Connect with us

Eventos

Concerto Show com Banda e Orquestra de Viola se apresenta neste domingo

Publicado

em

Centenário da Estação Jacuba

Programação pretende resgatar e valorizar tradição da música caipira

Este final de semana será de festa no Centro de Memórias “Professor Leovigildo Duarte Junior”, na Vila São Francisco, prédio da antiga Estação Ferroviária Jacuba, que completa 100 anos de início da operação de embarque e desembarque de trens na cidade. Para comemorar o centenário, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, promove entre os dias 31 de março e 02 de abril, diversas atrações culturais e artísticas com objetivo de entreter a população e resgatar na comunidade a importância da valorização das tradições históricas. No domingo (02/04), segundo dia de apresentações musicais e terceiro de programação festiva, haverá Café com Viola, Circuito Paulista de Violas, e Concerto Show com Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia e Banda Municipal de Hortolândia tocando juntos, entre outros artistas que se apresentam ao longo do dia, num convite à apreciação de modas e canções antigas.

A programação do domingo começa cedo, às 9h, com o Café com Viola do Centenário. A atividade Café com Viola acontece periodicamente no Centro de Memórias, com apresentação de música de raiz, duplas de violeiros e grupos de Catira, um tipo de dança típica sertaneja. Neste final de semana, o “Café com Viola” ganha um sabor à mais: o compositor hortolandense Anair de Castro Tolentino, conhecido como Jack, será homenageado. Ele é autor de diversas músicas de sucesso, como Caminheiro, do refrão “Caminheiro que lá vai indo / Pro rumo da minha terra / Por favor faça parada / Na casa branca da serra”, considerada um hino sertanejo e interpretada por cantores renomados, como Chitãozinho & Xororó e Sérgio Reis.

Às 14h, a programação prossegue com show da Banda Beauvoir, que foram finalistas do concurso de talentos promovido pelo Shopping Hortolândia. Os integrantes apresentam desde clássicos do rock/pop em novas versões, até músicas próprias num estilo bem livre. Às 16h, mais moda de viola com o Circuito Paulista de Viola. Comandado por Levi Ramiro, o Circuito traz nove músicos violeiros paulistas, que apresentam um verdadeiro espetáculo de música caipira tradicional. Às 17h30, DJs convidados animarão o público com música eletrônica.

Às 20h30, a Banda Municipal de Hortolândia, com regência do maestro Márcio Beltrami, se junta à Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia para encerrar a festividade pelo centenário da Estação Jacuba. A união dos músicos renderá um Concerto Show, com repertório de modas antigas que ainda encantam e, como o nome propõe, nunca saem de moda. O repertório e a programação completa deste domingo podem ser conferidos abaixo.

SERVIÇO:
Centenário da Estação Jacuba – Domingo (02/04)

9h – Café com Viola do Centenário e homenagem ao compositor Jack
14h – Banda Beauvoir
16h – Circuito Paulista de Viola, com Levi Ramiro
17h30 – DJ´s convidados
20h30 – Concerto Show com Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia e Banda Municipal de Hortolândia

Repertório do Concerto Show – Banda Municipal de Hortolândia e Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia
Vou Aonde Tem Amor (Bambico e Zezito)

Aranjo de Jônatas de Santana

Boiadeiro Errante (Teddy Vieira)

Ar. Eli Antônio Ferreira

Canarinho Prisioneiro (Ramon Carizo)
Ar. Jônatas de Santana

Caminheiro (Jack)
Ar. Eli Antônio Ferreira

Calix Bento (Tavinho Moura e Fernando)
Ar. Reinaldo dos Anjos

Chalana (Mario Zan e Arllindo Pinto)
Ar. Reinaldo dos Anjos

Empreitada Perigosa (Moacyr dos Santos e Jacózinho)
Ar. Jônatas de Santana

Meu Reino Encantado (Valdemar Reis e Vicente Machado)
Ar. Reinaldos dos Anjos

Vestido de Seda (Alcino Alves e Teodoro)
Ar. Rafael da Silva

Telefone Mudo (Dino Franco e Teodoro)
Ar. Rafael da Silva

Franguinho na Panela (Moacyr dos Santos e Paraido)
Ar. Ronaldo Marquetti

Menino da Porteira (Teddy Vieira e Luizinho)
Ar. Ronaldo Marquetti

Moreninha Linda (Tonico e Priminho)
Ar. Ronaldo Marquetti

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Eventos

1ª Festa do Dia dos Pais de Hortolândia acontece hoje

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Hortolândia promovo hoje(13) a 1ª Festa do Dia dos Pais, a partir das 14 horas, no Parque Socioambiental “Lago da Fé”, no Parque Gabriel.

E a grande atração da festa ficará por conta da dupla sertaneja Lourenço & Lourival. Eles que já utrapassaram a marca de 60 anos de carreira, gravou mais de 60 discos e CDs e são autores de cerca de 500 músicas, sendo referência entre as duplas da música raiz sertaneja em atividade.

Além do show com a dupla Lourenço & Lourival, a Festa do Dia dos Pais inclui muita música, poesia e esporte. O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia disponibilizará caixas de coleta de alimentos para a Campanha Hortolândia Solidária, que prevê atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade alimentar.

A programação pelo Dia dos Pais inicia a partir das 14h com apresentação da Banda Municipal de Hortolândia, com apresentação de concerto especial para os pais. Em seguida, às 14h45, haverá apresentação poética com o servidor municipal Ricardo Zanoni. A partir das 15 horas o evento recebe apresentação de capoeira. A Festa do Dia dos Pais terá ainda apresentação de jazz, orquestra de viola caipira, Quinteto Cultura e diversas apresentações musicais. Os presentes poderão conferir a feira de empreendedores do Projeto Ecosol (Economia Solidária), com barracas para venda de produtos artesanais e manufaturados, como bolsas, quadros, canecas, camisetas customizadas, turbantes, roupa pet, arte em madeira, tapetes e bijuterias. Terá ainda comércio de bolos e doces, crepe, donuts, salgados, hot dog, pastel, café, pipoca, milho, pamonha, sucos e caldo de cana.

SERVIÇO:
1º Festa do Dia dos Pais
Sábado (13/08), a partir das 14h
Parque Socioambiental “Lago da Fé”
Avenida Joaquim Martarolli, Parque Gabriel

Programação

14h Banda Municipal – Concerto especial para os pais
14h45 Poesia – Ricardo Zanoni
15h Capoeira
15h30 Jazz
16h Animação – Nana
16h30 Orquestra de Viola – Chico Amado
17h15 Apresentação Musical – Quinteto Cultura
18h30 Apresentação Musical – Vinicius Sobral
20h Show – Lourenço e Lourival

Continue Lendo

Eventos

WD faz dois shows gratuitos em Campinas

Publicado

em

wd-cantor

O cantor e compositor WD, que ficou conhecido no Brasil na 10ª temporada do The Voice, se prepara para duas apresentações em Campinas, sua cidade natal.

No dia 17 de agosto, quarta-feira, ele fará um ensaio aberto no Espaço Maria Monteiro, no Centro Cultural da Vila Padre Anchieta. O evento foi criado com o intuito de promover a cultura na comunidade de WD, com coleta de itens de higiene e alimentos para auxílio ao CPTI – Centro Promocional Tia Ileide –, instituição que auxilia crianças no contra turno da escola, oferecendo atividades de reforço escolar e atividades culturais.  

“Estou muito feliz de poder abrir um ensaio pra minha comunidade, um ensaio que é, para mim, um passo a mais para o reconhecimento do meu trabalho”, conta WD.  “Estamos vibrando de felicidade de poder, com esse ensaio aberto, apoiar uma ONG que me apoiou na minha adolescência”, completa.

