14 de junho de 2024
Eventos

Casimiro dos Reis, ginecologista e obstetra, fala sobre saúde da mulher para estudantes de Hortolândia

Ex-presidente da Federação Médica Brasileira e especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o médico Casimiro dos Reis fará duas palestras nesta semana em Hortolândia, voltadas para estudantes da Escola Estadual Maristela Carolina Merllin. O tema abordado será Saúde da Mulher, um assunto de grande importância para a prevenção de doenças e a qualidade de vida, especialmente para jovens e adolescentes.

Entre os focos das palestras, que aocntecem nesta terça-feira e na quinta-feira 30, o ginecologista Casemiro Reis vai abordar temas como câncer na mulher. De acordo com ele, o câncer mais frequente nas mulheres é o de mama, o segundo entre as causas de mortes, seguido do colo do útero. O câncer de pulmão, líder entre as causas de mortes entre as mulheres, também é bastante preocupante. Excluindo os fumantes, a incidência entre as mulheres é três vezes maior em relação ao homem.

“A grande prevenção que as mulheres devem tomar contra o câncer de colo de útero são os exames Papanicolau e a vacina contra HPV e em relação ao câncer de Mama, são o autoexame útero e sonografia, até os 40 anos, e a Mamografia após os 40 anos”.

Outro detalhe que as mulheres devem ficar atentas, alerta ele, é em relação às doenças sexualmente transmissíveis, conhecidas como DST. “As mulheres estão muito mais sujeitas a estas doenças que os homens”.

Segundo o médico Casemiro Reis, que traz na bagagem mais de 35 anos de trabalho junto às mulheres como ginecologista e um intenso trabalho junto à comunidade médica, “é extremamente fundamental que as mulheres comecem a dar importância aos cuidados às doenças desde cedo”, como forma preventiva à sua saúde.

Para ele, quanto maior a quantidade de informações confiáveis que as jovens e adolescentes tiverem, melhor será para a vida delas no futuro. “A saúde da mulher é muito mais que saúde reprodutiva, englobando o bem estar, físico, social e psíquico da mulher”.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98