Connect with us

Eventos

Hortolândia recebe apresentação do espetáculo de dança “Mulheres de Arrimo”

Publicado

em

Mulheres_Arrimo

As dançarinas Elisa Costa, Mariana Jorge e Nara Cálipo, do Núcleo BPI de Campinas/SP, apresentam no dia 30 de setembro, sábado, às 20h, o espetáculo de dança “Mulheres de Arrimo” na Escola de Artes Augusto Boal, em Hortolândia/SP. Os ingressos são gratuitos e mais informações podem ser conferidas no Instagram do grupo, em @mulheresdearrimo(Veja a programação abaixo).

Em “Mulheres de Arrimo” as três dançarinas convidam o público a refletir e sentir, através do contato com a dança contemporânea, sobre as diferentes maneiras pelas quais as mulheres estão inseridas nas estruturas do patriarcado e do capitalismo – e como isso as afeta, individual e coletivamente. No início de setembro, o grupo realizou uma série de apresentações com plateias cheias em diferentes teatros de Campinas.

Anuncio

“De repente, nos vemos como arrimo de uma estrutura que não foi feita por nós e nem para nós. Assumimos o desmanche para poder dançar aquelas que são exiladas. Damos permissão para que bailem as nossas partes rejeitadas, não aceitas e que não cabem nas realidades que nos foram impostas”, conta o grupo. “Este é um convite ao delírio para responder à urgência de transgredir normas enrijecidas, através do corpo em movimento. Entre arrimar e desmoronar se faz o pulso de nós três, para que possamos encarnar, a cada momento, a força truculenta de estarmos vivas.”

Para a apresentação o trio conta com o apoio primordial do Núcleo BPI, do qual fazem parte. Através de seu método criado pela profª. Dra. e diretora artística Graziela Rodrigues, a equipe realizou diversas pesquisas, rastreamentos e idas a campo que visaram um encontro com as ‘mulheres de arrimo’ presentes nas ruas do centro da cidade, em comunidades e acampamentos.

Advertisement

“O que se vê neste trabalho é uma força de se colocar em pé, que se sustenta precariamente e desarrima, um movimento de destruição e reconstrução constantes”, explica Mariana Jorge, uma das integrantes do coletivo. “Queremos com este espetáculo provocar reflexões sobre construções sociais, mas fazendo isso também com um certo humor, uma ironia e uma ruptura”.

O projeto “Mulheres de arrimo: transgredir para amar” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Pesquisas de campo

Muitas mulheres – e suas vivências – compõem, de forma subjetiva, o espetáculo “Mulheres de Arrimo”. Como parte do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete, aplicado pelas dançarinas no processo de construção desta obra, as idas à campo foram realizadas com objetivo de deslocar dos ambientes normativos da dança e das concepções estáveis de corpo e movimento. Assim, a feitura da dança foi concebida a partir da relação com saberes situados em contextos invisibilizados.

Advertisement

Tais visitas foram realizadas no Acampamento Marielle Vive, do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), localizado em Valinhos/SP, e também nas ruas do Centro de Campinas – mais especificamente em contato com mulheres em situação de rua e em vivência imersiva na tradicional lavagem das escadarias da Catedral Metropolitana. Além disso, também foram estabelecidos vínculos com cidadãs que passavam pelas ruas e no Mercado Municipal, local de intenso fluxo de pessoas na cidade.

“O encontro com outras mulheres, em situações radicalmente diferentes das nossas, nos acorda. Ressoa em nossas partes sufocadas e escancara uma força de ruptura, de dizer ‘não quero’, de querer fazer diferente, amar diferente, abrir o peito, estar mais viva. Temos o direito de ser muitas, para além do que esperam de nós. Ressoar com outras mulheres e com a diversidade delas acorda partes importantes de mim”, afirma Mariana Jorge.

Arrimo em cena

Elisa Costa conta que o processo criativo tem permitido ao grupo dançar as muitas mulheres que habitam cada dançarina. “Várias vezes a gente se sente despedaçada e ficamos falando que temos que juntar os pedaços e continuar. Nessa apresentação, nós nos permitimos estar fragmentadas e reconhecer cada parte, aceitar o desmonte e fazer brilhar cada caco no momento que for propício, possível ou necessário”, diz a dançarina. “Existe uma generosidade no tanto que a gente se abre emocionalmente neste espetáculo, com tudo o que somos – e nós somos muito diferentes, mas em alguns momentos, de repente, a gente vira uma só”.

Advertisement

Segundo Nara Cálipo, a apresentação mostra uma certa rebeldia, um exercício de liberdade e de transgressão. “Há um conflito entre as estruturas impostas e nossos desejos, e isso nos arrebata de forma truculenta. Tudo isso precisa ser dito, e desta maneira. A sociedade nos constrange constantemente e carregamos conosco várias trajetórias, discutindo e dialogando com as realidades que a gente se propôs a tomar contato”.

Sobre as dançarinas

Elisa Costa: Doutora em Artes da Cena pela Unicamp. Mestra em Artes da Cena e graduada em Dança pela mesma Universidade. Praticante de Somatic Experiencing (SE) em nível Avançado 2. 

Atua como dançarina, intérprete-criadora, pesquisadora, direção e orientação de trabalhos artísticos, dentre outras funções relacionadas a processos criativos em dança.  É professora de Artes no Ensino Médio da Escola Técnica de Hortolândia e professora no curso Técnico de Dança da ETEC de Artes (São Paulo), Centro Paula Souza. Integra o Grupo de Pesquisa “BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e Dança do Brasil” e o Núcleo BPI de produções artísticas, onde vem realizando pesquisas e processos criativos diversos.

Advertisement

Realiza trabalhos voltados à Educação na OSC Centros Etievan, na qual faz parte do time de educadores em formação contínua. Atua também como terapeuta somática de SE.

Mariana Jorge: Dançarina, pesquisadora e professora. Doutoranda e mestra em Artes da Cena pela Unicamp, onde também se graduou em Dança (bacharel e licenciatura) e em Pedagogia. 

Desde 2010 integra o Núcleo BPI e o Grupo de Pesquisa e Criação em Dança: Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) e a Dança do Brasil, dirigido por Graziela Rodrigues. Com o Núcleo BPI desenvolve processos criativos e performance de dança e pesquisas de campo no Brasil. 

Esteve como arte educadora do Curso Profissionalizante em Dança da Escola de Artes Augusto Boal – Secretaria de Cultura de Hortolândia. Também atuou como orientadora artística da 6ª/7ª/8ª edição do Programa de Qualificação em Artes – realizado pela Poiesis Gestão Cultural em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. 

Advertisement

Nara Cálipo: Artista e pesquisadora da dança, doutora e mestra em Artes da Cena pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Unicamp e graduada em dança pela mesma Universidade. Ao longo dos 11 anos de formação acadêmica, sua investigação esteve nos processos artísticos, sobretudo a partir do processo do Bailarino-Pesquisador-Intérprete. 

Desenvolveu inúmeras pesquisas de campo no Tocantins, junto às mulheres quebradeiras de coco babaçu, à manifestação religiosa do Terecô e também junto às artesãs do Capim Dourado, a partir das quais elaborou também obras artísticas. Atuou em diversos processos como bailarina e assistente de direção junto ao Núcleo BPI, dentre eles “O Corpo como Relicário”, contemplado pelo ProAC.

Núcleo BPI

O Grupo de Pesquisa Bailarino-Pesquisador-Intérprete e Dança do Brasil – Núcleo BPI é composto por um coletivo de artistas, educadores e pesquisadores, com sede principal na cidade de Campinas, que possuem um compromisso com a produção e disseminação do Método BPI.

Advertisement

Foi criado por Graziela Rodrigues e conta atualmente com um núcleo estável de bailarinos-pesquisadores e também com estudantes em formação no BPI. Possui vínculo institucional com o Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que se caracteriza como principal sede das produções. Entretanto seus integrantes levam o Método BPI para seus outros ambientes de atuação, ampliando o alcance e a disseminação das ações do grupo.

As propostas artísticas do Núcleo BPI trazem uma estética contemporânea diferenciada, na qual um Brasil periférico está presente, sem haver uma apropriação, reprodução e estilização das manifestações populares, mas sim, um corpo residual e afetivo. Todos os espetáculos dentro do Método BPI estiveram ligados a pesquisas de campo de segmentos sociais e/ou manifestações populares do Brasil.

Ficha técnica

Dançarinas-criadoras: Elisa Costa, Mariana Jorge e Nara Cálipo | Realização: Núcleo BPI | Assessoria artística: Graziela Rodrigues | Produção: Yasmin Berzin | Comunicação: Miguel Von Zuben | Figurino: Warner Júnior | Iluminação: Francisco Barganian | Trilha sonora: Rodrigo Hara |  Registro audiovisual: Pedro Spagnol | Design: Anna Kelmer

Advertisement

Programação

Hortolândia – Escola Augusto Boal

Data: 30/set (sábado), às 20h

Endereço: Rua Casemiro de Abreu, Jardim Amanda II

Advertisement

Ingressos: Grátis

Acessibilidade: Não | Classificação etária: 14 anos | Duração: 50min

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

ações para combate de queimadas ações para combate de queimadas
Nossa Cidade4 horas ago

Hortolândia registras diversos focos de queimada neste sábado

Hortolândia enfrentou uma intensa nuvem de fumaça na noite de sábado (27), impactando significativamente a qualidade do ar. Moradores relataram...

inauguração assembléia de Deus Hortolândia - 2 inauguração assembléia de Deus Hortolândia - 2
Nossa Cidade5 horas ago

Maior Templo da Assembléia de Deus em Hortolândia realiza evento de pré-inaugurarão

A Igreja Assembléia de Deus, Ministério Belém, marcou um momento significativo em Hortolândia com a pré-inaugurarão de seu novo templo...

shopping-parkcity-sumare shopping-parkcity-sumare
Nossa Região1 dia ago

Shopping ParkCity Sumaré celebra o Dia das Mães com a promoção “Cuidar de Si é Cultivar o Amor”

Somando R$ 250,00 em compras, o cliente ganha um lindo presente Natura para valorizar a importância das mães como mulheres...

lula embraer lula embraer
Brasil1 dia ago

Investimentos da Embraer Impulsionam Aviação Brasileira

Durante sua visita ao hangar da Embraer em São José dos Campos, nesta sexta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil1 dia ago

Sorteio da Mega-Sena 2718 acontece hoje com prêmio de R$ 3 milhões

Após uma aposta de Campinas ganhar sozinha o prêmio de R$ 5 milhões, a Mega-Sena sorteará, na noite deste sábado...

Cantor do Grupo Molejo Cantor do Grupo Molejo
Brasil2 dias ago

Cantor do Grupo Molejo morre após luta contra o câncer

Anderson Leonardo, cantor do grupo Molejo, faleceu hoje (26), aos 51 anos de idade. Ele lutava contra um câncer na...

cosvesi cosvesi
Nossa Cidade2 dias ago

Cervejaria de Hortolândia é premiada na II Copa Sul-americana de Cerveja

Ontem (25/04) foi um dia de celebração para Cervejaria Cosvesi, pois na cerimônia de premiação da II Copa Sul-americana de...

Advertisement
cinema

Populares