E no dia 20 de agosto, sábado, WD será uma das atrações da Virada Cultural. O show será na Estação Cultura, palco principal do evento.

“Esse show é sobre você plantar, cuidar e colher, é sobre sonhar e entender que você precisa transformar sonhos em objetivos. Eu sou um artista do interior de São Paulo, que construiu esses 15 anos de carreira com o apoio da Região Metropolitana de Campinas. E hoje, poder ser uma das atrações principais da Virada Cultural da cidade, só mostra que a periferia venceu”, reflete WD. “Sou muito grato a todos os que fizeram esse sonho acontecer. Mãe, a senhora estava certa”, completa.

Acompanhado da banda e ballet completos, e com um timbre incomum e muita performance, o cantor traz para o repertório músicas de sua autoria, que falam muito sobre representatividade. Do set list farão parte as faixas Eu Sou, apresentada durante as audições às cegas do programa The Voice, e Periferia, lançada em junho e que já alcançou 1 milhão de views no Youtube. O set list passa também por sucessos de Beyoncé (Baby Boy e Freedom), Anitta (Envolver), Bon Jovi (Living on a Prayer), Sandra de Sá (Olhos Coloridos), IZA (Ginga e Pesadão), Imagine Dragon Pedro Sampaio e Xamã, além de gêneros musicais como funk e pagodão baiano.

WD tem mais de 85 mil ouvintes nas plataformas digitais, mais de 5 milhões de visualizações em seu canal oficial do Youtube e suas redes somam mais de 1 milhão de seguidores. Em abril deste ano, assinou contrato com a Universal Music para lançar seu primeiro álbum de estúdio, que vem em breve. Suas músicas trazem sempre reflexões e pautas existenciais.

Ainda na pré-adolescência, começou a cantar nas assembleias da igreja evangélica e passou a se destacar no meio. Montou um grupo na igreja, onde era o vocal principal, e gravou um DVD com público aproximado de 1000 pessoas, em uma praça em Campinas, onde nasceu.

Em 15 anos de carreira, além de dois EPs de músicas autorais, marcou presença em diversos formatos de realitys de música no Brasil, entre eles “Qual é o seu Talento”, “Ídolos” e “X-Factor Brasil”. Também participou do “Got Talent Uruguai”, chegando até a semifinal.

Serviço
Ensaio Aberto
Local: Espaço Maria Monteiro – Centro Cultural da Vila Padre Anchieta | Rua Dom Gilberto Pereira Lopes, s/n – Vila Padre Anchieta
Data: Dia 17 de agosto | quarta-feira
Horário: 19h
ENTRADA GRATUITA

Show Virada Cultural
Local: Estação Cultura | Praça Marechal Floriano, s/n – Centro
Data: dia 20 de agosto | sábado
Horário: 23h30
GRATUITO

Continue Lendo

Eventos

Bonecas personalizadas são atração em tradicional ação social na Festa de Agosto, em Socorro

Publicado

em

FestaAgosto

Tão tradicional como a Festa de Agosto (até 15/08), na Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística referência em aventura e ecoturismo, do Circuito das Águas Paulista – é a Barraca das Bonecas, que fica na praça da matriz, durante as festividades. É uma ação social realizada há anos, com o objetivo de captar recursos para o Fundo Social de Solidariedade de Socorro.

 Neste ano foram confeccionadas mais de 50 bonecas. Com tema livre, elas são vestidas e doadas por estabelecimentos comerciais da cidade.

A Cafeteria e Doçaria Empório Caipira também é estreante e a boneca retrata o traje de uma camponesa, uma mulher do campo, guerreira e ao mesmo tempo dócil, que carrega produtos artesanais, de qualidade e feitos com carinho. Assim como acontece na cafeteria. “Felizes por ajudarmos a manter a tradição da festa, embelezando e podendo ser fonte de receita para pessoas que precisam. É gratificante ser útil e encantar muitas crianças e famílias”, comenta a proprietária Fabiana Pavoni Martins.

Vitória é o nome da boneca do Camping Valle das Águas, que se rendeu à ação este ano. “Ela representa os dois anos sem Festa de Agosto e a oportunidade que estamos tendo de poder novamente comemorar nossa tradição, como um novo começo para todos que passaram pela pandemia”, explica a proprietária Roberta Bovi. Quem escolheu a roupa foi Clélia Mara de Oliveira e a ideia é aproveitar a oportunidade para incluir no hall de bonecas, uma inédita, a“campista”. “Queremos incentivar meninas e meninos ao campismo e ao contato com a natureza, pois temos na cidade um camping que muitos socorrenses ainda não conhecem”, diz Roberta.

Na terceira edição, a Drogaria Total vestiu a boneca de farmacêutica, que representa o cuidado e carinho da equipe com os clientes e trabalho árduo no combate à pandemia. “Temos um compromisso com a nossa cidade e acreditamos que estarmos envolvidos em ações que resgatem as suas tradições nos deixa mais próximos da população, principalmente quando elas possuem uma causa social, ajudando aqueles que mais precisam”, afirma a proprietária Letícia Leme, que batizou a boneca com o nome da mascote, Lelê, e foi produzida pela Estação Brazil.

Espaço do Artesanato fez a Jhully. Nosso logo é o Ipê Amarelo, ícone da nossa cidade, com todas as mãos dos artesãos, então a artesã Eliane Guilherme confeccionou o bolerinho da boneca com fuxicos amarelos e toda a modelagem foi produzida pela Julia Guilherme”, conta Julia Fagundes, coordenadora do Espaço. É o quinto ano que participam da ação.

A boneca da Pousada Caruaru foi inspirada na Caipirinha, por conta das festas juninas, muito comuns em junho nas cidades do nordeste, como Caruaru, homenageada no nome da pousada. Confeccionada pela irmã do proprietário da pousada, Djanira Maria, a ideia da boneca é transmitir diversão, alegria e manter viva a tradição das festas juninas no nordeste. “Ela foi feita por minha tia, que ama costurar vestidos de festas juninas para nós todos. Ela ama essa época do ano por conta das festas que fazemos aqui na pousada no mês de junho”, conta a administradora da pousada, Tatiana Santos.

Também veterano, o Moda Shopping de Fábrica participa das comemorações da festa da padroeira com bonecas desde 2001. A deste ano é a Malévola, personagem do filme, que passa a mensagem do empoderamento feminino e da felicidade estar na harmonia entre todos. A boneca teve a modelagem e confecção em tecido feita por Glaucia Balderi  e os detalhes em feltro e maquiagem de Pamela Beatriz Pereira.

Hotel Fazenda Campo dos Sonhos participa há pelo menos 15 anos. A “Camponesa”, boneca deste ano, foi feita pela costureira “Dona Peta” e a ideia é retratar as origens de Socorro, que foi majoritariamente formada por imigrantes italianos e portugueses. Isso é retratado por meio das cores do vestido. “É uma tradição do município passada de geração em geração e acreditamos que isso não pode se perder”, diz o proprietário, José Fernandes Franco.

Os hotéis fazenda Floresta do Lago e Portal do Sol apostaram no tema campo, uma alusão aos novos ciclos da natureza comparados ao ciclo pós pandemia que o mundo vive, festejar o retorno.  

Feira de Malhas também têm as respectiva representante entre as bonecas.

ASTUR – A Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP, que tem como objetivo a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas e o fomento do turismo de Socorro, sempre em consonância com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade. Na “Estância Hidromineral” – status conquistado por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, o que também dá o direito ao município de agregá-lo ao nome -, atualmente, são 80 empresas associadas de diversos setores turísticos como hospedagem, ecoturismo, atividades de aventura, turismo rural, gastronomia e compras.

Continue Lendo

Populares