Connect with us

Eventos

AMAAH-SP integra famílias em evento de conscientização sobre o autismo

Avatar de Redação G.

Published

on

AMAAH SP integra familias em evento de conscientizacao sobre o autismo

Encontro com palestras e atividades lúdicas será, neste sábado (02/04), Dia Mundial do Autismo, no Parque Chico Mendes, em Hortolândia, a partir das 8h

No Dia Mundial o Autismo, celebrado neste sábado (02/04), a AMAAH-SP (Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Hortolândia) reunirá famílias de autistas e a comunidade numa manhã de integração e conscientização sobre o TEA (Transtorno do Expectro Austista). O evento “AMAAH Abril Azul” será das 8h às 12h, no Parque Socioambiental Chico Mendes, localizado na Avenida Olívio Franceschini, s/nº, Centro. A atividade faz parte da campanha “Abril Azul de Conscientização sobre o Autismo” e conta com o apoio da Prefeitura de Hortolândia. Fundada em 2020, a AMAAH-SP atende 133 famílias de pessoas com TEA.

Anuncio


De acordo com a diretora-presidente da AMAAH-SP, Priscila Silvana de Paula Silva, durante toda a manhã, os convidados poderão participar de palestras, atividades lúdicas, sensoriais, construtivas, por meio de oficinas dirigidas, relacionadas ao Dia Mundial do Autismo, em ambiente aberto, seguro, controlado e arejado.

Priscila observa que as atividades do AMAAH-SP Abril Azul visam conscientizar a população sobre o autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Advertisement

“O Dia Mundial da Conscientização do autismo foi criado pela ONU, em 2007, com o intuito de alertar a sociedade e governantes sobre o transtorno do neurodesenvolvimento, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos”, contextualiza Priscila.

“Nosso objetivo, com esse evento em Hortolândia, é mobilizar as famílias dos autistas e toda a comunidade buscando a inclusão como caminho para a construção de uma sociedade mais igualitária e consciente através de debates, discussões e atividades”, completa a diretora-presidente da AMAAH-SP.

Também faz parte da programação para marcar a data, a soltura de balões azuis, carregando sementes. De acordo com Priscila, a cor foi escolhida para representar o autismo porque o TEA prevalece mais em meninos que meninas, segundo estudos. Além disso, no autismo, o azul estimula o sentimento de calma e de maior equilíbrio, tão importantes para o bem estar da pessoa com TEA.

EXPERIÊNCIA VIRA APOIO

Advertisement

A AMAAH foi fundada em setembro de 2020. Priscila, que é mãe de um menino autista, de 13 anos de idade, resolveu transformar sua experiência em apoio a outras mães e familiares que cuidam de pessoas com TEA.

Para acolher os autistas e seus familiares, a AMAAH-SP conta com uma rede de apoio multidisciplinar voluntária formada por fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagogo, advogados, dentre outros.

A entidade apoia pessoas em busca de orientação sobre como confirmar o diagnóstico, tratamento, auxílio psicológico e assistencial. Também fornece cestas básicas, cujos alimentos são doados por voluntários, para famílias de autistas de baixa renda.

Além disso, encaminha famílias para atendimento em clínicas particulares parceiras e para serviços da Prefeitura como CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) e o CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial).

Advertisement

A Associação também mantém um grupo de acolhimento pelo Telegram e terapia mensal em grupo, pelo Google Meet, trabalho voluntário realizado por uma psicóloga.

UTILIDADE PÚBLICA

Neste mês, a Associação conquistou o título de utilidade pública, que significa o reconhecimento do Poder Público local de que a entidade desenvolve trabalho social, sem fins lucrativos, com prestação de serviços importantes à comunidade.

O título credencia a AMAAH-SP a receber recursos financeiros da Prefeitura, além de garantir mais credibilidade à entidade na captação de recursos junto a empresas. Por enquanto, a entidade funciona na casa da Priscila, no bairro Remanso Campineiro. A associação luta para ter uma sede própria e, assim, ampliar o atendimento.

Advertisement

MAIS INFORMAÇÕES:

AMAAH-SP

(19) 99346-5761

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Eventos

Inscreva-se gratuitamente para o Vem de Bike Hortolândia, ainda dá tempo!

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Vem de Bike Hortolândia

A 6ª edição do Vem de Bike Hortolândia já tem quase mil inscritos. O evento ciclístico tradicional será no dia 5 de maio, às 7h e o passeio terá largada no trecho sob a icônica Ponte da Esperança (estaiada).

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, o evento é voltado para pessoas de todas as idades e de diversas localidades. Além da oportunidade de desfrutar de um passeio ciclístico em um ambiente seguro e convidativo, os participantes têm a opção de contribuir com o Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, doando 1 kg de alimento não perecível no dia do evento.

Anuncio


O “Vem de Bike” tem como propósito fomentar a mobilidade ativa e a sustentabilidade, oferecendo aos participantes a chance de explorar os principais pontos da cidade pedalando em um trajeto especialmente planejado para promover o bem-estar e o contato com a natureza.

