Tão tradicional como a Festa de Agosto (até 15/08), na Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística referência em aventura e ecoturismo, do Circuito das Águas Paulista – é a Barraca das Bonecas, que fica na praça da matriz, durante as festividades. É uma ação social realizada há anos, com o objetivo de captar recursos para o Fundo Social de Solidariedade de Socorro.
Neste ano foram confeccionadas mais de 50 bonecas. Com tema livre, elas são vestidas e doadas por estabelecimentos comerciais da cidade.
A Cafeteria e Doçaria Empório Caipira também é estreante e a boneca retrata o traje de uma camponesa, uma mulher do campo, guerreira e ao mesmo tempo dócil, que carrega produtos artesanais, de qualidade e feitos com carinho. Assim como acontece na cafeteria. “Felizes por ajudarmos a manter a tradição da festa, embelezando e podendo ser fonte de receita para pessoas que precisam. É gratificante ser útil e encantar muitas crianças e famílias”, comenta a proprietária Fabiana Pavoni Martins.
Vitória é o nome da boneca do Camping Valle das Águas, que se rendeu à ação este ano. “Ela representa os dois anos sem Festa de Agosto e a oportunidade que estamos tendo de poder novamente comemorar nossa tradição, como um novo começo para todos que passaram pela pandemia”, explica a proprietária Roberta Bovi. Quem escolheu a roupa foi Clélia Mara de Oliveira e a ideia é aproveitar a oportunidade para incluir no hall de bonecas, uma inédita, a“campista”. “Queremos incentivar meninas e meninos ao campismo e ao contato com a natureza, pois temos na cidade um camping que muitos socorrenses ainda não conhecem”, diz Roberta.
Na terceira edição, a Drogaria Total vestiu a boneca de farmacêutica, que representa o cuidado e carinho da equipe com os clientes e trabalho árduo no combate à pandemia. “Temos um compromisso com a nossa cidade e acreditamos que estarmos envolvidos em ações que resgatem as suas tradições nos deixa mais próximos da população, principalmente quando elas possuem uma causa social, ajudando aqueles que mais precisam”, afirma a proprietária Letícia Leme, que batizou a boneca com o nome da mascote, Lelê, e foi produzida pela Estação Brazil.
O Espaço do Artesanato fez a Jhully. “Nosso logo é o Ipê Amarelo, ícone da nossa cidade, com todas as mãos dos artesãos, então a artesã Eliane Guilherme confeccionou o bolerinho da boneca com fuxicos amarelos e toda a modelagem foi produzida pela Julia Guilherme”, conta Julia Fagundes, coordenadora do Espaço. É o quinto ano que participam da ação.
A boneca da Pousada Caruaru foi inspirada na Caipirinha, por conta das festas juninas, muito comuns em junho nas cidades do nordeste, como Caruaru, homenageada no nome da pousada. Confeccionada pela irmã do proprietário da pousada, Djanira Maria, a ideia da boneca é transmitir diversão, alegria e manter viva a tradição das festas juninas no nordeste. “Ela foi feita por minha tia, que ama costurar vestidos de festas juninas para nós todos. Ela ama essa época do ano por conta das festas que fazemos aqui na pousada no mês de junho”, conta a administradora da pousada, Tatiana Santos.
Também veterano, o Moda Shopping de Fábrica participa das comemorações da festa da padroeira com bonecas desde 2001. A deste ano é a Malévola, personagem do filme, que passa a mensagem do empoderamento feminino e da felicidade estar na harmonia entre todos. A boneca teve a modelagem e confecção em tecido feita por Glaucia Balderi e os detalhes em feltro e maquiagem de Pamela Beatriz Pereira.
O Hotel Fazenda Campo dos Sonhos participa há pelo menos 15 anos. A “Camponesa”, boneca deste ano, foi feita pela costureira “Dona Peta” e a ideia é retratar as origens de Socorro, que foi majoritariamente formada por imigrantes italianos e portugueses. Isso é retratado por meio das cores do vestido. “É uma tradição do município passada de geração em geração e acreditamos que isso não pode se perder”, diz o proprietário, José Fernandes Franco.
Os hotéis fazenda Floresta do Lago e Portal do Sol apostaram no tema campo, uma alusão aos novos ciclos da natureza comparados ao ciclo pós pandemia que o mundo vive, festejar o retorno.
A Feira de Malhas também têm as respectiva representante entre as bonecas.
ASTUR – A Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP, que tem como objetivo a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas e o fomento do turismo de Socorro, sempre em consonância com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade. Na “Estância Hidromineral” – status conquistado por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, o que também dá o direito ao município de agregá-lo ao nome -, atualmente, são 80 empresas associadas de diversos setores turísticos como hospedagem, ecoturismo, atividades de aventura, turismo rural, gastronomia e compras.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98