Eventos

Lona das Artes amplia a programação e leva espetáculo do circo para escolas públicas e ONG´s de Campinas e Hortolândia

Espetáculo gratuito Aqua Circus promove diversão com valorização do meio ambiente

A trupe artística do circo social Lona das Artes abre agenda para que escolas e ONG´S das cidades de Campinas e Hortolândia possam se inscrever para receber o espetáculo nas respectivas instalações. 

Anuncio


De volta às apresentações presenciais em abril, o espetáculo circense ambiental Aqua Circus já foi recebido em Sumaré por escolas públicas e Organizações não Governamentais (ONG´s) comprometidas com a proteção de direitos das crianças e dos adolescentes.  


As apresentações são gratuitas, abertas para os integrantes das escolas e ONG´S, durante o mês de maio. “Queremos levar às crianças, de forma leve e descontraída, assuntos importantes como educação ambiental e sustentabilidade”, explica a atriz do espetáculo e colaboradora da entidade, Giovanna Bernal, intérprete da palhaça Risadinha em Aqua Circus e ex-educanda da Lona das Artes.

O Aqua Circus é baseado no livro infantil “Mágica para Salvar o Planeta”, com lançamento previsto para julho de 2022 e ilustrações do artista, Carlos Corrêa. Ele interpreta o palhaço Espoletinha no espetáculo. A narrativa conta a história dos palhaços Risadinha e Espoletinha, que têm as suas férias na praia interrompidas pela sujeira deixada na areia e pelas más condições da água do mar.

As causas e consequências da poluição ao meio ambiente são trazidas à tona pelos palhaços e por outros personagens da peça. Ao final da apresentação, as crianças são convidadas a refletir sobre a proteção do meio ambiente.

O Aqua Circus é um projeto viabilizado por recursos do Programa Ação Cultural São Paulo (ProAC ICMS), Coca-Cola FEMSA, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado de São Paulo.

Para se inscrever para as apresentações, escolas e entidades de Campinas e Hortolândia devem fazer o cadastro por intermédio do link https://www.lonadasartes.org/projetos-e-oficinas/escola-no-circo

Sobre a Lona das Artes:

A Lona das Artes é um espaço de arte, cultura e educação para centenas de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Por meio da arte, a missão da companhia é educar e transformar a realidade social de crianças e adolescentes. Atualmente, a Lona das Artes integra a Rede Circo do Mundo Brasil e está entre as 10 melhores do Brasil no Certificado Gestão e Confiança 2020. Do Instituto DOAR reconhecida com o selo de garantia de qualidade na gestão e na transparência. Além de Aqua Circus, a instituição possui entre os seus principais projetos: o Circo Social, o PIEJ (Programa de Inclusão Econômica de Jovens), a Profissionalização Artística, dentre outras ações educativas.

Em 2019, o Instituto Doar classificou a entidade entre as 10 melhores ONG’s (Organizações Não Governamentais) do país e, em 2020, concedeu ao Projeto Lona das Artes o selo doar, que incentiva, legítima e destaca o profissionalismo e a transparência nas organizações ONGs, na forma de um atestado independente de sua adequação aos PGTD (Padrões de Gestão, Transparência e Doação).

Serviço 

O que: Espetáculo circense ambiental “Aqua Circus”.
Onde: Escolas públicas e ONG´s de Campinas e Hortolândia.

Quando: Mês de maio
Valor: Gratuito
Público: Classificação livre

Inscrições: link https://www.lonadasartes.org/projetos-e-oficinas/escola-no-circo

Espetáculo Aqua Circus – Ficha Técnica:

Elenco:
Direção: Rodrigo Cachanco
Risadinha: Giovanna Bernal
Espoletinha: Carlos Correa
Marinheiro: Samuel Ithalo
Tartaruga: Gustavo Delmonte

Direção Geral: Rodrigo Cachanco
Figurinos: Hugo Hector Marinelli

Coreografias: Sarah Velloso
Fotos: Danillo Sabino
Costura: Janice Souza

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo