Connect with us

Eventos

Lona das Artes amplia a programação e leva espetáculo do circo para escolas públicas e ONG´s de Campinas e Hortolândia

Publicado

em

Espetáculo gratuito Aqua Circus promove diversão com valorização do meio ambiente

A trupe artística do circo social Lona das Artes abre agenda para que escolas e ONG´S das cidades de Campinas e Hortolândia possam se inscrever para receber o espetáculo nas respectivas instalações. 

De volta às apresentações presenciais em abril, o espetáculo circense ambiental Aqua Circus já foi recebido em Sumaré por escolas públicas e Organizações não Governamentais (ONG´s) comprometidas com a proteção de direitos das crianças e dos adolescentes.  


As apresentações são gratuitas, abertas para os integrantes das escolas e ONG´S, durante o mês de maio. “Queremos levar às crianças, de forma leve e descontraída, assuntos importantes como educação ambiental e sustentabilidade”, explica a atriz do espetáculo e colaboradora da entidade, Giovanna Bernal, intérprete da palhaça Risadinha em Aqua Circus e ex-educanda da Lona das Artes.

O Aqua Circus é baseado no livro infantil “Mágica para Salvar o Planeta”, com lançamento previsto para julho de 2022 e ilustrações do artista, Carlos Corrêa. Ele interpreta o palhaço Espoletinha no espetáculo. A narrativa conta a história dos palhaços Risadinha e Espoletinha, que têm as suas férias na praia interrompidas pela sujeira deixada na areia e pelas más condições da água do mar.

As causas e consequências da poluição ao meio ambiente são trazidas à tona pelos palhaços e por outros personagens da peça. Ao final da apresentação, as crianças são convidadas a refletir sobre a proteção do meio ambiente.

O Aqua Circus é um projeto viabilizado por recursos do Programa Ação Cultural São Paulo (ProAC ICMS), Coca-Cola FEMSA, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado de São Paulo.

Para se inscrever para as apresentações, escolas e entidades de Campinas e Hortolândia devem fazer o cadastro por intermédio do link https://www.lonadasartes.org/projetos-e-oficinas/escola-no-circo

Sobre a Lona das Artes:

A Lona das Artes é um espaço de arte, cultura e educação para centenas de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Por meio da arte, a missão da companhia é educar e transformar a realidade social de crianças e adolescentes. Atualmente, a Lona das Artes integra a Rede Circo do Mundo Brasil e está entre as 10 melhores do Brasil no Certificado Gestão e Confiança 2020. Do Instituto DOAR reconhecida com o selo de garantia de qualidade na gestão e na transparência. Além de Aqua Circus, a instituição possui entre os seus principais projetos: o Circo Social, o PIEJ (Programa de Inclusão Econômica de Jovens), a Profissionalização Artística, dentre outras ações educativas.

Em 2019, o Instituto Doar classificou a entidade entre as 10 melhores ONG’s (Organizações Não Governamentais) do país e, em 2020, concedeu ao Projeto Lona das Artes o selo doar, que incentiva, legítima e destaca o profissionalismo e a transparência nas organizações ONGs, na forma de um atestado independente de sua adequação aos PGTD (Padrões de Gestão, Transparência e Doação).

Serviço 

O que: Espetáculo circense ambiental “Aqua Circus”.
Onde: Escolas públicas e ONG´s de Campinas e Hortolândia.

Quando: Mês de maio
Valor: Gratuito
Público: Classificação livre

Inscrições: link https://www.lonadasartes.org/projetos-e-oficinas/escola-no-circo

Espetáculo Aqua Circus – Ficha Técnica:

Elenco:
Direção: Rodrigo Cachanco
Risadinha: Giovanna Bernal
Espoletinha: Carlos Correa
Marinheiro: Samuel Ithalo
Tartaruga: Gustavo Delmonte

Direção Geral: Rodrigo Cachanco
Figurinos: Hugo Hector Marinelli

Coreografias: Sarah Velloso
Fotos: Danillo Sabino
Costura: Janice Souza

Eventos

Star Wars na Torre do Castelo abre a Semana do Brincar, neste sábado, 21

Publicado

em

Por

Novas iniciativas podem ser incluídas. Programação consolidada pode ser consultada em http://bit.ly/semanadobrincar_campinas .

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos e do PIC (programa Primeira Infância Campineira), anunciaram nesta quarta-feira, dia 18, ações para a edição 2022 da Semana Mundial do Brincar. Novas iniciativas podem ainda ser incluídas

Dentre as atividades já programadas, a primeira ocorrerá no sábado, dia 21, na Torre do Castelo, quando a 501 ST Legion Death Star Garrison, que fará cosplay de personagens da série de filmes Star Wars, estará no local das 19h às 20h. A programação consolidada pode ser consultada em http://bit.ly/semanadobrincar_campinas .

“Brincar é um direito fundamental da criança e é preciso conscientizar a sociedade a esse respeito”. Para Thiago Ferrari, coordenador do Primeira Infância Campineira, a série de eventos evidenciam o engajamento e parceria com a sociedade civil. ”Cada vez mais temos encontrado adesão para essas iniciativas e vejo com muita satisfação a compreensão do tema e o crescente engajamento das mais variadas instituições”, destacou.

Continue Lendo

Eventos

Noite do “Vinho dos Mortos” em São Roque

Publicado

em

Tradicional jantar acontece no próximo sábado com direito ao melhor da gastronomia portuguesa e fado

A Quinta do Olivardo, restaurante português e adega em São Roque, promove a tradicional noite do “Jantar do Vinhos dos Mortos” no próximo sábado, dia 21, das 19h às 22h. 

No jantar, os participantes enterram uma garrafa de vinho resgatando parte da história de Portugal de 1807, quando o país foi invadido pelas tropas de Napoleão Bonaparte, levando os portugueses a enterrarem seus bens, incluindo garrafas de vinho. Posteriormente, com a saída dos soldados franceses, os lusitanos recuperaram suas propriedades e desenterraram os vinhos. Embora esperassem encontrar a bebida estragada, foram surpreendidos pelo sabor realçado. Surgiu daí a expressão “vinho dos mortos”. O mesmo acontece na Quinta do Olivardo, onde cada participante retorna ao local após 6 meses para resgatar suas garrafas.

Para deixar o ambiente no clima das casas do século XIX, o local fica iluminado apenas com tochas e velas, onde os visitantes também podem desfrutar do serviço de restaurante com gastronomia inspirada na Ilha da Madeira e apreciar clássicos da música portuguesa com a interpretação ao vivo da fadista Ciça Marinho.

Para reservas e mais informações entre em contato pelo telefone (11) 97088-5401.

Serviço

Quinta do Olivardo – São Roque

Jantar dos Vinhos dos Mortos

Quando: 21 de Maio das 19h às 22h 

Reservas: (11) 97088-5401

Endereço: Estrada do Vinho, km 4 – São Roque – SP

Continue Lendo

Eventos

Peça infantil “Viva a Natureza” será apresentada em Hortolândia com entrada gratuita

Publicado

em

Por

O espetáculo que será apresentado no Anfiteatro Salvador Zacharias Pereira Junior com entrada gratuita, convida as crianças a evitarem o desperdício, reforçando a importância da preservação da natureza.

Peça “Viva a Natureza” inspira crianças de Hortolândia a lutarem contra o desperdício

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa apresenta o espetáculo de artes cênicas “Viva a Natureza” com patrocínio da empresa Patrus Transportes e produção da Sancell.

Nos dias 23 e 24 de maio de 2022, o espetáculo de teatro infantil “Viva a Natureza” será apresentado com entrada gratuita no Anfiteatro Salvador Zacharias Pereira Junior, que fica na Avenida Adail Alves da Silva, n° 525, no Jardim Novo Ângulo, em Hortolândia (SP).

No dia 23 de maio (segunda-feira), as apresentações serão realizadas às 10h, 14h e 16h (três sessões). No dia 36 de maio (terça-feira), as apresentações serão realizadas às 10h e 14h (duas sessões).

A peça “Viva a Natureza” retrata o universo de duas crianças que, ao brincar no sítio do avô, descobrem que há algo de errado nos arredores da propriedade.

Ao se depararem com uma imensidão de lixo, as crianças resolvem iniciar a limpeza e despoluição deste pedaço de natureza. Mas para que isso seja feito, terão que lidar com um grande vilão chamado Desperdício, que irá dificultar de todas as maneiras essa empreitada.

Nesta aventura eletrizante, as crianças precisarão unir forças com todas as criaturas pequeninas que vivem no sítio: Dona Borboleta, Sra. Abelhinha, Dr. Vagalume e até as crianças da plateia, que serão convidadas a participarem deste combate à poluição.

O projeto é patrocinado pela Patrus Transportes, empresa presente em diversas regiões do Brasil, que comenta a importância de ações como essa: “Buscamos minimizar nosso impacto ambiental e contribuir para um mundo mais justo e inclusivo através de nossas ações sociais”.

Sobre o Patrus Transportes: Fundada em 1973, em Belo Horizonte – MG, a Patrus Transportes possui hoje mais de 85 unidades pelo Sul, Sudeste, Bahia, Sergipe e Ceará. Um negócio que começou pequeno e se tornou uma das transportadoras que mais investem em tecnologia no Brasil, com atuação com foco em ESG – Environmental, Social e Governance, e que conquistou a confiança de grandes clientes que representam as principais indústrias, e-commerces, marketplaces e distribuidores nacionais e internacionais, de diversos mercados de atuação.

A cultura da Patrus Transportes, nascida do empreendedorismo e esforço familiar, cultiva excelência, valorização das pessoas, tecnologia e ESG. Dedicação que se reflete na eficiência de seus processos e na qualidade dos serviços prestados, realizando desde a coleta na fábrica ou CD, o tracking da carga, e a entrega nas lojas, pontos de venda, distribuidores e endereços residenciais.

SERVIÇO: Espetáculo “Viva a Natureza”

Classificação Livre
Grátis

Sinopse: Duas crianças descobrem que o sítio do avô onde brincam está rodeado por lixo. Determinadas, elas resolvem salvar a natureza, mas se deparam com um grande vilão, chamado Desperdício, que irá utilizar seus poderes do mal para enfeitiçar e encolher as crianças. Nesta aventura eletrizante, as crianças precisarão unir forças com todas as criaturas pequeninas que vivem no sítio: Dona Borboleta, Sra. Abelhinha, Dr. Vagalume, incluindo as crianças da plateia. Será que vencerão?

Duração: 45 minutos

Quando: 23 de maio de 2022 (segunda-feira) – Horário: 10h, 14h e 16h

24 de maio de 2022 (terça-feira) – Horário: 10h e 14h

Onde: Anfiteatro Salvador Zacharias Pereira Junior

Endereço: Av. Adail Alves da Silva, n° 525 – Jardim Novo Ângulo CEP: 13.185-157 – Hortolândia (SP)

Continue Lendo

Populares