
O Curta Cine 2025 – 1º Festival de Cinema de Sumaré acaba de abrir inscrições para curtas-metragens de até 25 minutos de todos os gêneros. As inscrições, gratuitas, ficam abertas até o dia 4 de julho. Para mais informações, é possível acessar o perfil no Instagram do festival ou o edital.
O evento está dividido em Mostra Competitiva Nacional e Mostra Não-Competitiva Internacional. A primeira é voltada apenas para produções realizadas no Brasil. Os filmes brasileiros selecionados concorrerão a prêmios em dinheiro e à estatueta do Curta Cine 2025. No total serão 10 categorias: Melhor Filme, Melhor Documentário, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora Original e Prêmio Especial do Júri. Já os filmes internacionais selecionados serão exibidos para o público, porém não participarão da competição.
Para o produtor cultural e organizador do festival, Diego Trevisan, o festival “surge para premiar o cinema independente brasileiro e formar público em Sumaré e região”.
“Queremos fortalecer e celebrar o ecossistema audiovisual de Sumaré, da RMC e do país, além de promover um espaço democrático de conexão entre talentos locais, nacionais e internacionais. Contaremos com exibições gratuitas, debates e premiações, sempre com a intenção de fomentar a diversidade cultural, a inclusão social e a reflexão sobre temas contemporâneos”.
Data do Festival de cinema de Sumaré
Os filmes selecionados serão divulgados no dia 14 de julho. O evento acontece do dia 1° a 3 de agosto, no Anfiteatro Municipal de Sumaré, localizado na Av. Brasil, 1.111, Jardim Nova Veneza.
Além da exibição dos filmes, o festival contará também com workshop gratuito de roteiro para cinema, que terá inscrições divulgadas posteriormente. O Curta Cine 2025 é uma realização da Bilateral Filmes com financiamento pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) 2024.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98