Connect with us

Eventos

Mercado Mundo Mix em Campinas, traz liquidações

Publicado

em

Um mix de produtos artesanais, moda, arte, cultura, entretenimento e gastronomia desembarca mais uma vez em Campinas, na Estação Cultura, nos dias 3 e 4 de setembro (sábado e domingo), das 12h às 21h. Já tradicional no calendário, o Mercado Mundo Mix desta vez chega à cidade com uma nova roupagem – além das promoções, uma área exclusiva dedicada à Moda Plus Size – a fim de garantir ao público da região um grande centro de compras e diversão a céu aberto, com valores atraentes, grandes descontos, entrada e estacionamento gratuitos.

De acordo com o idealizador do evento, o empresário Beto Lago, o Mercado Mundo Mix já se reafirmou no Brasil após a longa temporada em que foi realizado apenas na Europa. “O evento está comemorando 23 anos e, a cada edição, temos que progredir junto com o nosso público. Desta vez, estamos enfocando o empoderamento, que consiste na conscientização e socialização. É incluir todo e qualquer produtor e consumidor no processo criativo e de mercado. Estamos em um momento de crise, em que as pessoas buscam por oportunidades, inclusive para fazer suas compras. Nós garantimos produtos de qualidade, que passam pela nossa curadoria, direto do produtor, e desta vez a preços ainda mais incríveis. Nosso intuito é beneficiar tanto os pequenos artesãos e comerciantes locais quanto o público, que espera encontrar no Mundo Mix um pouco de tudo, com muita qualidade”, garante o idealizador do evento.

Para esta edição, o Food Park deve contar com a presença de mais de 20 opções para alimentação e a novidade é que todas as refeições deverão custar, no máximo, R$20. “São trucks de hambúrgueres, culinária japonesa, massas, pastéis, batata frita em espiral, sorvetes, churros, além dos nossos tradicionais chopes e cervejas artesanais, de pequenos produtores da região, por R$8 o copo, em média. As pessoas criaram a ideia de que comida de rua é cara, mas no Mundo Mix tudo terá um valor acessível. Esta é a nossa proposta”, finaliza Beto Lago.

Plus Size

Entre os destaques de moda, o Mercado Mundo Mix traz para a cidade pela primeira vez a Liga Plus Size, uma cooperativa de fabricantes e expositores de moda plus size (do 44 ao 66), com diversos looks e modelos que seguem as tendências de moda das grandes passarelas do mundo a preços acessíveis.

Entre as marcas que farão parte desta edição, estão a Upsy, com destaque para vestidos e moda retrô pin-up; a ASOBI Mode Japan, que traz a moda japonesa ao plus; A Minha Praia É, um exemplo de empoderamento feminino em suas estampas e frases; Sandalú, uma marca de sapatos que vai do 33 ao 43;  Mary Help, marca de acessórios sustentáveis e belíssimos; Mii Psique, Zuya, Xica Vaidosa e O Mundo da Ruiva, todas moda plus size; Clube da Meia Calça, que trabalha tamanhos grandes de meia-calça; e Usoarte, que une moda a obras de arte.

Projetos Sociais

A fim de reforçar o tema do empoderamento, a curadoria do Mercado Mundo Mix convidou alguns dos principais projetos e coletivos transformadores de Campinas e região para mostrar ao público a transformação por meio da arte. Entre os projetos e oficinas participantes, destacam-se o Coletivo Itinerante, que reúne designers de camisetas; a Lojinha da Yaya, que tem produtos de beleza e também medicinais fetos a partir da hortinha da responsável pelo projeto; o Entredobras, que traz ímãs, canecas, quadrinhos, camisetas e desenhos exclusivos; o  Fora da Margem, que oferece camisetas na estética do stencil com figuras que lutaram contra a lgbtfobia, racismo entre outros; Da Vez que me Pari, que traz desenhos compartilhados em ímãs; e o Grupo Estandarte, cooperativa de bordadeiras do Jardim São Marcos.

