Eventos

AMAAH celebra o Dia mundial do Autismo com evento neste domingo(02) no Pq Chico Mendes

conscientização sobre o autismo

No Dia Mundial do Autismo, celebrado neste domingo (02/04), a AMAAH-SP (Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Hortolândia) reunirá pelo segundo ano, famílias de autistas e a comunidade numa manhã de integração e conscientização sobre o TEA (Transtorno do Espectro Austista). O evento “AMAAH Abril Azul” será das 9h às 13h, no Parque Socioambiental Chico Mendes, localizado na Avenida Olívio Franceschini, s/nº, Centro. A atividade faz parte da campanha “Mais informação, menos preconceito” e conta com o apoio da Prefeitura de Hortolândia. Fundada em 2020, a AMAAH-SP atende 240 famílias de pessoas com TEA.

De acordo com a presidente da AMAAH-SP, Priscila Silvana de Paula Silva, durante toda a manhã, os convidados poderão participar de atividades lúdicas, sensoriais e construtivas, por meio de oficinas dirigidas, relacionadas ao Dia Mundial do Autismo, em ambiente aberto, seguro, controlado e arejado.

Priscila observa que as atividades do AMAAH-SP Abril Azul visam conscientizar a população sobre o autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

“O Dia Mundial da Conscientização do autismo foi criado pela ONU, em 2007, com o intuito de alertar a sociedade e governantes sobre o transtorno do neurodesenvolvimento, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos”, contextualiza Priscila.

“Nosso objetivo, com esse evento em Hortolândia, é mobilizar as famílias dos autistas e toda a comunidade buscando a inclusão como caminho para a construção de uma sociedade mais igualitária e consciente através de debates, discussões e atividades”, completa a presidente da AMAAH-SP.

Também faz parte da programação para marcar a data, a soltura de balões azuis, carregando sementes. De acordo com Priscila, a cor foi escolhida para representar o autismo porque o TEA prevalece mais em meninos que meninas, segundo estudos. Além disso, no autismo, o azul estimula o sentimento de calma e de maior equilíbrio, tão importantes para o bem estar da pessoa com TEA.

EXPERIÊNCIA VIRA APOIO

A AMAAH foi fundada em setembro de 2020. Priscila, que é mãe de um menino autista, de 14 anos de idade, resolveu transformar sua experiência em apoio a outras mães e familiares que cuidam de pessoas com TEA.

Para acolher os autistas e seus familiares, a AMAAH-SP conta com uma rede de apoio multidisciplinar voluntária formada por fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagogo, advogados, dentre outros.

A entidade apoia pessoas em busca de orientação sobre como confirmar o diagnóstico, tratamento, auxílio psicológico e assistencial. Também fornece cestas básicas, cujos alimentos são doados por voluntários, para famílias de autistas de baixa renda.

A Associação também mantém um grupo de acolhimento pelo Telegram e terapia mensal em grupo, pelo Google Meet, trabalho voluntário realizado por uma psicóloga.

UTILIDADE PÚBLICA

A Associação já conquistou o título de Utilidade Pública, que significa o reconhecimento do Poder Público local de que a entidade desenvolve trabalho social, sem fins lucrativos, com prestação de serviços importantes à comunidade.

O título credencia a AMAAH-SP a receber recursos financeiros da Prefeitura, além de garantir mais credibilidade à entidade na captação de recursos junto a empresas. 

MAIS INFORMAÇÕES:
AMAAH-SP
(19) 99346-5761

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98