Eventos

Grito Cultural será atração neste domingo (27/05), em Hortolândia terá Thaide

Prefeitura apoia o evento que será realizado na rua João Alves, 228, no Jardim Adelaide

A rua João Alves, 228, no Jardim Adelaide, se transformará num palco temático de atividades culturais e artísticas, neste domingo (27/05), a partir das 13h, no projeto Grito Cultural. A ação promovida pela ONG (Organização Não Governamental) Ilê Ase Omo Oya Bagan e Oya Ibo, por meio do Ponto de Cultura Caminhos, é apoiada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, e do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres. O evento, realizado há 13 anos em Hortolândia, busca valorizar e reconhecer a cultura afro-brasileira. A entrada é gratuita.

Anuncio


No local, serão montadas duas tendas, onde diversas atividades serão realizadas no decorrer do dia. A abertura do Grito Cultural ficará por conta do Cortejo Cultural. Após a cerimônia, a roda de samba com o projeto “Conversa de Butiquim no Terreiro de Mainha” animará o público com uma seleção de músicas de sambistas consagrados no país. A atração poderá ser acompanhada de comida da culinária afro e petiscos de boteco, comercializados pela ONG .

Diversos produtos de artesanato, moda, cosméticos e culinária afro serão expostos durante o evento. O concurso de Beleza Negra infantil avaliará a beleza e a desenvoltura das crianças na passarela. Em seguida, haverá diversas apresentações culturais. As roupas e penteados afros que são tendência nos dias atuais serão apresentados durante o desfile.

O grupo de dança Oju Oba ditará o ritmo do desfile do Concurso de Beleza Negra. As personalidades negras com destaque no município no ano de 2017 receberão uma homenagem. A música segue na programação do Grito Cultural com show do cantor de rap Thaíde. A música eletrônica estará presente com o “Baile de rua – Dj Bira Convida”, Dj Tremendão. A mulher da raça negra mais bonita de Hortolândia será conhecida no final do evento.

Segundo o Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, o tema “Territorialidade e Resistência”, visa mostrar sobre o território como um legado de preservação cultural e uma história de luta e resistência. O assunto central abordará o território como Quilombo Urbano ou de comunidade tradicional que traz toda a pluralidade e diversidade cultural, étnica e desenvolvimento endógeno.

O Grito Cultural foi criado com o objetivo de apresentar diversas manifestações da cultura afro-brasileira, por meio de ritmos e dança, cultura de tradição, moda e beleza étnica, culinária, literatura, cultura de rua, hip-hop, artistas independentes, entre outras atrações. O evento também tem a proposta de fortalecimento do Setor de Igualdade Racial, além da valorização e reconhecimento da cultura afro-brasileira.

De acordo com o diretor do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, Amarantino de Jesus Oliveira, o Grito Cultural é mais do que um evento de entretenimento. “Ele provoca reflexão sobre a cultura afro no município e nos provoca a desenvolver políticas públicas para o setor de igualdade. Vivemos um momento sensível quando discutimos sobre diversidade. O desenvolvimento de ações como essa rompem o discurso polarizado e nos faz ver que é na diferença que nos tornamos iguais”, destacou o diretor.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo