Eventos

Espetáculo ‘Nau Frágil’ marca retomada das apresentações presenciais do Barracão Teatro

Após quase dois anos distantes de apresentações presenciais, o Barracão Teatro estreia o espetáculo “Nau Frágil”, no próximo dia 10 de dezembro, sexta-feira, às 20h, em seu espaço em Barão Geraldo – Campinas. A direção fica a cargo de Tiche Vianna e no elenco estão os atores Esio Magalhães e Miguel Rosa. Essa é a primeira vez que mãe, pai e filho encaram o desafio de trabalharem juntos em um projeto sem a participação de outros artistas em cena.

As apresentações seguem no sábado e domingo, 11 e 12, e também de 14 a 16 de dezembro, com ingressos no chapéu, ou seja, o público decide o quanto vai pagar e oferece este valor ao final do espetáculo. Para garantir seu lugar, o público deve reservar e confirmar presença no link https://linktr.ee/barracaoteatro a partir de 5 de dezembro. Serão feitas até 20 reservas por apresentação com a obrigatoriedade do uso de máscara.

Anuncio


“Tem sido uma experiência muito enriquecedora e cheia de aprendizados dar vida a essa montagem.  Outra coisa que tem nos emocionado muito é a oportunidade de voltar a pisar no palco e sentir o calor humano do público presente. Estamos todos com muitas saudades desses momentos”, destaca o ator Miguel Rosa.

Nau Frágil, uma reflexão sobre o mundo e si mesmo

“Nau Frágil” começou com o estudo e releitura do texto O Arquiteto e o Imperador da Assíria, de Fernando Arrabal. A dramaturgia partiu da provocação das artistas Roberta Estrela Dalva, Solange Dias, do artista Salloma Salomão e do filósofo Luiz Fuganti, que após a leitura de Arrabal, apresentaram suas reflexões por meio de materiais próprios: cenas, linguagens, aulas e outras leituras sobre o mesmo tema. Da intersecção dos materiais produzidos, Tiche Vianna, que também dirige o espetáculo, em diálogo criativo com os atores, criou esta história e o modo de contá-la.

Na peça, Robinson (Esio Magalhães), único sobrevivente de um naufrágio, alcançou uma ilha que não está nos mapas e, portanto, nunca foi resgatado. Depois de muitos anos vivendo ali, isolado e só, se depara com a chegada de um outro náufrago, Sexta-Feira (Miguel Rosa), tão jovem como ele quando chegou, mas sem memória. Ambos passam a conviver. Robinson é curioso sobre Sexta Feira que se diverte com as certezas do velho náufrago, mas não contém seu desejo em se aventurar. Robinson, que acredita controlar toda a ilha, tem suas certezas ameaçadas pela chegada do jovem náufrago. Por isso se desentendem e se separam. É na separação que Sexta Feira descobre um mistério sobre a ilha e Robinson descobre um mistério sobre si mesmo.

 “Nosso país sofreu um naufrágio político seguido por uma pandemia que nos  obrigou, no susto, a ficar em casa. Ilhados, como humanidade, fomos desafiados a olhar pra dentro. Assim ficamos por quase dois anos. Não somos mais as mesmas pessoas de 2019 e a vida também não é a mesma. Para criar nos perguntamos: Falar de quê? Falar como? Falar com quem? Decidimos, então, contar a história de uma Nau Frágil estimulando a imaginação a esperançar caminhos que ainda não enxergamos com precisão”, explica Tiche Vianna, confiante de que mesmo sem a nitidez do futuro, se cada um olhar bem fundo para dentro de si, será capaz de construir um percurso que o conduza a um lugar melhor.

 “Nau Frágil” é um projeto contemplado pelo PROAC LAB (Programa de Apoio Cultural Expresso Lei Aldir Blanc) – Eixo Premiação Teatro no Estado de São Paulo, Modalidade B – Direção Teatral, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Serviço:

O que: Estreia do espetáculo ‘Nau Frágil’

Quando: De 10 a 12 (sexta, sábado e domingo) e de 14 a 16 (terça, quarta e quinta) de dezembro de 2021

Horário: 20h

Onde: Barracão Teatro (Rua Eduardo Modesto, 128 – Vila Santa Isabel, Campinas)

Telefone: (19) 99113-8350

Quanto: Ingresso no chapéu (público coloca o valor que atribui à experiência cênica, ao final do espetáculo e pode ser pago com dinheiro, cartão ou pix).

Agendamento: Necessário reservar e confirmar presença por meio do link https://linktr.ee/barracaoteatro a partir de 5 de dezembro

Protocolos de segurança: Serão liberadas até 20 reservas por apresentação e é obrigatório uso de máscara.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo