Eventos

Centro de Memória de Hortolândia abre para visitação, com restrições, neste fim de semana e disponibiliza vídeo de tour virtual

Público poderá visitar presencialmente o espaço das 9h às 16h, ou ainda assistir um vídeo de visita guiada ao local, que será exibido nesta sexta-feira (27/08), às 18h, no canal do YouTube da Secretaria de Cultura

Você está com saudade de fazer passeios presenciais? A Prefeitura de Hortolândia tem uma dica para este fim de semana. O Centro de Memória

Anuncio


Professor Leovigildo Duarte Junior, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco, abrirá para visitação, neste sábado e domingo (28 e 29/08), das 9h às 16h.

A Prefeitura salienta que a visitação será feita com restrições em virtude da pandemia do Coronavírus. Será permitida a entrada de quatro pessoas por vez no espaço. O público deverá seguir os protocolos sanitários, que incluem uso obrigatório de máscara e distanciamento. O centro disponibiliza na entrada álcool em gel para higienização das mãos.

Quem preferir, também poderá fazer um tour on-line pelo Centro de Memória. Nesta sexta-feira (27/08), às 18h, será disponibilizado no canal do YouTube da Secretaria de Cultura (CLIQUE AQUI) um vídeo de visita guiada pelo local. O vídeo foi produzido pela produtora Rumo Audiovisual e é um dos projetos contemplados pela lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, grupos, empresas e profissionais dos setores artístico-culturais do município afetados pela pandemia do Coronavírus, e que contam com o apoio da Prefeitura de Hortolândia.

SABORES DE HORTOLÂNDIA

O Centro de Memória está com a exposição “Sabores de Hortolândia – Uma Mistura de Temperos, Histórias e Culturas”. A exposição foi inaugurada em dezembro de 2019, por ocasião da cerimônia de premiação do Prêmio Jacuba, realizada pela Secretaria de Cultura em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, que escolheu o estabelecimento gastronômico da cidade que fez o melhor prato criado com mel, cachaça e farinha de mandioca, os três ingredientes da receita do pirão jacuba. De acordo com pesquisa feita pela Secretaria de Cultura, Hortolândia era ponto de pouso e parada de tropeiros no século 19. Nestas ocasiões, eles consumiam a jacuba. O prêmio foi uma ação que integrou o lançamento da 2ª edição do roteiro gastronômico “Sabores de Hortolândia”, promovido em 2019 pela Prefeitura, que contou com 110 estabelecimentos gastronômicos da cidade inscritos.

A exposição mostra o aspecto histórico-cultural da alimentação. Também são abordados temas como gastronomia e saúde. A exposição tem vídeos relacionados com o tema e uma mesa com potes contendo temperos e especiarias. Outro atrativo da exposição é um cantinho de leitura (foto) em homenagem à poetisa goiana Cora Coralina (1889-1985), que também se notabilizou por ser uma doceira talentosa. Em vários de seus poemas e contos, Coralina fez referência a alimentos. O cantinho tem ainda livros da poetisa, de receitas culinárias, gastronomia e sobre temas relacionados à alimentação.

Além de se deliciar com a exposição, o visitante poderá conhecer um pouco a história da antiga Estação Jacuba e do município ao conferir objetos, fotos e materiais antigos que integram o acervo do Centro de Memória. O espaço ocupa o prédio da antiga Estação Ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo