Connect with us

Eventos

AMAAH celebra o Dia mundial do Autismo com evento neste domingo(02) no Pq Chico Mendes

Publicado

em

conscientização sobre o autismo

No Dia Mundial do Autismo, celebrado neste domingo (02/04), a AMAAH-SP (Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Hortolândia) reunirá pelo segundo ano, famílias de autistas e a comunidade numa manhã de integração e conscientização sobre o TEA (Transtorno do Espectro Austista). O evento “AMAAH Abril Azul” será das 9h às 13h, no Parque Socioambiental Chico Mendes, localizado na Avenida Olívio Franceschini, s/nº, Centro. A atividade faz parte da campanha “Mais informação, menos preconceito” e conta com o apoio da Prefeitura de Hortolândia. Fundada em 2020, a AMAAH-SP atende 240 famílias de pessoas com TEA.

De acordo com a presidente da AMAAH-SP, Priscila Silvana de Paula Silva, durante toda a manhã, os convidados poderão participar de atividades lúdicas, sensoriais e construtivas, por meio de oficinas dirigidas, relacionadas ao Dia Mundial do Autismo, em ambiente aberto, seguro, controlado e arejado.

Anuncio

Priscila observa que as atividades do AMAAH-SP Abril Azul visam conscientizar a população sobre o autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

“O Dia Mundial da Conscientização do autismo foi criado pela ONU, em 2007, com o intuito de alertar a sociedade e governantes sobre o transtorno do neurodesenvolvimento, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos”, contextualiza Priscila.

Advertisement

“Nosso objetivo, com esse evento em Hortolândia, é mobilizar as famílias dos autistas e toda a comunidade buscando a inclusão como caminho para a construção de uma sociedade mais igualitária e consciente através de debates, discussões e atividades”, completa a presidente da AMAAH-SP.

Também faz parte da programação para marcar a data, a soltura de balões azuis, carregando sementes. De acordo com Priscila, a cor foi escolhida para representar o autismo porque o TEA prevalece mais em meninos que meninas, segundo estudos. Além disso, no autismo, o azul estimula o sentimento de calma e de maior equilíbrio, tão importantes para o bem estar da pessoa com TEA.

EXPERIÊNCIA VIRA APOIO

A AMAAH foi fundada em setembro de 2020. Priscila, que é mãe de um menino autista, de 14 anos de idade, resolveu transformar sua experiência em apoio a outras mães e familiares que cuidam de pessoas com TEA.

Advertisement

Para acolher os autistas e seus familiares, a AMAAH-SP conta com uma rede de apoio multidisciplinar voluntária formada por fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagogo, advogados, dentre outros.

A entidade apoia pessoas em busca de orientação sobre como confirmar o diagnóstico, tratamento, auxílio psicológico e assistencial. Também fornece cestas básicas, cujos alimentos são doados por voluntários, para famílias de autistas de baixa renda.

A Associação também mantém um grupo de acolhimento pelo Telegram e terapia mensal em grupo, pelo Google Meet, trabalho voluntário realizado por uma psicóloga.

UTILIDADE PÚBLICA

Advertisement

A Associação já conquistou o título de Utilidade Pública, que significa o reconhecimento do Poder Público local de que a entidade desenvolve trabalho social, sem fins lucrativos, com prestação de serviços importantes à comunidade.

O título credencia a AMAAH-SP a receber recursos financeiros da Prefeitura, além de garantir mais credibilidade à entidade na captação de recursos junto a empresas. 

MAIS INFORMAÇÕES:
AMAAH-SP
(19) 99346-5761

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

viatura da PM viatura da PM
Nossa Cidade3 horas ago

Motociclista é atingido por viatura da PM em alta velocidade no Pq. Orestes Ôngaro, em Hortolândia

Na noite de ontem (29), uma viatura da PM bateu em uma moto enquanto perseguia outro veículo no bairro Pq....

PagueMenos PagueMenos
Nossa Região6 horas ago

Vem ai Festival de Panelas e Frigideiras

Duas peças fundamentais na hora de cozinhar, Panelas e Frigideiras fazem parte do próximo festival da Rede de Supermercados Pague...

Wet’n Wild Wet’n Wild
Nossa Região6 horas ago

Wet’n Wild com entrada gratuita amanhã (01): confira como conseguir seu ingresso

Amanhã (01), o parque aquático Wet’n Wild, situado em Itupeva, a apenas 30 minutos de Campinas, celebrará o Dia do...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil7 horas ago

Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 6,5 milhões

A Caixa Econômica Federal realiza na noite desta terça-feira (30) o sorteio da Mega-Sena 2719, com prêmio principal estimado em...

e-Titulo Eleitor e-Titulo Eleitor
Brasil18 horas ago

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a...

semifinais semifinais
Esportes21 horas ago

Semifinais definidas na categoria Supermaster do futebol amador de Hortolândia

C.V.A, Moleque Travesso, Internacional e San Marino são as equipes que garantiram vaga nas semifinais do Campeonato de Futebol Amador...

saneamento básico saneamento básico
Nossa Cidade21 horas ago

Confira a região de Hortolândia que recebeu reforço de saneamento básico

A parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e a Sabesp segue forte para um desenvolvimento inteligente e sustentável, com foco...

Advertisement
cinema

Populares