficina on-line aborda os teatros kabuki e nô, duas das principais manifestações artísticas do Japão

Atividade oferecida pelo Ponto MIS e Prefeitura de Hortolândia apresentará panorama histórico sobre o teatro japonês

Os admiradores da cultura do Japão terão a oportunidade de conhecer duas das principais manifestações artísticas do país asiático. O Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som) e a Prefeitura de Hortolândia realizam a oficina on-line “A caracterização no Teatro Japonês: Nô e Kabuki”. As inscrições podem ser feitas por meio deste LINK. Estão disponíveis 50 vagas. Podem se inscrever pessoas com idade a partir de 15 anos.

Anuncio


A oficina acontecerá ao vivo, de forma on-line e remota pela plataforma Zoom, nas próximas segunda, quarta e sexta-feira (06, 08 e 10/09), das 19h às 21h. A confirmação da inscrição será enviada por e-mail pela Secretaria de Cultura. O certificado também será enviado por e-mail para os participantes posteriormente após o término da oficina.

A oficina mostrará uma contextualização sobre a caracterização cênica das duas principais modalidades teatrais japonesas, o nô e o kabuki. O conteúdo fará um panorama histórico sobre o teatro japonês. Serão apresentadas as principais características que compõem a caracterização (figurino, maquiagem, máscaras e demais adereços) dos atores em cena nos teatros nô e kabuki. Também serão analisadas a caracterização de personagens estudados e a influência do traje de cena do teatro japonês em diversas manifestações artísticas do mundo.

Serão propostos para os alunos exercícios práticos de criação de traje de cena e/ou adereços em tamanho miniatura, que serão confeccionados a partir de técnicas de colagem e dobradura em papel. Para participar da oficina, os alunos deverão providenciar os seguintes materiais:papel (craft, sulfite ou folha de jornal), utensílios de colorir, tesoura e cola branca. A atividade será ministrada pela figurinista e diretora de arte Maria Cecília Amaral. Desde 2010, a profissional atua como diretora de arte e figurinista do coletivo de cinema Transformar. Também trabalha com a produção de arte e figurino para outros grupos e companhias da cidade de São Paulo. Foi responsável pela direção de arte e figurinos da série “O Processo”, da websérie “Trailers do Cotidiano” e dos filmes “Sonhos de Liberdade”, “A Igreja do Diabo” e “A Cartomante”. Ainda atuou como figurinista de espetáculos teatrais para diversas companhias e escolas, tais como Tricotando Palavras e Canções, Companhia Abapuru, Núcleo de Teatro Contando Histórias, Escola Nacional do Teatro e Escola de Atores Wolf Maya.

Confira abaixo o cronograma da oficina:

Primeiro encontro:
Será apresentado um panorama da história da caracterização cênica (figurino, maquiagem, máscaras e demais adereços) nos teatros nô e kabuki. Também serão contextualizadas as características e importância do figurino para cena. Os participantes serão convidados a trabalhar na criação de um projeto (croqui) para o figurino proposto.Segundo encontro:
Serão apresentadas referências diversas de obras e produções inspiradas no teatro japonês e de materialidades empregadas na construção de trajes e adereços. Os participantes serão convidados e orientados a trabalhar na construção do figurino/adereço criado, a partir de técnicas que utilizem o papel e a dobradura.

Terceiro encontro:
Serão discutidas reflexões sobre a ocidentalização no teatro kabuki, que desde o final do século XIX, vem sendo influenciado por produções ocidentais, passando por transformações em sua estética. No encontro, também serão compartilhadas as criações realizadas pelos participantes.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo