Connect with us

Eventos

Exposição traz culturas tradicionais brasileiras para o Sesi Amoreiras

Publicado

em

preto Velho

Sesi Amoreiras receberá a partir do dia 17 de dezembro a exposição Criar, Fazer, Viver, que traz para o Espaço Galeria 53 obras de arte indígena, peças da cultura caipira e cabocla, e de tradições de matrizes africanas. O público pode conferir a mostra até dia 19 de fevereiro de 2022, de terça a sábado. A entrada é gratuita, mas é necessário realizar agendamento prévio de visitas pelo sistema Meu Sesi (www.sesisp.org.br/eventos). 

Criar, Fazer, Viver é uma oportunidade de ampliar o acesso do público à cultura popular e ao repertório visual tradicional de regiões distintas do país. Os bens culturais expostos – em tela, papel, barro ou madeira – documentam poéticas das mais variadas, confirmando a diversidade de referências e a potência instintiva do povo brasileiro”, ressalta a curadora da exposição Vera Cardim. 

As criações selecionadas para marcar a reabertura do Espaço Galeria, fechado desde 2019 por conta da pandemia de Coronavírus, fazem parte do acervo do Museu das Culturas Brasileiras, pertencente ao Departamento de Museus da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, instituição referência em pesquisa e difusão do patrimônio cultural, material e imaterial, do povo brasileiro. 

Destaque para o módulo que apresenta objetos do universo dos povos indígenas do norte do Pará e do Amapá Wajãpi, Tiriyó, Aparaí, Wayama, Palikur e Galibi Marworno, em especial três bonecas Karajá da região do Araguaia, no estado do Mato Grosso, coletadas na década de 1960 pelo pesquisador e escritor José Mauro de Vasconcelos. 

Outro destaque são as obras de nomes reconhecidos no mercado das artes, como os pernambucanos Mestre Galdino e Mestre Vitalino, nomes fundamentais para a história da arte popular brasileira, e o mineiro José Valentim Rosa, com seus trabalhos em madeira, além de Maria Lira e Ulisses, com suas peças de cerâmica. Estão expostas também duas obras de Zé do Chalé, descendente do povo indígena Xocó, em Sergipe, as inconfundíveis máscaras de Ciça, e as cerâmicas da Mestra Irinéia, reconhecida em 2005 como patrimônio vivo no estado de Alagoas e de Juazeiro do Norte, no Ceará. Dois artistas paulistas também marcam presença na mostra: de Assis, Ranchinho, com suas pinturas, e de Araraquara, esculturas de madeira de Mestre Dito.  “Este último, pouco conhecido e não citado no mundo do mercado de arte, foi incluído na exposição como uma ilustração dos limites entre o reconhecimento público e a quase marginalização em que o artista popular muitas vezes se encontra”, comenta a curadora. 

Sobre o projeto Espaço Galeria SESI-SP 

A mostra Criar, Fazer, Viver faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP, no qual o foyer do teatro se transforma em plataforma expositiva, recebendo exposições de diferentes técnicas e formatos. Criada em 2013, a iniciativa oferece exposições de artes visuais especialmente desenvolvidas para os centros de atividades do SESI-SP, propiciando a circulação de obras originais com embasamento curatorial e expografias específicas.   

Serviço:  

Exposição Criar, Fazer, Viver 

Local: Sesi Amoreiras (Av. das Amoreiras, 450 – Pq Itália)  

Período: de 17 de dezembro de 2021 a 19 de fevereiro de 2022  

Horários:de terça a sexta, das 9h às 20h, exceto feriados  

* Das 9h às 15h – aberta para agendamentos de ações educativas online com grupos escolares, agendados pelo e-mail [email protected]  

** Das 15h às 20 h – aberto ao público com agendamento pelo MEU SESI. 

Sábados das 9h às 19h, exceto feriados 

Classificação indicativa: livre  

AVCB: 426277 – Validade 26/08/2022  

Alvará: 989/2021 – Validade 26/07/2022  

Informações: WhatsApp 19-996421499 ou 37724100  

Entrada gratuita. Agendamentos de visitas pelo sistema Meu Sesi  

Eventos

Hopi Hari divulga programação da temporada de verão

Publicado

em

Hopi Hari

Parque estreia show de música ao ar livre e traz, novamente, o espetáculo Alice de Volta ao País Mais Divertido do Mundo

Parque Temático Hopi Hari traz uma nova temporada de espetáculos, tão acolhedora quanto um dia ensolarado de verão. A partir do próximo dia 27, o País Mais Divertido do Mundo estreia o show Tchauí di Habitaris e retorna com as sessões da peça Alice de Volta ao no País Mais Divertido do Mundo. Esta programação, que vai até 20 de março, está centralizada na região de ‘Kaminda Mundi’.

De mãos dadas com a magia, os visitantes começam sua jornada no ‘Theatro di Kaminda’, onde encontram uma jovem com uma mente curiosa e um coração cheio de sonhos. O espetáculo Alice de volta ao País Mais Divertido do Mundo entra em cartaz novamente. A peça, que teve sua primeira exibição no Parque em junho de 2021, é inspirada no clássico de Lewis Carroll (pseudônimo do escritor britânico Charles Lutwidge Dodgson), Alice no País das Maravilhas.

A aventura de Alice inicia em um dia aparentemente comum, mas que começa a se transformar quando o olhar da menina cruza com um coelho. Contudo, este não era um coelho qualquer: o animal usava terno, relógio e andava apressado. Movida por um súbito interesse, Alice sai em busca do coelho e acaba descobrindo muito mais do que imaginava, pois a viagem para o País das Maravilhas já estava garantida.

É ali, neste lugar tão especial, que ela encontra seres encantados, como Absolem, Chapeleiro Maluco, a Rainha Branca, a Rainha de Copas, e o sorridente Gato de Cheshire. É ali também que ela percebe que existe um outro mundo de maravilhas, guardado dentro de si. Navegando por esse processo de auto-descoberta, Alice vivencia a própria essência e compreende, de fato, qual é o seu verdadeiro lar.

MÚSICA Enquanto o ‘alaranjar’ do entardecer toma o céu, Hopi Hari enche a rua principal de ‘Kaminda Mundi’ de cores e boa música, com o show Tchauí di Habitaris, apresentado pela banda Rock‘n Hari, no palco externo. Envoltos em uma atmosfera vibrante de tons claros e vivos, em que as ondas das canções se entrelaçam e formam uma sinergia de energias positivas, o público é convidado a sentir, de uma maneira única, o que é a alegria.

O repertório busca, por meio das palavras, da harmonia e do ritmo, compor este cenário a partir de canções de artistas e grupos conhecidos em âmbito nacional e internacional. Alguns exemplos são: Beyoncé, Dua Lipa, Ivete Sangalo, Lady Gaga, Bruno Mars, Jota Quest e Mamonas Assassinas. Além disso, para complementar a imersão nessa galáxia de nuances, sons e sensações, estão os bailarinos ‘Habitaris’ – nome dado aos personagens moradores de Hopi Hari – que garantem a diversão da primeira até a última música.

PRIDE Dentro desta temporada colorida, o Parque promove ainda o Summer Pride, no dia 5 de fevereiro, das 16h às 6h. A atração, que é uma edição especial do Hopi Pride, celebra a diversidade, o amor e o orgulho LGBTQIA+ com uma noite de muita música e diversão. Alguns dos artistas que já estão confirmados são: Luiza Sonsa, Lia Clark, Danny, Bond, Chamelo, Heeycat e Cyberhills. Saiba mais aqui.

COVID-19 O Parque também quer garantir uma diversão segura. Então, todos os protocolos anticovid-19 continuam sendo seguidos. Confira aqui.

TEMPORADA As sessões do teatro Alice de Volta ao País Mais Divertido do Mundo são realizadas às 16h30 e às 17h30. Já o show Tchauí di Habitaris começa sempre às 18h. O horário de funcionamento do Parque é  das 11h às 19h, e a programação está sujeita a alterações, então, é recomendado que o visitante consulte-a logo na entrada do Parque, nas redes sociais ou no site.

Crianças de até 12 anos têm entrada gratuita, até o dia 28 de fevereiro, desde que acompanhadas por um visitante pagante e com a apresentação de documento original com foto. Todas as informações sobre ‘Passaportis’ podem ser conferidas clicando aqui. O Parque Temático Hopi Hari fica na rodovia dos Bandeirantes, km 72, Moinho, Vinhedo (SP).

O Hopi Hari ressalta que não se responsabiliza por ‘Passaportis’ adquiridos fora de seus canais oficiais de vendas.

VÍDEO
Somos Todos Alice (Alice de Volta ao País Mais Divertido do Mundo)
Acesse neste link.

SERVIÇO
Hopi Hari – Férias de verão
Data: 27 de janeiro a 20 de março
Horário: das 11h às 19h*
Ingressos: Clique aqui
Central de Vendas: (11) 4210 4000
Serviço de Atendimento: (11) 4290 0333
Local: Hopi Hari – Rodovia dos Bandeirantes, km 72, Moinho, Vinhedo (SP)

Continue Lendo

Eventos

Museu da Energia tem programação especial para as férias de janeiro

Publicado

em

museu Energia

Com o objetivo de educar e divertir, as unidades do Museu de Energia em São Paulo, Itu e Salesópolis apresentam suas programações de férias, que visam proporcionar atividades culturais e científicas para crianças. O público-alvo das atividades são as crianças, mas algumas atividades são voltadas para adolescentes. Aos sábados a participação em todas as atividades é gratuita.

São Paulo

No Museu de Energia de São Paulo, a programação tem início no sábado, dia 15, às 10h30, com a atividade “Contação de Histórias: Astromanas – Histórias de Grandes Mulheres na Ciência” onde crianças de 6 a 12 anos poderão ouvir histórias sobre as grandes mulheres do campo científico, mostrando que a diversidade é um dos principais pilares da ciência. 

No sábado, 22, é a vez da Experimentoteca, que se inicia também às 10h30, onde as crianças acima de nove anos terão a oportunidade de participar em três tipos de experimentos diferentes: Telefone com copo e barbante, pilha de batata e bússola caseira, cada um focado em discussões como propagação de som, consumo de energia e posições cardeais. 

Fechando as atividades no Museu da Energia de São Paulo, dia 29, às 10h30, será realizada uma Oficina de Tintas Naturais, voltada para todas as idades, onde os participantes irão criar uma pintura afetiva usando materiais naturais, como pó de café, repolho roxo, açafrão da terra, planta verde, e flores de cores variadas. Ao final, os participantes poderão levar para casa um pote da tinta que mais gostaram. 

Para se inscrever nas atividades, é necessário acessar este link.

Itu

No Museu de Energia de Itu, às atividades têm início no dia 13 (quinta-feira), às 14h, com a oficina Desenhando Histórias, para crianças de 5 a 12 anos, onde, após um passeio pelo arquivo do museu, as crianças serão convidadas a criar uma história inventiva a partir de um objeto no acervo. 

Na quinta-feira, 20, é a vez do público de 9 a 12 anos, com a atividade Desafiando As Leis da Física, às 14h, que visa desenvolver, por meio de uma série de experimentos, a curiosidade científica nos participantes além de incentivar o debate de conceitos físicos que podem ser aplicados para o entendimento de fenômenos do dia a dia. 

No dia 27, quinta-feira, as crianças de 6 a 12 anos serão estimuladas a trabalhar em equipe na oficina Casas de Papel, com início às 14h, onde elas serão incentivadas a pensar como seria uma casa típica das décadas de 10, 30 e 50, por meio de desenhos e uso de materiais reutilizados.

Salesópolis

Já o Museu de Energia de Salesópolis contará com uma exposição sobre uma das principais cientistas do século XX, Marie Curie. Do dia 7 até o dia 26 de janeiro, os visitantes do museu poderão testemunhar um pouco da história dessa figura histórica tão importante, além de refletir  sobre o importante papel da mulher para a sociedade civil e acadêmica.

Nos dias 13, 20 e 27, quinta-feira, a partir das 14h, acontece a programação Trilha Sensorial, que consiste em caminhar um trecho de 50 metros com os olhos vendados forçando o estímulo dos outros sentidos para identificar materiais que não fazem parte da natureza, promovendo reflexão sobre a importância dos sentidos do corpo humano e a preservação do meio ambiente. 

Ainda focado no meio ambiente, a última atividade do Museu de Salesópolis será uma Oficina de Papel Semente, no dia 29, sábado, às 14h, onde os participantes aprenderão sobre a importância do papel e a sua utilização, e serão instruídos a confeccionar um papel semente, incentivando uma reflexão sobre botânica,  reflorestamento e preservação ambiental.

Serviço Museu da Energia de São Paulo

Quarta a Sábado – 10h às 17h

Funcionamento da bilheteria: 10h às 16h

Endereço: Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos, São Paulo

Contato: [email protected]

(11) 3224-1489 / (11) 99169-8531 – WhatsApp

Valores: R$ 4,00 Inteira; R$ 2,00 Meia-entrada

Gratuidade: Sábado

 Serviço Museu da Energia de Itu 

Quarta a Sábado – 10h às 17h

Funcionamento da bilheteria: 10h às 16h

Endereço: Rua Paula Souza, 669 – Centro, Itu

Contato: [email protected]

(11) 4022-6832 / (11) 94805-4429 – Também WhatsApp

Valores: R$ 4,00 Inteira; R$ 2,00 Meia-entrada

Gratuidade: Sábado

Serviço Museu da Energia de Salesópolis

Quarta a Sábado – 10h às 17h

Funcionamento da bilheteria: 10h às 16h

Endereço: Estrada dos Freires, km 06 – Freires, Salesópolis, São Paulo

Contato: [email protected]  

(11) 4696-1332 / (11) 99115-0020 – Também WhatsApp.

Valores: R$4,00 Inteira + R$1,00 FUMTUR; R$2,00 + R$1,00 FUMTUR Meia-entrada; ingresso família: crianças até 07 anos são isentas e os responsáveis pagam Meia-Entrada.

Gratuidade: Sábado + R$1,00 FUMTUR

Continue Lendo

Eventos

Volcano Adventure é nova atração infantil do Polo Shopping Indaiatuba

Publicado

em

Durante as férias escolares as crianças poderão se divertir no Volcano Adventure, um brinquedão temático que traz um vulcão e um dragão gigantes, com diversas atividades divertidas. A atração fica na Praça Central do Polo Shopping Indaiatuba até o dia 13 de março.

O circuito conta com labirinto, escorregadores, rampas, cama elástica, gira-gira e balanço, uma experiência lúdica para crianças de todas as idades. No alto do labirinto, o vulcão chama a atenção pela fumaça e luzes coloridas.

A atração funciona de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 12h às 20h. O ingresso custa R$30 e equivale a 30 minutos de diversão. Crianças menores de 04 anos devem estar acompanhadas dos pais.

Atrações infantis permanentes

Além da nova atração Volcano Adventure, o Polo Shopping Indaiatuba também conta com atrações infantis permanentes. Entre elas estão o parque indoor Cia da Criança, o quiosque Stop&Go, que traz mini-carros elétricos para as crianças, o parque infantil Brinquedos Indaiá, que oferece recreação infantil com monitoria, e o Topázio Cinemas com uma programação repleta de filmes infantis.  


Medidas preventivas

Para garantir a segurança de clientes e funcionários, todas as medidas preventivas continuarão sendo adotadas não só nos brinquedos como em todo o Shopping. Isso inclui disponibilização de dispensers de álcool em gel nos eventos, uso obrigatório de máscara pelos clientes e funcionários e higienização diária de todas as atrações.

Serviço
Volcano Adventure

Quando: 18/01 a 13/03

Ingresso: R$ 30 por 30 minutos (crianças menores de quatro anos devem brincar acompanhadas pelos responsáveis).

Horário de funcionamento: segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 12h às 20h.

Local: Praça Central – Polo Shopping Indaiatuba (Alameda Filtros Mann, 670, Indaiatuba – SP)

Continue Lendo

Noticias

Amazon

Populares