Connect with us

Eventos

Em comemoração aos 17 anos de carreira, Flautins Matuá circula por São Paulo e interior com turnê de pré-lançamento do disco ‘Na Pisada’

Publicado

em

ersando as culturas populares em música desde 2002, o Grupo de Pífanos Flautins Matuá se prepara para lançar seu mais novo trabalho. Contemplado no ano passado pelo ProAC Edital para gravação de álbum inédito e apresentação de espetáculos de música popular instrumental, Na Pisada propõe seis apresentações do novo show com registro do repertório em CD e vinil, além de sua disponibilidade gratuita nas plataformas digitais.

Passeando por ritmos do Brasil e do mundo, Na Pisada apresenta composições predominantemente autorais, assinadas por Fernando Tocha, Iago Tojal e João Arruda. Além disso, o disco conta com músicas de compositores da cultura popular brasileira, como Carlos Malta, Egildo Vieira, João Bá e o povo Kariri Xocó, traduzindo grande parte da vivência do grupo. As músicas integram o setlist do show de pré-lançamento do disco, cuja direção musical é do violinista e rabequeiro Esdras Rodrigues e o design gráfico fica a cargo de Bia Porto. O lançamento do CD está previsto para o mês de setembro.

“Esse é um disco que reverbera parte das influências e experimentações artísticas com as quais tivemos contato dentro das culturas populares do Brasil e do mundo ao longo da nossa trajetória, salientando, também, um quê de música popular mais urbana e moderna”, comenta Fernando Tocha.

Depois de passar por São Luiz do Paraitinga (em maio) e Campinas (em junho), a turnê de pré-lançamento do CD volta à cidade para nova exibição, agora no SESI Amoreiras (dia 04/07). De lá, o grupo parte para Itu, aonde (no dia 07/07) vai se apresentar no 26º Festival de Artes da cidade. Fora do estado, o show passa também por Goiás no final do mês, integrando a programação do XIX Encontro de Culturas da Chapada dos Veadeiros.

A sonoridade de Na Pisada apresenta timbres e instrumentos muito tradicionais na cultura brasileira, como o pífano (flauta de bambu) e a viola caipira de cabaça, acompanhados do charango andino, do contrabaixo elétrico e das diversas percussões do mundo. “Temos grande admiração pelas mestras e mestres da cultura popular brasileira. Até por isso, nossas criações artísticas se inspiram quase que exclusivamente nessas tradições. Inspirado na turnê que fizemos pela Europa (em 2010 e 2013), Na Pisada busca ampliar nossos horizontes musicais, mostrando a diversidade das nossas influências artísticas e musicais, misturando-as com a contemporaneidade, com o Brasil e o mundo, o ancestral e o novo. Em suma, nossa motivação para essa nova experiência expressa nossas criações com a cara do Flautins Matuá e muita originalidade”, conclui o músico.

Contando com participações especiais de peso no disco (como Carlos Malta e Éder O Rocha, Alessandra Leão, Rodrigo Caçapa e Cris Monteiro), Na Pisada é um projeto idealizado pelo grupo Flautins Matuá e financiado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através do Edital ProAC 22/2018, com produção da Tocha Produções em parceria com a Celeiros Produções.

Sobre o Flautins Matuá

Criado há 17 anos, o Grupo de Pífanos FLAUTINS MATUÁ é formado pelos músicos Fernando Tocha (pífano e voz), João Arruda (viola caipira, charango, percussão e voz), Yandara Pimentel (zabumba, percussão e voz), Iago Tojal (contrabaixo, percussão, pífano e voz), Marcelo Falleiros (violão, contrabaixo, cavaquinho, percussão e voz), Cris Monteiro (percussão e voz) e Marina Reiter (percussão e voz). Inspirados pelo universo poético popular brasileiro, os elementos centrais das criações do grupo se baseiam no pífano, na percussividade e na cenicidade para interação com o público. As vivências nas danças, nos ritmos e nos instrumentos tradicionais divididas com mestres da cultura popular do Brasil e da Europa, são levadas aos palcos mundo afora. Em toda sua trajetória, já se apresentaram e ministraram oficinas por aqui, pela França, Itália e Inglaterra em festivais, centros culturais, teatros, praças e escolas. As participações especiais contemplam shows de nomes importantes no cenário nacional – Chico César, Carlos Malta, Tião Carvalho, Pífanos de Caruaru, João do Pife, Irmãos Aniceto, Zé do Pife e as Juvelinas – e internacional – os grupos franceses L’Arrache Fanfarre, Maracaju e La Pifada.

