Connect with us

Eventos

Madagascar 3 é a atração de sábado (19/07), do projeto Cinema no Bairro

Publicado

em

Eventos

Artistas pintarão mural de mais de 50 m² no 5º Jacuba Festival de Graffiti

Publicado

em

Graffiti-caixaDaGua

Artistas urbanos do Brasil e da região desenharão seus graffitis em um mural gigante, de mais de 50 m², durante o 5º Jacuba Festival de Graffiti que acontece neste sábado e domingo (20 e 21-08), a partir das 9h, em Hortolândia.

A obra de arte coletiva será produzida no interior da Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na Rua Graciliano Ramos, nº 280, Jd. Amanda. Nos dois dias do festival haverá food trucks, animação com DJ e feira com exposição dos trabalhos dos artistas.

O projeto cultural, idealizado pela equipe Jacuba Festival, coordenado pelos artistas Kranium e Cabelin, é realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A entrada é gratuita e a classificação livre, recomendado para todas as idades.

Hortolândia conhecerá o talento e a cultura de cinco artistas de diferentes estados: Chermie (Amazonas), Korea (Sergipe), Veio Art (Recife), LudBird (Tocantis) e Ramon Phanton (Goiás). Também participarão do festival três artistas da região – Q.Pirigo (Monte Mor), Lua e Gui Nature (Hortolândia). Juntos, eles vão colorir e dar vida ao paredão de 11 metros de altura por cinco de largura, um total de 55m². Para realizar o trabalho serão necessários cerca de 50.000 ml de tinta spray, volume que equivale a 50 litros. Por meio da arte do grafitti, os artistas deixarão registrados os variados estilos de pintar com spray, com elementos culturais diversos, de acordo com a história e região de cada um.

Nesta semana, Kranium e Cabelin grafitaram a caixa d´água da Unidade Cultural onde será realizado o evento. Agora, os desenhos de uma arara e uma raposa dão vida ao topo do reservatório que mede 15 metros de altura. A arara, assinada por Kranium, chama a atenção pelos traços vetorizados, marca registrada do artista que costuma trazer para as suas obras elementos do cotidiano e da natureza. Altiva, a raposa, personagem preferido de Cabelin em suas criações, parece observar a cidade de cima. A pintura do reservatório é uma das atividades que antecedem o festival.

“O festival proporcionará a Hortolândia diversas experiências e vivências com artistas de outros estados agregando novos conhecimentos culturais à população. Queremos que as pessoas entendam o graffiti como parte do cotidiano e, assim, passem a valorizar mais os artistas e a arte urbana no geral. Nosso projeto é transformar Hortolândia em referência nacional na arte urbana, fomentar a identificação e formação de novos artistas, além de estimular o graffiti como profissão”, afirma Leandro Kranium, produtor cultural e arte-educador com mais de 20 anos de dedicação à arte do graffiti.

Em suas edições anteriores, o Jacuba Festival de Graffiti já transformou quatro muros de Hortolândia em obra de arte, o equivalente a mais de 1 mil m²de grafitagem realizados pelas mãos de 24 artistas, de vários estados do País.  Com a realização do Jacuba Festival de Graffiti, Hortolândia passa a figurar entre os grandes principais festivais realizados Brasil afora. São exemplos: PMW de Palmas (TO), Street of Style de Curitiba (PR), Meeting Of Style (RGS) Arte e Cultura na Kebrada de São Paulo SP), além do Jacuba Festival de Graffiti de Hortolândia (SP).

5º JACUBA FESTIVAL DE GRAFFITI

20 E 21 DE AGOSTO, das 09 às 17h

>Grafitagem do mural de 50 m² da Unidade Cultural Arlindo Zadi pelos artistas convidados

>Animação com DJ, Food Truck, Feira com exposição do trabalho dos artistas

Local: Unidade Cultural Arlindo Zadi – Rua Graciliano Ramos, 280 – Jardim Amanda I, Hortolândia – SP

Entrada: gratuita

Classificação: livre (recomendado para todas as idades)

CONHEÇA OS ARTISTAS CONVIDADOS

CHERMIE – Amazonas

@ruido.das.aguas

Mulher indígena, Chermie Ferreira, amazonense, 34 anos, grafiteira e muralista traz em seus trabalhos sua raiz ribeirinha e amazonense, compondo incríveis trabalhos que retratam a cultura e a vivência nortista. Pioneira na cena da arte urbana no Amazonas foi a primeira mulher a fazer um festival de grafite focando nas mulheres na região norte.

 KOREA – SERGIPE

@korea.jpz

Egnaldo Correa, conhecido como “Korea”, nasceu em Aracaju (SE), em 1991. Faz graffiti há 14 anos. Adepto aos estilos realismo e letras wildstyle, busca sempre ser versátil para fazer produções com vários elementos e temas.

 VEIO ART – RECIFE

@Veio_Art

Thiago Teas faz arte para inspirar pessoas a levarem uma vida cheia de fé e amor. Há mais de cinco anos, Teas colocou o @Veio_Art nas ruas de Recife sempre acompanhado por frases positivas como “ #HojeVaiSerMassa ”, seu carro-chefe. Utilizando um tom bem recifense, em mensagens tão poderosas quanto simples, o Véio invade o coração das pessoas que esbarram com sua arte pelas ruas do Recife e estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Rio Grande do Norte e Ceará

 LUDBIRD – TOCANTINS

@ludbird_

Natural de Goiânia (GO) e criada em Palmas (TO), Ludmilla, conhecida como Ludbird atua como bióloga especialista em aves, professora e artista visual. Começou com a arte urbana em 2016. Seu estilo é neotradicional sem contornos baseado em elementos da natureza e desenhos animados. Co-fundadora do coletivo Abacaxi Urbano, diretora e organizadora do maior evento de arte urbana do Tocantins, o PMW Street Graffiti.

 RAMON PHANTON – GOIÁS

@ramonphanton

Estudante de Artes Visuais pela Universidade de Brasília, grafiteiro, artista urbano, produtor cultural e ilustrador. Já participou de encontros internacionais de Graffiti, além de diversos encontros regionais. Mostra sua arte em exposições coletivas. O artista recebeu o Prêmio FAC Cultura Brasília 60 pelas ações desenvolvidas na sua trajetória. É criador do podcast quinzenal Salve os Muros, que aborda assuntos ligados à arte de rua.

ARTISTAS LOCAIS

QPIRIGO @q_pirigo

Guilherme de Paula é Grafiteiro há 14 anos. Atualmente, mora em Monte Mor. Seu contato com a arte surgiu em 2006, através de um amigo que já estava inserido Graffiti e no Hip Hop. Em 2007, ingressou movimentos de Graffiti nos muros de Hortolândia. Para aperfeiçoar seu talento nato, Guilherme buscou potencializar sua técnica através de inspirações naturais, formas, cores e histórias que trazem o significado dessa arte.

 GUINATURE

@guinaturee

Guilherme Miguel da Silva, 26 anos, nasceu em Hortolândia. É conhecido no mundo do graffiti como guinature. Vem da essência streetart, desde 2014, fazendo trabalhos relacionados à natureza. Em suas obras usa um pouco de realismo e aquarela.

 LUA

@nicolly_pan

Nicolly da Costa Fontes, 19 anos, é conhecida como Lua no mundo do graffiti. A moradora de Hortolândia há dois anos se dedica à arte urbana. Desenvolve sua arte em letras com sua Tag (LUA). A artista dá os primeiros passos no desenho de personagens.

Continue Lendo

Eventos

Virada em Campinas têm shows de Diogo Nogueira e Almir Sater de graça, confira programação

Publicado

em

viradaAlmirSater

Campinas será a Capital Cultural do Estado de São Paulo neste final de semana, quando a cidade vai sediar a Virada SP, neste sábado, dia 20, e domingo, 21 de agosto, com cerca de 60 apresentações distribuídas por 18 locais da cidade.

O título é concedido aos municípios selecionados por chamamento público pelo governo do Estado de São Paulo para receber o evento.

Campinas é uma das 22 cidades indicadas para sediar a Virada SP, um programa criado pelo governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa em 2007. A gestora da Virada SP é a entidade Amigos da Arte.

Confira a programação da Virada em Campinas:

Veja a agenda completa, incluindo a programação por adesão, no site: viradasp.com/campinas
*Atenção: a programação da madrugada acontece do sábado para o domingo

*Atenção, a programação da madrugada acontece do sábado para o domingo

Estação Cultura – (Palco Principal)
Praça Marechal Floriano Peixoto, s/número, Centro

Sábado, 20 de agosto
16:00 – Almir Sater
19:30 – Moraes Moreira 75 anos com participação de Larissa Luz
22:30 – WD

Domingo, 21 de agosto
11:00 – Orquestra Sinfônica de Campinas + Diogo Nogueira
14:00 – Céu
18:00 – Melim

Estação Cultura – Palco 2
Sábado, 20 de agosto
13:00 – Dj Ella de Vuono
15:00 – Marília Corrêa (MPB)
18:00 – Natural Mystic (reggae)
21:00 – Reakise e DJ Mjay, Jords MC, Malcon GDN, Da Lua, Benê
Domingo, 21 de agosto
12:30 – Elizza e Grupo SambaDona
15:30 – Cumbia Calavera
17:00 – O Temporal
*Fly Maria Dança Aérea ao longo da programação

Teatro Castro Mendes
Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial

Sábado, 20 de agosto
15:00 – Cordel do Amor sem Fim (teatro adulto), com Os Geraldos

Domingo, 21 de agosto
01:00 – O Bailado do Deus Morto com Teatro Oficina
15:00 – Todo Dia (teatro infantil) com Tiquequê
18:00 – Violas e Violinos

Praça Correa Lemos
Rua Conselheiro Gomide, s/nro, Vila Industrial
Sábado, 20 de agosto
14:00 às 20:00 – Bazar
18:30 – Sibilina – Cacá Machado convida Ilessi
21:30 – Space Cake
23:30 – Mustache e os Apaches

Domingo, 21 de agosto
14:30 – Manteiga de Garrafa
17:00 – Duoderiz

  • Praça de alimentação e produtores locais de artesanato nos dois dias

Praça Bento Quirino (Palco Menor)
Sábado, 20 de agosto
19:00 – Priscila Tossam
21:30 – Jup do Bairro
23:00 – Não Para na Pista (passinho)

Domingo, 21 de agosto
01:00 – Yzalu
14:00 – Diego Moraes
16:00 – Bala Desejo
18:00 – Jonnata Doll + Edy Star

Biblioteca Zynk (área externa, em frente)
Rua Benjamin Constant, 1633, Centro
Domingo, 21 de agosto
09:00 – Fuzarca – Cia Pé de Cana e MB Circo
11:00 – Fuzarca – Cia Pé de Cana e MB Circo
14:00 – Ulisses Júnior – contação de histórias
16:00 – Fuzarca – Cia Pé de Cana e MB Circo

Museu da Imagem e do Som
Rua Regente Feijó, 859, Centro

Sábado, 20 de agosto
18:00 – Cidadão José
19:30 – Língua Chula
21:00 – Brunno Mariante

Associação Cultural Central do Rock
Domingo, 21 de agosto
Das 22h às 6h do dia 22 – Mostra Curta Audiovisual de Campinas

Cemitério da Saudade
Praça Voluntários de 32, s/n

Sábado, 20 de agosto
18:00 –Passeio Saudade e suas vozes

Domingo, 21 de agosto
00:00 – Passeio Saudade e suas vozes
17:30 – Passeio Saudade e suas vozes

Observatório de Campinas
Estrada do Capricórnio, Serra das Cabras, Joaquim Egídio

Sábado, 20 de agosto
20:30 – Jazz na Kombi
22:00 –Jazz na Kombi + Dukidd
23:30 – Jazz na Kombi
Das18h às 2h do dia 21– Noite dos Planetas Gigantes – Visualização de Saturno e Júpiter

Domingo, 21 de agosto
01:00 – Jazz na Kombi

Sesc Campinas
Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim

Sábado, 20 de agosto
17:00 – Show Teto Preto

Domingo, 21 de agosto
14:00 às 15:30 – Teatro Alice no Escuro
16:00 – Show Samuca e a Selva – Ditados Populares

Continue Lendo

Eventos

Show com Diogo Nogueira de graça em Campinas

Publicado

em

Diogo Nogueira

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas se apresenta com o cantor Diogo Nogueira em Campinas no domingo, dia 21 de agosto, às 11h, na Estação Cultura, como atração da Virada SP 2022 Campinas. É a primeira vez que a Sinfônica participa de uma Virada. A entrada é gratuita.


O maestro Carlos Prazeres, regente titular da Sinfônica conduz o concerto “4 x João” com a presença de Diogo Nogueira. “Meu querido amigo, com quem eu vou pela terceira dividir o palco. Estou muito feliz de ter Diogo Nogueira, uma voz privilegiadíssima, um talento incrível, de uma linhagem de sambistas incríveis”, diz Carlos Prazeres.


Segundo o maestro, será um concerto lindo, um “showcerto”, concerto show, diferente e com repertório exclusivo da Sinfônica com o sambista. A começar pelo nome: “4 x João”, uma referência aos músicos João Bosco, João Nogueira (pai do Diogo Nogueira), João Gilberto e Johann Sebastian Bach com a Sinfonia da Cantata 156, que vai abrir o concerto.


O repertório terá obras de todos e também músicas do show “Samba de Verão”, de Diogo Nogueira, como Pé na Areia e Clareou. “Essa é uma maneira ótima das pessoas conhecerem Bach e, também, ouvir os sucessos de Diogo Nogueira”, explica o maestro.


Sobre Diogo Nogueira

O projeto “Samba de Verão” é uma trilogia audiovisual com três álbuns, “Sol”, “Céu” e “Lua”, gravado numa balsa na Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro, no verão deste ano. Este audiovisual foi indicado a melhor álbum de samba/pagode na 22ª edição do Grammy Latino 2021, ao lado de Martinho da Vila, Paulinho da Viola e Nei Lopes, entre outros.
O show “Samba de Verão” traz um repertório com músicas inéditas deste audiovisual que já se tornaram sucesso de crítica e público.


A Virada SP de 2022 tem um investimento de R$ 15,7 milhões, orçamento recorde na história das Viradas pelo Governo do Estado. A previsão é que, mais uma vez, o impacto econômico seja significativo com destaque para a geração de empregos diretos e indiretos nas regiões participantes.


Mais informações, acesse o site www.amigosdaarte.org.br .
Programa do concerto de domingo:
Sinfonia da Cantata 156
Johann Sebastian Bach
Chega de Saudade
Antônio Carlos Brasileiro De A Jobim / Vinícius De Moraes
Espelho Além do Espelho
Paulo César Francisco Pinheiro / João Batista Nogueira Júnior
Kid Cavaquinho
Aldir Blanc /João Bosco
Nó na Madeira
João Nogueira / José Eugênio Monteiro Silva
O Bêbado e a Equilibrista
Aldir Blanc / João Bosco
O Poder da Criação
João Nogueira e Paulo César Pinheiro
Papel Machê
João Bosco
Pra que Discutir com Madame
Haroldo Barbosa / Janet De Almeida
Só Danço Samba
Antonio Carlos Jobim / Vinicius De Moraes
Súplica
João Nogueira / Paulo César Pinheiro
Wave
Antonio Carlos Jobim
Clareou
Claudio Rodrigo Leite Da Silva / Sergio Roberto Serafim
Alma Boêmia (Morro dos Prazeres)
Paulo Roberto Dos Santos Rezende / Antonio Eustaquio Ribeiro
Pé na Areia
Diogo Leite / Rodrigo Leite


Serviço
Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas com Diogo Nogueira
Dia: domingo, dia 21 de agosto
Hora: às 11h
Local: Estação Cultura – Palco principal
Endereço: Praça Marechal Floriano s/n. Centro.
Entrada gratuita

Continue Lendo

Populares