Inscreva-se na 6ª edição do Vem de Bike Hortolândia

As inscrições continuam abertas e são gratuitas, podendo ser realizadas por meio deste LINK, onde os participantes também receberão uma camiseta exclusiva.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Eventos

Corrida Solidariedade em Movimento acontecerá em Hortolândia no próximo mês: confira como se inscrever

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Corrida Solidariedade em Movimento

No dia 26 de maio, acontecerá a Corrida Solidariedade em Movimento, um evento que une esporte e solidariedade em uma causa nobre. As inscrições podem ser feitas entre os dias 2 e 9 de maio, através deste LINK. Serão disponibilizadas mil vagas para os participantes.

A largada será às 7h30, na avenida Panaíno, no cruzamento com a avenida Antônio da Costa Santos, em Hortolândia.

Retirada dos kits da Corrida Solidariedade em Movimento

Anuncio


A retirada dos kits da prova está agendada para o dia 25 de maio, um sábado, no Estacionamento do GoodBom, localizado na Emancipação, das 9h às 15h. Para retirar o kit, é necessário realizar a doação de 1kg de alimento não perecível. Os participantes devem levar um documento com foto ou o comprovante de inscrição.

A premiação será distribuída para os melhores colocados, com troféus para os primeiros cinco colocados masculino e feminino na classificação geral, bem como para as três maiores equipes.

Advertisement

Além disso, haverá troféus para os três primeiros colocados masculino e feminino em cada categoria, divididas por faixa etária: 16 a 29 anos, 30 a 39 anos, 40 a 49 anos, 50 a 59 anos, 60 a 69 anos, e 70 anos em diante.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Eventos

3ª edição do Literalendo é evento gratuito e chega em breve em Hortolândia

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

3ª edição do Literalendo

O 3ª edição do Literalendo acontecerá no dia 26 de maio, no Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, localizado no Jardim Nossa Senhora de Fátima, em Hortolândia.

Este evento literário promete integrar as comemorações do aniversário de 33 anos da cidade, sob o tema “A Leitura e seus mundos” e está programado para ocorrer das 10h às 17h, oferecendo uma série de atrações para todos os públicos.

Mais detalhes sobre a 3ª edição do Literalendo

Anuncio


Uma das atrações mais esperadas é a distribuição gratuita de livros para os estudantes matriculados na rede municipal de ensino, além das escolas parceiras do programa Bolsa Creche e da OSC Maria do Carmo. E o público também poderá apreciar exposições de trabalhos pedagógicos e culturais ao longo do parque.

Além disso, haverá apresentação musical da atriz e professora de teatro Carla Fioroni, conhecida por sua participação na novela juvenil “Chiquititas” (SBT) e na peça teatral “Trair e coçar é só começar”.

Advertisement

O Literalendo não é o único evento literário planejado pela Administração Municipal. No dia 24 de maio, está prevista a realização do tradicional “14º Hortolendo nas escolas”, que acontecerá nas próprias unidades de ensino.

Com foco na comunidade escolar, incluindo crianças, jovens, adultos, familiares e profissionais da educação, a festa literária promete enriquecer o ambiente educacional com atividades e experiências voltadas para o universo dos livros e da leitura.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

curso de jardinagem curso de jardinagem
Cursos2 horas ago

Inscrições gratuitas para curso de Jardinagem em Hortolândia

As inscrições gratuitas para o curso de Jardinagem em Hortolândia já começaram. A iniciativa visa qualificar profissionais e promover o...

Futebol Amador de Hortolândia Futebol Amador de Hortolândia
Esportes2 horas ago

Rodada promete ótimas disputas no Futebol Amador de Hortolândia, que acontece este fim de semana

O futebol amador de Hortolândia tem grandes confrontos neste fim de semana, em torneios de diversas categorias, como o Supermaster....

Copa Hortolândia de Judô Copa Hortolândia de Judô
Esportes3 horas ago

Copa Hortolândia de Judô começa amanhã (20), com a presença de grandes atletas da região

A Copa Hortolândia de Judô, evento organizado pela Federação Paulista da modalidade em colaboração com a Prefeitura Municipal, começará amanhã...

Jardim Minda Jardim Minda
Policial4 horas ago

Furto de celular em padaria do Jardim Minda termina com homem preso

Na tarde de ontem (18), uma equipe policial recebeu informações de que o ocupante de um veículo que estaria envolvido...

prisão prisão
Policial4 horas ago

Tentativa de fuga e prisão: homem é detido em Sumaré conduzindo moto roubada

Na manhã de ontem (18), a polícia de Sumaré foi até o Jardim Nova Esperança após receber um alerta sobre...

viaduto viaduto
Nossa Região5 horas ago

Caminhão fica preso em viaduto de Campinas e causa congestionamento

O viaduto da Rodovia Francisco Von Zuben (SP-91), em Campinas, ficou ‘travado’ na tarde de hoje (19), por conta de...

3ª feirinha pet 3ª feirinha pet
Nossa Cidade5 horas ago

3ª Feirinha Pet em Hortolândia acontece amanhã, com adoções gratuitas: saiba endereço e horário do evento

Amanhã (20), acontecerá a 3ª Feirinha Pet, novamente no estacionamento do Shopping Hortolândia, a partir das 10h. Lembrando que o...

Advertisement
cinema

Populares