Além destes expositores, que terão toda renda revertida aos seus projetos, o grupo Oficina de Bonecos promove aos visitantes do Mundo Mix a brincadeira de produzir seu próprio brinquedo, no caso um Cavalinho de Pau; e a Oficina Piracianas ensinará a produzir diferentes faixas de cabelo.

Por fim, o Instituto para Atividade, Terapias e Educação Assistida por Animais de Campinas (Ateac) estará presente no evento com seus cães terapeutas, demonstrando o importante trabalho realizado pela entidade junto a hospitais e centros de saúde da cidade, para o tratamento de crianças, adultos e idosos.

Programação musical

Quem comanda o som desta edição, pilotando a rádio Mundo Mix, é o dj residente Will Robson e convidados como a Dj Ale Pagu, que une o Samba de Raiz, Batucadas de Terreiro, Groove, Balanço, Funk, Soul e, expressando o compromisso da cultura Hip Hop, traz em seu set o melhor do Rap Nacional e Internacional.

O projeto Povo do B.E.M. apresenta ao público grandes sucessos do global bass (kuduro, moonbahton e pancadão) e o DJ Fat fecha a programação musical com o melhor do house music e deep.

Rádio Mundo Mix

Dj residente Will Robson

Sábado 03/09

– das 16h as 17h – Dj Pagu – brazilian beats/black music

– das 19h as 20h – Povo do b.e.m. – global bass (kuduro, moonbahton, pancadão)

Domingo 04/09

– das 16h as 17h – Dj Paulo Shetara – hip-hop/old school

– das 19h as 20h – dj fat – house music/ deep

Serviço

Mercado Mundo Mix Campinas

Local: Estação Cultura de Campinas

Data: 03 e 04 de setembro (sábado e domingo)

Horário: das 12h às 21h

Entrada Gratuita, Estacionamento Gratuito

Eventos

Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra no Taquaral

Publicado

em

18ª edição do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra marca o início de uma renovada jornada de valorização de ingredientes e produtores do interior paulista. Acolhido na Lagoa do Taquaral (no Parque Portugal, na área do Planetário) entre os dias 3 e 5 de junho (de sexta a domingo), o evento reunirá cerca de 50 operações gastronômicas (em 2021, foram 25) divididas em três alas: Alameda dos Produtores, Alameda Salgada e Festival Eu Amo Chocolate. 

Ao longo dos três dias de festa bem à moda regional, diversas atrações culturais, como a Orquestra de Viola de Valinhos (domingo) dividem o palco e compartilham seu repertório com o público. A Cozinha Show de 2022 ficará, novamente, aos cuidados de docentes e alunos do curso de Gastronomia do Centro Universitário UniMetrocamp Wyden (UniMetrocamp), unidade Campinas: serão oito as oficinas ministradas neste primeiro final de semana junino (sábados e domingos à tarde) e, para participar, basta chegar (serão disponibilizados 30 lugares por sessão).

A entrada para o Festival é franca (paga-se apenas pelo que for consumido) e haverá arrecadação de alimentos e agasalhos para as campanhas da Prefeitura Municipal de Campinas. A expectativa de público para esta edição, que terá novo layout, é de 15 mil pessoas.

De certa maneira, a 18ª edição retoma o propósito de marca de seus idealizadores. “Quando chega aos centros urbanos, o festival quebra paradigmas, mexe com as pessoas. O jeito de ser do caipira, com seus modos de dizer, de cozinhar e de comer, deixa qualquer um à vontade e muito orgulhoso de suas origens. Nossa missão é revelar a riqueza da culinária de raiz, a sabedoria dos produtores locais, os ingredientes e a comida que nos aproxima. Em bom caipirês”, destaca a idealizadora Renata Tannuri Meneghetti. O saudoso parceiro Arian Carneiro de Mendonça será o homenageado da 19ª edição, que acontece em Indaiatuba, ainda neste mês de junho.

Ela lembra que, no coração do festival, reside a ideia de que o alimento conecta as pessoas e as faz contar histórias sobre os modos de fazer, de comer e de ser. Por isso, a redescoberta de insumos e preparações caipiras reafirma, nos produtores e no público participante, o orgulho de pertencer a um lugar, a um contexto e a uma história “local”. Por isso, a 18ª edição deve impressionar não só pelos sabores, mas pelos saberes compartilhados. Haja prosa!

Caipira, este narrador dos modos de cozinhar locais

Entre as operações culinárias deste ano, destaque aos pratos feitos em fogo de chão no disco de arado, à parrilha, aos defumadores. À culinária local e aos acentos bem regionais. Todas as técnicas que envolvem o preparo das comidas capazes de nos reconectar às receitas de família. “Às memórias afetivas e fortalecem a nossa cultura”, completa Renata. Em cada operação, os participantes estarão prontos para dividir muitos causos e muita tradição.

Também haverá muito chope artesanal para brindar os reencontros dos amigos, caipirinhas e boas cachaças de alambique para abrir o apetite, servir de tira gosto ou molhar as palavras. 

Para os pequenos, uma área infantil com atrações diversas, como jumping e circuito de mini fusca.

Confira as atrações culturais:

𝗦𝗘𝗫𝗧𝗔 (3/6)

20h – Legião Urbana Cover

 𝗦Á𝗕𝗔𝗗𝗢 (4/6)

12h30 – Tubarão Samba Black – Roda de Samba

16h – Desafio da Pimenta

16h30 – Jonas & Diego

19h – MEGA SHOW COM A BANDA QUEEN MUSIC TRIBUTE

 𝗗𝗢𝗠𝗜𝗡𝗚𝗢 (5/6)

12h30 – Orquestra de Viola de Valinhos

13h30 – Entrada da Imagem de Nossa Aparecida com a voz de Camila Moraes

16h – Roda de Conversa com Violeiro Furiozo e convidados especiais

19h – Camila & Gabriel

𝗔𝗧𝗥𝗔ÇÃ𝗢 𝗜𝗡𝗙𝗔𝗡𝗧𝗜𝗟      

Uma área infantil com muitas atrações aguarda os pequenos para um dia divertido de brincar, incluindo infláveis, tira ao alvo, jumping e circuito de mini fusca.

Oficinas programadas (UniMetrocamp):

Sábado (4/6)

  1. 15h30 – Boquinha de Anjo de Abóbora
  2. 16h – Pão de Mel 
  3. 16h30- Massa Fresca com Bechamel de Castanha 
  4. 17h – Comida Fofa

Domingo (5/6) 

  1. 15h30 – Creme de Fava de Cumaru com Banana Caramelada 
  2. 16h – Lanches Juninos 
  3. 16h30- Pop pie de pé de moleque 
  4. 17h – Vinho Quente

Para participar das oficinas não é preciso efetuar inscrição antecipadamente: basta chegar no horário programado da atividade e ocupar um dos 30 lugares que estarão disponíveis.

Comida de raiz para comer com orgulho

Alameda dos Salgados

  1. Queima do Alho (arroz carreteiro, feijão tropeiro, paçoca de carne e churrasco). O preparo é feito em buracos improvisados no chão de terra.
  2. Costela fogo de chão e torresmo de rolo
  3. Porco paraguaia de dois tipos: com aquela casquinha crocante e recheado com muito queijo e purê de mandioca
  4. Paella Caipira e lanche de costela
  5. Joelho de porco (porção e lanche)
  6. Costela bovina defumada e porco defumado desfiado com arroz caipira, farofa crocante e batata com chimichurri
  7. Arroz, feijão gordo, afogado, angu, frango empanado, linguiça caseira defumada, costela de porco guardado na própria gordura, mandioca, pururuca e farofa especial
  8. Massas artesanais da Pasta Per Tutti
  9. Frango com quiabo, polenta frita e arroz branco
  10. Linguiça artesanal caipira (porção e lanches)
  11. Sanduiche de pernil desfiado caipira na baguete com queijo ou vinagrete
  12. Espetinhos MIMI e lanches de churrasco
  13. Frango a passarinho com polenta
  14. Pastel – barraca com o verdadeiro pastel de feira
  15. Frango Crocante (balde com pedaços e tirinhas)
  16. Hambúrguer defumado artesanal com sabores e ingredientes especiais da roça
  17. Delícias de milho + caldo de cana
  18. Crepe Salgado
  19. Batatas com coberturas especiais
  20. Torresmo pururuca
  21. Rojão (espeto à base de carne suína)

