O 3º Hortolândia tem Angola é uma iniciativa da Escola de Capoeira Angola Resistência sob a organização do Contra Mestre Léo Lopes e da Trenel Gabi, sob orientação de Mestre Topete. O evento é uma celebração ao pioneirismo do trabalho de difusão e valorização da cultura da Capoeira Angola na cidade, que desde 2012 vem se desenvolvendo.

“Do Pantanal ao Litoral: Caminhos da Resistência” é o tema do evento deste ano que promove o encontro com referencias da Capoeira Angola advindas de Campo Grande(MS), Itaquera(SP), Campinas(SP), Jacarei(SP), e Caraguatatuba(SP) que se reunirão no interior da grande & pequena Hortolândia/SP para compartilhar saberes e emoções.

Unindo vozes desde o pantanal matogrossense até o litoral norte, passando pela capiltal e interior paulista. E nestes tempos de incertezas e desafios, vamos aprofundar e fortalecer nossas reflexões sobre a luta contra o racismo sob a luz da visão de uma Jovem Mulher Negra.

Venha vivenciar estes três dias de cultura, sabedoria e compartilhamento de boas energias com a presença de Mestre Pequeno (MS), Mestre Zé Baiano, M. Raimundinho, M. Moreno, M. Topete e da historiadora Taina Silva Santos.

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS

Valdisinei Ribeiro Lacerda, conhecido por todos como Mestre Topete, nasceu em 08 de janeiro de 1971, na cidade de Cambira, no Estado de Paraná. Sua mãe chamava-se Maria das Graças Ribeiro Lacerda e seu pai, Francisco Pucinheira Lacerda, tem três irmãs e um irmão, Sidney Ribeiro Lacerda, que faleceu aos 19 anos em 1989.

José Leandro Leite, nasceu em 1972 na cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul. Conheceu a Capoeira em 1981 num bairro chamado Vila Iaiá. Aos domingos ia jogar futebol de travinha, onde encontrava sempre um pessoal tocando berimbau e jogando Capoeira. Jogava futebol a tarde inteira, e quando ia embora, observava que os capoeiristas continuavam lá.

José Leandro Leite, nasceu em 1972 na cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul. Conheceu a Capoeira em 1981 num bairro chamado Vila Iaiá. Aos domingos ia jogar futebol de travinha, onde encontrava sempre um pessoal tocando berimbau e jogando Capoeira. Jogava futebol a tarde inteira, e quando ia embora, observava que os capoeiristas continuavam lá.

José Joaquim de Andrade Filho é Fundador da Escola de Capoeira Angola Rei Zumbi, fundada no ano de 1980, nascido em 08 de janeiro de 1947, em Paripiranga, interior da Bahia, vindo para o Estado de São Paulo, em meados da década de 60.

Raimundo de Moraes Silva, Nascido a 16/06/1958 em Bacabal Maranhão veio pra Jacareí, interior de São Paulo com 12 anos, e conheceu a Capoeira aos 18 anos em 1976 com dois irmãos.

Almir José da Silva, conhecido no mundo da Capoeira, como mestre Moreno, nascido em Minas Gerais, na cidade São João Del Rey, perto de Barbacena dia 05 de Julho de 1962 , Veio para São Paulo em 1970, começou a capoeira em 1974, e se formou mestre em 1994 com o Mestre Ananias.

Historiadora Taina Aparecida Silva Santos é militante do movimento negro, do movimento de mulheres negras e graduanda em História pelo IFCH/Unicamp.

PROGRAMAÇÃO

07 de dezembro (sexta-feira)

18h – Credenciamento
19h às 21h – Roda de Abertura

Local: Associação de Moradores do Jardim São Sebastião
Rua Pastor Ernesto Roth, Nº 705 Jardim São Sebastião – Hortolândia/SP

_____________________________

08 de dezembro (sábado)
8h – Credenciamento

OFICINAS
9h às 12h – “Movimentos: o corpo em sua expressão”
Oficina com Mestre Pequeno e Mestre Moreno
*As oficinas serão intercaladas (1h30 com cada Mestre)

12h às 13h – Almoço
13h às 14:30h – “O canto na Capoeira Angola e no Samba: a sustentação da energia na roda”
Oficina com Mestre Raimundinho

14:30h às 16h – “Ritmos de berimbau
afinação, cadencia, bases e variações”
Oficina com Mestre Zé Baiano
(trazer seu próprio instrumento)

16h às 17:30h – “Corpo e ritmo”
Oficina com Mestre Topete

TROCA DE IDEIAS
18h às 19:30h “Do luto à luta: Diálogos sobre Antirracismo, possíveis caminhos e enfrentamentos”
Mediação: Historiadora Taina Aparecida Silva Santos

19:30h às 20h – Roda de Capoeira Angola

Local: EMEF Patricia Capelato Basso
Rua dos Lirios do Campo, 155 – Jardim São Sebastião – Hortolândia/SP

___________________________

09 de dezembro (domingo)

9:30h às 12h Roda de Encerramento

Local: Lagoa do Santa Clara
CREAPE – Centro de Referencia Ambiental Parque Escola
Rua Bolivia, Parque Santa Clara do Lago II, Hortolândia/SP

___________________________

INSCRIÇÕES ABERTAS clique aqui – https://blogspot.us14.list-manage.com/track/click?u=483bcf759e149d374efc7460c&id=23fe113569&e=670c7fb8c2

Atenção!
Este evento é feito sem apoio ou patrocínio, por isso conta com a participação de todos para construir esse evento de RESISTÊNCIA na cidade de HORTOLÂNDIA!
Valorizar a cultura da Capoeira e se alimentar da fonte!