Eventos

Chef Ricardo Barreira, do Vila Paraíso, “abusa” do tomate para criar os pratos do Festival Gastronômico de Inverno de Sousas e Joaquim Egídio

Com o desafio de elaborar pratos que tenham como protagonista o tomate da Garoa – cultivado pela associação de produtores agrológicos dos distritos -, o Chef Ricardo Barreira, do Restaurante Vila Paraíso, criou três receitas especiais para o Festival Gastronômico de Inverno dos Distritos de Sousas e Joaquim Egídio, em Campinas. Retomado após dois anos, a 16ª edição do evento acontece no período de 27 de junho a 31 de julho, com abertura oficial neste final de semana (24 a 26), na Praça Beira Rio, em Sousas.

“O tema do festival neste ano, Tomate da Garoa, exigiu que as casas usassem e abusassem dessa variedade produzida em nossa região em seus menus”, detalha Barreira. “Em cima desse desafio, criamos, para a entrada, o Carpaccio de tomates e torradas de pão rústico, feito com fermentação natural”, conta. Para o prato principal, a receita é o Ravioli de burrata ao molho de tomate italiano. E para fechar o menu do Festival, um Chesesecake com geleia especial de tomate.

Anuncio


O menu completo do Restaurante Vila Paraíso será servido por um valor fixo de R$ 75 todas as quintas, sextas e sábados (da 11h às 17h e das 19h à 0h) e aos domingos (11h às 17h). Já na abertura, neste final de semana, a casa servirá sua tradicional Paella caipira (R$ 20,00).

SOBRE OS DISTRITOS

Os distritos de Sousas e Joaquim Egídio, em Campinas, são conhecidos por reunir um dos mais completos polos gastronômicos da região Metropolitana de Campinas. Eles estão Inseridos em Área de Proteção Ambiental (APA), formadas entre montanhas e matas, flora e fauna nativas e antigos casarões e fazendas dos áureos tempos do café. A região possui um clima mais frio, que lembra Campos do Jordão e Sousas ao final do dia.

“Esse evento, tem como objetivo fomentar a cultura e o turismo, valorizar a economia local com os pequenos produtores e resgatar o sentimento festivo do período, trazendo a gastronomia de alta qualidade a preços populares, fortalecendo ainda mais os distritos como Polo Gastronômico”, pontua Jaime Marcelino Pissolato, atual presidente da Associação dos Dirigentes de Estabelecimentos de Gastronomia de Sousas e Joaquim Egídio – ADEGAS, entidade que organiza o festival.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo