Eventos

Bloco Tomá na Banda desfila no sábado(02) no Cambuí

O tradicional bloco Tomá na Banda, desfina pelas ruas do Cambuí no sábado(02/03), com concentração no Centro de Convivência.

O trajeto passará pelas ruas Antônio Cezarino, Rua General Osório, Av. Anchieta, Rua Benjamin Constant, Av. Francisco Glicério, Rua Conceição, com chegada no Centro de Convivência.

Anuncio


História

O tradicional bloco surgiu em uma madrugada de 1985. Na mesa de um bar, no Cambuí, um grupo de amigos, inconformados com a solidão das ruas campineiras às vésperas de Carnaval, decidiu que a cidade merecia alguma animação.

Os planos viraram projeto quando o extinto Bar Ilustrada promoveu uma feijoada para arrecadar fundos para a criação de uma banda de Carnaval. O nome escolhido é uma brincadeira em alusão à maldosa fama de Campinas. Na estreia, os carnavalescos contrataram quatro músicos da banda da Polícia Militar para animar a festa em frente ao famoso Ilustrada, comandado por Camilo de Lellis Chagas. A casa era um ícone da vanguarda cultural campineira, de 1985 a 1995, trazendo a Campinas artistas reconhecidos nacional e internacionalmente, como Arrigo Barnabé, Jards Macalé, Cida Moreira, Vania Bastos, Passoca, Tom Zé, Paulinho Nogueira, Luis Melodia, entre outros, além de ceder espaço na época para apresentações de teatro, artes circense etc.

No fim daquela festa de estreia, já noite alta e as ruas vazias, dez boêmios decidiram que Carnaval não era só aquilo e saíram cantando e dançando pelas ruas do Centro. Quando voltaram ao bar, perceberam que uma pequena multidão de mendigos e outros frequentadores da madrugada havia engrossado o cortejo, surgindo daí o Tomá na Banda, inspirado em bandas famosas como a Banda de Ipanema do Rio de Janeiro e tantas outras. Estava criado o bloco. Desde então, nos sábados de Carnaval, o Tomá na Banda desfila pelas ruas do Cambuí e Centro.

Serviço:

Bloco Tomá na Banda
Local: concentração no Centro de Convivência. Praça Imprensa Fluminense, s/n, Cambuí – Campinas
Data: 02/03
Horário: a partir das 14h

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo