Eventos

Exposição “Origens” de arte em graffiti é atração no museu de Hortolândia neste final de semana

Origens

A exposição “Origens – Revisitando Memórias, Grafitando o Futuro” é uma boa dica cultural neste final de semana, em Hortolândia. As obras em graffiti sobre o cotidiano da roça, criadas pelo artista urbano Leandro Kranium, continuam em cartaz no Museu Municipal-Estação Jacuba que abrirá, especialmente, neste sábado (27/04) e domingo (28/04), das 9h às 13h. O museu fica na Rua Rosa Maestrello, nº 2, Vila São Francisco, antiga Estação Jacuba. A entrada é gratuita.

Filho de agricultores, Kranium viveu na área rural de Francisco Alves, município do Paraná, até os 10 anos de idade. Suas memórias sobre a vida no campo resultaram em telas com desenhos de pássaros e outros elementos da natureza pintados com tinta spray.

Além das telas, Kranium utilizou a arte colorida do graffiti para ressignificar objetos antigos, relíquias da sua família, como ferro de passar roupa à brasa, ferramentas, moedor de café, baleiro, dentre outros.

O artista também confeccionou – e transformou em arte – uma arapuca, armadilha de origem indígena para apanhar pássaros, feita de bambu, em formato de pirâmide, bastante utilizada nas brincadeiras da garotada que vive na área rural.

“São vivências da minha infância na roça narradas pela linguagem do graffiti.Obras carregadas de memórias afetivas pela minha cidade Natal e, ao mesmo tempo, uma homenagem a todos os migrantes que, assim como a minha família, escolheram Hortolândia para viver”, comenta Kranium.

O trabalho do artista pode ser apreciado em grupo, por meio de visitas guiadas. Jovens da Associação dos Patrulheiros e Guarda Mirim de Hortolândia visitaram a exposição, quinta-feira passada (foto), além de escolas. A exposição vai até o dia 10 de maio, com visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 16h45.

A abertura especial do museu neste final de semana é uma oportunidade única para as pessoas que querem ver a exposição e não têm disponibilidade de tempo durante a semana”, observa o artista.

A mostra é realizada com apoio da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura na seleção feita pela Prefeitura de Hortolândia. O projeto conta com a curadoria do artista plástico e ilustrador João Bosco, também de Hortolândia, com vasta experiência na organização de exposições no Brasil e no exterior.

SOBRE O ARTISTA

Próximo a completar 25 anos de atuação na arte do graffiti, Leandro Kranium tornou-se referência no município de Hortolândia, cidade onde mora há mais de 30 de anos, e em toda RMC (Região Metropolitana de Campinas). O artista urbano tem trabalhos assinados em vários locais do Brasil.

Cores vivas, formas geométricas e traços vetorizados são a marca dos trabalhos de Kranium, formado em artes visuais, que atua como produtor cultural e empreendedor. Sua inspiração vem da natureza, lembranças da vida no campo durante a infância e do cotidiano urbano.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98