SERVIÇO

Circulação de pré-lançamento do CD Na Pisada

Direção Artística: Flautins Matuá

Direção Musical: Esdras Rodrigues

Duração: 1h10

CAMPINAS

Quinta-feira, 04 de julho de 2019

Horário: 20h – Retirada de ingressos na bilheteria uma hora antes do show

SESI AMOREIRAS – Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália

Capacidade do Local: 360 lugares

Entrada Gratuita

Eventos

Peça infantil “Pingo D’Água” será apresentada em Guarulhos e Hortolândia com entrada gratuita

Publicado

em

pingoAgua

O espetáculo será apresentado gratuitamente no CEU Ponte Alta, em Guarulhos, e no Anfiteatro – EMEF Profª Marleciene Priscila P. Bonfim, em Hortolândia, dialogando com as crianças sobre a importância da preservação e uso responsável da água.

Guarulhos e Hortolândia recebem peça “Pingo D’Água” que fala com as crianças sobre a importância da água

Com patrocínio da empresa Patrus Transportes e apoio da Incentivar, além do ProAC, o espetáculo de artes cênicas “Pingo D’Água ” chega em Guarulhos e Hortolândia para inspirar as crianças a preservarem a água. 

No dia 15 de agosto de 2022 (segunda-feira), às 10h, 14h e 16h, o espetáculo de teatro infantil “Pingo D’Água” será apresentado com entrada gratuita no CEU Ponte Alta, que fica na Rua Pernambuco, n° 836 – Jardim Ponte Alta, em Guarulhos (SP).

E no dia 16 de agosto de 2022 (terça-feira), às 10h, 14h e 16h, o espetáculo será apresentado com entrada gratuita no Anfiteatro – EMEF Profª Marleciene Priscila P. Bonfim, que fica na Rua Maria de Lourdes Cangleriani Cancian, n° 92 – Jardim Remanso Campineiro – Hortolândia/SP.

Com a história de uma gota de água chamada Pingo, que precisará enfrentar Madame Polú e seu mordomo Sr. Sujeirinha para salvar as águas de um rio e a vida da floresta que o cerca, a peça traz para o universo infantil um assunto atual e de extrema importância no cotidiano: a preservação e uso responsável da água.

De uma forma poética e muito divertida, o espetáculo explica para as crianças como a água, este recurso natural tão precioso e indispensável à vida no planeta Terra, possui um enorme valor económico, ambiental e social, fundamental à sobrevivência humana e dos ecossistemas no nosso planeta.

O projeto é patrocinado pela Patrus Transportes, empresa presente em diversas regiões do Brasil, que comenta a importância de ações como essa: “Buscamos minimizar nosso impacto ambiental e contribuir para um mundo mais justo e inclusivo através de nossas ações sociais”.

Sobre o Patrus Transportes: Fundada em 1973, em Belo Horizonte – MG, a Patrus Transportes possui hoje mais de 85 unidades pelo Sul, Sudeste, Bahia, Sergipe e Ceará. Um negócio que começou pequeno e se tornou uma das transportadoras que mais investem em tecnologia no Brasil, com atuação com foco em ESG – Environmental, Social e Governance, e que conquistou a confiança de grandes clientes que representam as principais indústrias, e-commerces, marketplaces e distribuidores nacionais e internacionais, de diversos mercados de atuação.

A cultura da Patrus Transportes, nascida do empreendedorismo e esforço familiar, cultiva excelência, valorização das pessoas, tecnologia e ESG. Dedicação que se reflete na eficiência de seus processos e na qualidade dos serviços prestados, realizando desde a coleta na fábrica ou CD, o tracking da carga, e a entrega nas lojas, pontos de venda, distribuidores e endereços residenciais. 

SERVIÇO: Espetáculo “Pingo D’Água”

Sinopse: Pingo estava muito feliz. Depois de ter evaporado e virado nuvem, ele agora iria chover e voltar para sua casa, o rio. Mas durante esse caminho de retorno, esse pingo d’água acaba se deparando com um cenário triste, onde as florestas secas já não conseguem segurar os ninhos dos pássaros e nem dar frutos para servir de alimento, e as águas sujas adoecem os peixes. Tudo porque Madame Polú e seu mordomo Sr. Sujeirinha se apossaram das águas dos rios. Pingo precisará recrutar um exército de pinguinhos para tentar salvar esse rio. Será que as crianças da plateia poderão ajudar? 

Duração: 45 minutos

Classificação Livre

Grátis

Quando: 15 de agosto de 2022 (segunda-feira) – Horário: 10h, 14h e 16h

Onde: CEU Ponte Alta

Endereço: Rua Pernambuco, n° 836 – Jardim Ponte Alta I CEP: 07179-490 – Guarulhos – SP

Quando: 16 de agosto de 2022 (terça-feira) – Horário: 10h, 14h e 16h

Onde: Anfiteatro – EMEF Profª Marleciene Priscila P. Bonfim

Endereço: Rua Maria de Lourdes Cangleriani Cancian, n° 92 – Jardim Remanso Campineiro – Hortolândia/SP.

Continue Lendo

Eventos

Cemitério de Hortolândia prepara homenagem para o Dia dos Pais 

Publicado

em

Cemiterio

Tradicional Árvore da Homenagem será montada para os visitantes 

O Cemitério Parque Hortolândia irá preparar um espaço especial para aqueles que quiserem homenagear seus pais no próximo domingo, dia 14. Trata-se de uma árvore onde os visitantes podem escrever mensagens dedicadas aos seus entes queridos, em celebração à data.  

A Árvore da Homenagem é uma iniciativa tradicional que acontece há mais de 10 anos no cemitério e proporciona aos visitantes não só expressar seu carinho e agradecimento àquele que partiu, mas também eternizar em palavras suas memórias. Os visitantes poderão acompanhar a missa e o culto celebrados especialmente para a data. No Cemitério Parque Hortolândia a missa será às 8h, seguida de um culto às 10h.  

Para Isabella Soares, gestora das unidades cemiteriais, a pandemia adiou muitas dessas homenagens nos últimos dois anos, mas ainda é possível promover o reencontro com essas memórias. “Ficamos felizes em proporcionar esse gesto de carinho, para que as pessoas homenageiem as figuras paternas que marcaram sua trajetória. Amor de pai é único, zeloso e cheio de ensinamentos. Acreditamos que este amor atravessa o tempo e fica gravado em nossas mentes e corações, por isso essa iniciativa é uma forma de valorizar e celebrar a vida daqueles que não estão mais entre nós” ressalta Isabella.   

A recomendação é que os visitantes ainda mantenham todos os cuidados de prevenção à saúde como uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social, evitando aglomerações e contato físico.   

Em 2021 os cemitérios do Grupo Flamboyant, localizados em Hortolândia-SP e Mogi Mirim-SP, passaram a integrar o Grupo Zelo, umas das maiores empresas de serviços funerários do Brasil. O Grupo Zelo está hoje presente em 14 estados e no Distrito Federal, atuando em mais de 200 cidades brasileiras e com mais de 4 milhões de vidas asseguradas pelos seus planos. 

Cemitério Parque Hortolândia, em Hortolândia 

Programação 14/08/2022: 

– Árvore da Homenagem  

– Missa às 8h  

– Culto às 10h  

Horário de Visitação e da Administração: 

7h30 às 17h30 

Endereço: Estrada Carlos Roberto Prataviera, 1400. Jd. Nova Europa, Hortolândia/SP  

Continue Lendo

Eventos

Polo Beer Festival atrai mais de 40 mil pessoas

Publicado

em

O Polo Beer Festival, evento realizado no último final de semana, 6 e 7 de agosto, na Praça Carlos Gomes, atraiu cerca de 40 mil pessoas nos dois dias, segundo os organizadores. O festival foi uma realização do Polo Cervejeiro da Região Metropolitana de Campinas com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas e reuniu 30 cervejarias artesanais.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, destacou a importância econômica do Polo Cervejeiro. “Estamos muito felizes por essa oportunidade. É uma oportunidade de conhecer a cultura das cervejas regionais produzidas na cidade e região”, disse.

A edição deste ano foi a de Inverno, com opções de gastronomia, cerveja artesanal e atrações musicais. O Polo Cervejeiro da Região Metropolitana de Campinas foi criado em 2017 com o objetivo de buscar cada vez mais representatividade no mercado cervejeiro, disseminando essa cultura artesanal e oferecendo acesso a toda população aos mais variados estilos de cervejas com enorme diversidade de aromas, cores e sabores.

Hoje o Polo Cervejeiro RMC é composto por 39 cervejarias de todo porte. Essa união busca melhorias para o setor, o que acaba beneficiando toda a população da região com geração de empregos e movimentando toda uma cadeia produtiva.

Continue Lendo

Populares