Festival Eu Amo Chocolate

  1. Ilha com cascata de chocolate servindo espetos de frutas com chocolate
  2. Fondue de chocolate
  3. Crepe doce recheado
  4. Churros com Nutella e muitas outras variações de chocolate
  5. Churros espanhol com calda de chocolate
  6. Chuvete
  7. Tachada de brigadeiro
  8. Doces do Gaúcho com bombas, trufas e brigadeiros
  9. Bolo de Chaminé com cobertura de chocolate e recheio de Nutella
  10. Cookies DuckBill e Sanduíche de cookie com sorvete
  11. Chocolate quente suíço
  12. Bebidas quentes com chocolate
  13. Cacau Craveiro – puro e direto da Bahia

Alameda dos Produtores

  1. Doces caseiros de tachada, compotas e corte
  2. Derivados de banana
  3. Maçã do amor
  4. Meias Yellowme
  5. Calusne Farms
  6. Mió do Queijo
  7. Cachaça de rapadura e drinques
  8. AMB Artesanato de couro
  9. Joias em Prata Riviara
  10. Rocha Tachos de Arado
  11. Licores
  12. Tábuas e móveis de madeira A Madeireira
  13. Facas


Serviço

O quê: 19ª edição do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra (Campinas)

Quando: Sexta (3/6), das 18h às 22h; Sábado e Domingo (4 e 5/6), das 12 às 22h

Onde: Parque Portugal – Lagoa do Taquaral: Av. Dr. Heitor Penteado, 1671, Parque Taquaral, Campinas – SP, 13087-000. Acesso pelos portões 5 e 7.

Entrada: franca. Sugere-se a doação de 1Kg de alimento não perecível para o Banco Municipal de Alimentos de Campinas; e/ou agasalhos para a Campanha do Agasalho de Campinas.

Continue Lendo

Eventos

Festa de Aniversário de Nova Odessa começa nesta 6ª-feira. Fala Mansa fecha domingo

Publicado

em

falaMansa

Começa nesta sexta-feira (27/05) e prossegue até domingo (29/05) a programação da Festa de Aniversário de 117 Anos de Nova Odessa, cujo recinto está montado na Praça dos Três Poderes, em frente à Prefeitura – mesmo endereço da tradicional Festa das Nações da cidade, que também retorna ao formato presencial em outubro próximo. A entrada nos três dias de shows é gratuita.

Para os três dias de comemoração da festa de aniversário de Nova Odessa, mais de 60 comerciantes locais estarão alocados na Praça dos Três Poderes, incluindo um Festival Gastronômico com dezenas de food trucks e lanchonetes da cidade, além da Feira de Artesanato, com de artesãos da cidade expondo sua produção. Nesta quinta, prosseguia em ritmo acelerado a montagem do recinto da festa – que é fechado e inclui segurança – e a zeladoria de todo o entorno da Praça.

SHOWS

Nesta sexta-feira (27/05), a Festa de Aniversário tem abertura oficial às 19h, com uma apresentação especial da Banda Sinfônica Municipal e músicos convidados, seguida por shows com os artistas gospel Fabiana Rodrigues, Dirceu Essência e, fechando a noite, Jeyzer Maia (https://www.instagram.com/jeyzermaia/).

No sábado (28/05), a festa tem início às 18h, trazendo shows de pop rock, MPB, axé e clássicos internacionais e nacionais. O palco abre com artistas locais – o Trio Ártemis, a banda The Big Doggers e o grupo Babaloo –, finalizando com um grande show da Banda Mídia, artistas novaodessenses que fazem sucesso na região e em todo o Brasil (https://www.facebook.com/bandamidiaoficial).

Já no “Domingo da Família” (29/05), a celebração começa bem mais cedo, às 12h, se estendendo de tarde até o final da noite. A abertura da festa vai trazer shows de Manoelito, Edi Estrada, Eddu Marttins e a dupla Mizzael & Talliano, fechando a noite com os grupos Samba D’Aninha (https://www.facebook.com/sambadaninhaoficial/) e a grande atração do final de semana, o Falamansa, com grandes sucessos do forró universitário (https://www.instagram.com/bandafalamansa/).

“Para mim, é um orgulho muito grande estar aqui como prefeito e possibilitar à nossa população, após quase dois anos, essa programação especial de aniversário”, declarou recentemente o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho – destacando que no sábado e no domingo, a Prefeitura garantiu Transporte Coletivo Urbano gratuito para permitir que toda a população possa se deslocar até o recinto da Festa.

A Prefeitura conta com o apoio da iniciativa privada, com os patrocínios master do Grupo Ambipar e do Savegnago Supermercados, e patrocínios prata do Sicredi e da Servcamp. Já a infraestrutura do evento conta com aporte financeiro do Projeto Re-Virada Cultural Regional 2022 do CD-RMC (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas), com recursos do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas) e gestão técnica da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas).

PROGRAMAÇÃO

Confira abaixo a programação completa e os horários da grande celebração de aniversário. Para mais informações, confira o hotsite http://www.novaodessa.sp.gov.br/117anos/.

27/05 – Sexta-feira
19h – Abertura
19h30 – Banda Sinfônica Municipal e Convidados
20h30 – Fabiana Rodrigues (gospel)
21h – Dirceu Essência (gospel)
22h – Jeyzer Maia (gospel)

28/05 – Sábado
18h – Trio Ártemis (pop rock/MPB)
19h – The Big Doggers (pop rock)
20h – Babaloo (festa)
21h – Banda Mídia (festa)

29/05 – Domingo
13h – Manoelito (sertanejo)
14h – Edi Estrada (pop rock acústico)
16h – Eddu Marttins (sertanejo)
17h30 – Mizzael & Talliano (sertanejo)
19h – Samba D’Aninha (samba)
21h – Falamansa (forró)

Continue Lendo

Eventos

Grito Cultural 2022 terá show com Ex do Grupo Soweto

Publicado

em

O Instituto Doné Eleonora realizará no dia 29 de maio a partir das 13 horas a 14ª edição do Grito Cultural 2022. O endereço é a rua João Alves 288 em frente à sede do Ponto de Cultura Caminhos no Jardim Adelaide em Hortolândia.

O propósito do Grito Cultural é promover anualmente o reconhecimento e a valorização da cultura de origem africana em todas as suas dimensões, de modo a contribuir com a formulação e efetivação de políticas públicas nas áreas da educação, da cultura, da economia e da assistência social, dentre tantas outras.

O evento promove a movimentação da economia criativa local e regional ao integrar diversas comunidades no evento. Entre as iniciativas estão o oferecimento de atividades culturais e formativas em áreas abrangentes que vai da economia, passa pelas artes até chegar as noções básicas do direito. Destaque para a feira chamada de “Mercados das IABÁS” em que empreendedores negros expõem e comercializam seus produtos.

A cada realização do Grito Cultural o legado ancestral herdado dos povos africanos se fortalece, em especial para as mulheres negras. O tema deste ano “As grandes Mães e o poder feminino” tem a missão de ajudar a perpetuar as memórias e tradições ancestrais, incorporando as questões de gênero, etnia, religião e orientação sexual no processo cultural econômico social e político do cenário local e regional. Os encontros e as oficinas culturais que vem sendo realizadas tem essa tarefa.

O Grito Cultural compõe o calendário de atividades culturais e de comemoração de aniversário de Hortolândia.

Continue Lendo

Populares