Eventos

Evento apresenta desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT) na região de Campinas

Painel sobre o tema será coordenado pela FITec – Fundação para Inovações Tecnológicas -, que também mostrará case prático dos benefícios do uso da internet na agricultura. A apresentação será no dia 11 de novembro, às 16h, no Inova Trade Show, evento que começa no dia 10 e conta, ainda, com a participação da Nokia, do CPqD – Centro de Pesquisas e Desenvolvimento – e da Von Braun. O painel será online, e as inscrições, gratuitas.

Apontada como um dos pilares da transformação digital, a Internet das Coisas (IoT) superou muitos desafios tecnológicos iniciais associados à coleta dos mais diferentes dados e o transporte destas informações até um ponto central onde possam ser trabalhadas. O que vem sendo feito nessa área será apresentado no dia 11 de novembro, às 16h, no painel “IoT na Transformação das Cidades e dos Negócios”, na 8ª edição do Inova Trade Show, um dos mais relevantes eventos de inovação. O evento começa no dia 10, é gratuito e será realizado online. Informações e inscrições estão disponíveis no site https://inovatradeshow.com.br.

Anuncio


A proposta do Inova Trade Show é promover e apresentar o que é desenvolvido na região de Campinas e o que faz da cidade um importante polo de ciência, de tecnologia e de inovação no Brasil. Nos dois dias de evento, a programação prevê o compartilhamento de experiências e do que vem sendo desenvolvido nas mais relevantes instituições de ensino e pesquisa do país. Será também apresentado o universo das empresas nascidas na região e que, hoje, promovem a inovação no país e no exterior, além do papel das startups neste cenário.

O diretor da FITec, José Luiz Malavazi, coordenará o painel “IoT na Transformação das Cidades e dos Negócios”, no qual os participantes apresentarão casos reais de aplicação desta tecnologia e os desafios para a sua implementação em larga escala. A própria FITec mostrará um case real da aplicação da IoT na agricultura. Além da FITec, participarão das apresentações e dos debates empresas e institutos de pesquisas como a Nokia, o CPqD – Centro de Pesquisas e Desenvolvimento – e a Wernher Von Braun. Os debates serão conduzidos pela jornalista Vanessa Sensato.

“O desafio, agora, com a chegada do 5G, consiste na transformação do grande volume de informações geradas a partir da IoT em aplicações realmente efetivas para a melhoria dos ambientes urbanos, rurais e corporativos nos mais diferentes setores”, explica José Luiz Malavazi.

Sobre a FITec

Criada na década de 90 (1997), a FITec – Fundação para Inovações Tecnológicas – é um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) credenciado pelos diversos órgãos brasileiros, habilitado a celebrar convênios com empresas beneficiárias das Leis de Incentivo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológicos.

A FITec já desenvolveu mais de 600 projetos de P&D, incluindo a concepção de mais de 200 equipamentos eletrônicos, e suas soluções foram instaladas em mais de 25 países, com casos de sucesso de desenvolvimento de projetos nos setores de Indústria 4.0, Logística, Telecom, Energia, Agroindústria, Mineração, Educação, Saúde.

Seu quadro conta com cerca de 350 colaboradores, sendo composto por doutores, pós-doutores, mestres, pós-graduados, graduados e técnicos, com vasta experiência de mercado e grande qualificação nas áreas de Transformação Digital, Inteligência Artificial, Ciência de Dados, IoT, Gestão, Design Industrial e Engenharia de Produção, distribuídos entre Recife, Campinas, São José dos Campos e Belo Horizonte.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo