Connect with us

Eventos

3º Hortolândia tem Angola acontece em Dezembro

Publicado

em

Banner

O 3º Hortolândia tem Angola é uma iniciativa da Escola de Capoeira Angola Resistência sob a organização do Contra Mestre Léo Lopes e da Trenel Gabi, sob orientação de Mestre Topete. O evento é uma celebração ao pioneirismo do trabalho de difusão e valorização da cultura da Capoeira Angola na cidade, que desde 2012 vem se desenvolvendo.

“Do Pantanal ao Litoral: Caminhos da Resistência” é o tema do evento deste ano que promove o encontro com referencias da Capoeira Angola advindas de Campo Grande(MS), Itaquera(SP), Campinas(SP), Jacarei(SP), e Caraguatatuba(SP) que se reunirão no interior da grande & pequena Hortolândia/SP para compartilhar saberes e emoções.

Unindo vozes desde o pantanal matogrossense até o litoral norte, passando pela capiltal e interior paulista. E nestes tempos de incertezas e desafios, vamos aprofundar e fortalecer nossas reflexões sobre a luta contra o racismo sob a luz da visão de uma Jovem Mulher Negra.

Venha vivenciar estes três dias de cultura, sabedoria e compartilhamento de boas energias com a presença de Mestre Pequeno (MS), Mestre Zé Baiano, M. Raimundinho, M. Moreno, M. Topete e da historiadora Taina Silva Santos.

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS

Valdisinei Ribeiro Lacerda, conhecido por todos como Mestre Topete, nasceu em 08 de janeiro de 1971, na cidade de Cambira, no Estado de Paraná. Sua mãe chamava-se Maria das Graças Ribeiro Lacerda e seu pai, Francisco Pucinheira Lacerda, tem três irmãs e um irmão, Sidney Ribeiro Lacerda, que faleceu aos 19 anos em 1989.

José Leandro Leite, nasceu em 1972 na cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul. Conheceu a Capoeira em 1981 num bairro chamado Vila Iaiá. Aos domingos ia jogar futebol de travinha, onde encontrava sempre um pessoal tocando berimbau e jogando Capoeira. Jogava futebol a tarde inteira, e quando ia embora, observava que os capoeiristas continuavam lá.

José Leandro Leite, nasceu em 1972 na cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul. Conheceu a Capoeira em 1981 num bairro chamado Vila Iaiá. Aos domingos ia jogar futebol de travinha, onde encontrava sempre um pessoal tocando berimbau e jogando Capoeira. Jogava futebol a tarde inteira, e quando ia embora, observava que os capoeiristas continuavam lá.

José Joaquim de Andrade Filho é Fundador da Escola de Capoeira Angola Rei Zumbi, fundada no ano de 1980, nascido em 08 de janeiro de 1947, em Paripiranga, interior da Bahia, vindo para o Estado de São Paulo, em meados da década de 60.

Raimundo de Moraes Silva, Nascido a 16/06/1958 em Bacabal Maranhão veio pra Jacareí, interior de São Paulo com 12 anos, e conheceu a Capoeira aos 18 anos em 1976 com dois irmãos.

Almir José da Silva, conhecido no mundo da Capoeira, como mestre Moreno, nascido em Minas Gerais, na cidade São João Del Rey, perto de Barbacena dia 05 de Julho de 1962 , Veio para São Paulo em 1970, começou a capoeira em 1974, e se formou mestre em 1994 com o Mestre Ananias.

Historiadora Taina Aparecida Silva Santos é militante do movimento negro, do movimento de mulheres negras e graduanda em História pelo IFCH/Unicamp.

PROGRAMAÇÃO

07 de dezembro (sexta-feira)

18h – Credenciamento
19h às 21h – Roda de Abertura

Local: Associação de Moradores do Jardim São Sebastião
Rua Pastor Ernesto Roth, Nº 705 Jardim São Sebastião – Hortolândia/SP

_____________________________

08 de dezembro (sábado)
8h – Credenciamento

OFICINAS
9h às 12h – “Movimentos: o corpo em sua expressão”
Oficina com Mestre Pequeno e Mestre Moreno
*As oficinas serão intercaladas (1h30 com cada Mestre)

12h às 13h – Almoço
13h às 14:30h – “O canto na Capoeira Angola e no Samba: a sustentação da energia na roda”
Oficina com Mestre Raimundinho

14:30h às 16h – “Ritmos de berimbau
afinação, cadencia, bases e variações”
Oficina com Mestre Zé Baiano
(trazer seu próprio instrumento)

16h às 17:30h – “Corpo e ritmo”
Oficina com Mestre Topete

TROCA DE IDEIAS
18h às 19:30h “Do luto à luta: Diálogos sobre Antirracismo, possíveis caminhos e enfrentamentos”
Mediação: Historiadora Taina Aparecida Silva Santos

19:30h às 20h – Roda de Capoeira Angola

Local: EMEF Patricia Capelato Basso
Rua dos Lirios do Campo, 155 – Jardim São Sebastião – Hortolândia/SP

___________________________

09 de dezembro (domingo)

9:30h às 12h Roda de Encerramento

Local: Lagoa do Santa Clara
CREAPE – Centro de Referencia Ambiental Parque Escola
Rua Bolivia, Parque Santa Clara do Lago II, Hortolândia/SP

___________________________

INSCRIÇÕES ABERTAS clique aqui – https://blogspot.us14.list-manage.com/track/click?u=483bcf759e149d374efc7460c&id=23fe113569&e=670c7fb8c2

Atenção!
Este evento é feito sem apoio ou patrocínio, por isso conta com a participação de todos para construir esse evento de RESISTÊNCIA na cidade de HORTOLÂNDIA!
Valorizar a cultura da Capoeira e se alimentar da fonte!

Eventos

João Paulo & André realizam live “Aquece Cabaré”

Publicado

em

Banner

No dia 29 de maio, a partir das 17h, João Paulo & André irão realizar a 16ª live durante o período de pandemia. Intitulada “Aquece Cabaré”, o show vai reunir grandes sucessos de artistas da música sertaneja como Leonardo, Bruno & Marrone, Jorge & Mateus, entre outros. No repertório da dupla, também estarão músicas autorais como “mi mi mi”, “Ex amor não” e “Mar de rosas”.

A apresentação irá acontecer, através do Youtube oficial da dupla: (https://www.youtube.com/watch?v=TDn5SNAqihU).

Depois da bem sucedida “mi mi mi” ser lançada, em outubro do ano passado, João Paulo & André divulgaram, em março deste ano, mais duas músicas que também fazem parte do segundo DVD da carreira da dupla, registrado em 2020, na cidade de Piracicaba, interior do Estado de São Paulo. Trata-se das faixas “Ex amor não” e “Mar de rosas”.

O DVD, com três faixas inéditas, teve a produção musical de Juninho Sarpa, da JR Estúdios. A direção de vídeo foi de Leonardo Nemésio, da CH PhotoVideo. “Mi mi mi” que é uma composição de Paula Bianck, Daniel dos Versos e Gislene Nunes, tem mais de 130 mil visualizações, no Youtube, e foi a primeira faixa a ser lançada do projeto. Em seguida, foram divulgadas “Ex amor não”, composição de Paulla Bianck e Gisa Nunes, e “Mar de rosas”, autoria de Lucas Avona.

Mi mi mi:

JOÃO PAULO & ANDRÉ

Unidos por uma paixão, a música sertaneja, e com o incentivo de amigos, os jovens João Paulo de Araújo e André Carlos de Lima, resolveram se unir, no ano de 2008, para formarem a dupla João Paulo & André.

Nascidos na cidade de Americana, interior do Estado de São Paulo, em pouco tempo de união a dupla despertou o interesse de várias casas de shows da região, onde passaram a se apresentar regularmente, passando a dividir o palco com duplas consagradas no ramo sertanejo.

Meninos de família e criação a moda antiga, com jeito simples e donos de um dueto diferenciado, habilidosos no violão e na composição de músicas românticas, João Paulo & André conquistaram rapidamente o público por onde se apresentam e ganham cada vez mais uma infinidade de admirados e fãs que os acompanham em seus shows.

Em 2010, lançaram o primeiro CD da carreira, intitulado “Imprevisível”, produzido por Davi Alan. No ano seguinte, foi a vez de um CD / DVD. O disco, “Feito Pra você”, também produzido por Davi Alan, teve a gravação do primeiro DVD Ao Vivo. Registrado, na cidade de Santa Bárbara d’Oeste/SP, durante a Festa das Nações, que aconteceu na Usina Santa Bárbara, cerca de 10 mil pessoas cantaram e se emocionaram com as canções inéditas.

No ano de 2012, João Paulo & André lançaram o clipe da música “Minha sereia” para os fãs do romantismo. Dois anos mais tarde, foi a vez do lançamento do EP “Calma Aí Menina”, que teve ótima aceitação do público. Em 2016, a dupla gravou o disco “Agora Toma” – terceiro registro da carreira. A produção musical ficou a cargo de Flander Veras.

Vivendo uma nova fase na carreira, a dupla gravou em 2020 o segundo DVD da carreira. Com três faixas inéditas, registrado na cidade de Piracicaba/SP, o trabalho teve a produção musical de Juninho Sarpa, da JR Estúdios, A direção de vídeo foi de Leonardo Nemésio, da CH PhotoVideo.

Para ouvir suas músicas e conhecer um pouco mais de João Paulo & André, acesse o site www.joaopauloeandre.com.br.

Continue Lendo

Eventos

Grafiteiro Leandro Kranium promete transformar Hortolândia em uma grande galeria de arte

Publicado

em

Banner

Artista irá realizar o maior mural individual de graffiti da cidade, oficina para jovens iniciantes no graffiti e reunirá 40 artistas regionais para intervenções no município.

A partir do dia 19 de maio, Hortolândia conta com uma série de ações culturais e artísticas de arte urbana do projeto “Graffiti Life Style” que traz a assinatura de cores vivas e formas geométricas do grafiteiro Kranium.

Em 21 anos de carreira, a vida e o graffiti de Leandro Ferreira dos Santos se entrelaçam. A trajetória de Kranium, como é artisticamente conhecido, é marcada pelo pioneirismo, originalidade e pelo seu envolvimento com o graffiti para além dos muros da cidade. Além de artista visual, ele é responsável por diversas ações e projetos de fomento à arte urbana no município como arte educador e produtor cultural.

Contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) de São Paulo, com recursos da Lei Federal Aldir Blanc que concede apoio financeiro a artistas no período da pandemia, o projeto de Kranium, “Graffiti Life Style” ao longo de sua realização, irá promover atividades alinhadas em três eixos: Artístico, de Formação e de Difusão do Graffiti.

Em comemoração ao aniversário de Hortolândia, que em 19 de maio completa 30 anos em sincronia, será realizada a primeira ação do projeto como um presente para a cidade em forma de arte urbana. Afirmando sua influência no cenário do graffiti no município, Kranium irá executar o maior mural individual da cidade, a obra intitulada “Busca pelo Recanto Feliz” será realizada em um reservatório de água da Sabesp, durante aproximadamente 20 dias e promete uma experiência visual única.

Além do trabalho artístico que promete chamar a atenção e encantar a população, o grafiteiro realizará oficinas para 8 artistas iniciantes no graffiti, que serão selecionados para participar da formação que terá duração de 2 meses. Na oficina, Kranium irá compartilhar os conhecimentos e vivências adquiridos durante sua carreira, impulsionando jovens artistas e a arte urbana em Hortolândia.

E não para por aí, Kranium irá reunir 40 artistas da região para transformar espaços da cidade, hoje cinzas, em verdadeiras telas para os grafiteiros. A intervenção artística “Kranium ComVida”, idealizada e produzida pelo grafiteiro, resultará em 4 murais que irão compor um verdadeiro museu a céu aberto.

Acompanhe as ações do projeto pelo Instagram: @graffitilifestyleoficial / @kranium.graffiti Para mais informações acesse: https://kraniumgraffiti.com.br/.

Continue Lendo

Eventos

“O Início” – A live que reuniu Luan, Fernando e Sorocaba neste sábado deu show de audiência

Publicado

em

Banner

A noite de sábado (08) foi marcada por momentos inesquecíveis na live “O Início”, de Luan Santana, Fernando & Sorocaba. Com mais de cinco horas de duração, a transmissão trouxe encontros musicais inéditos, parcerias e muita história para contar. “O Início” teve participação especial de Diego & Victor Hugo, Tarcísio do Acordeon, Paulinho Mocelin e, de surpresa, Maiara (dupla de Maraisa) completou o time estrelado da noite.

Falando em Maiara, a cantora dividiu o microfone com Diego & Victor Hugo, cantando modões sertanejos no improviso. Além disso, a dupla gravou – antes mesmo de dar início a transmissão – uma parceria inédita com Fernando & Sorocaba que, em breve, será lançada.

Com uma mistura de culturas, sons e ritmos, que foram de norte a sul do país, “O Início” contou com a participação de dois grandes artistas que representam muito bem os extremos de nosso país: Tarcísio do Acordeon, que fez uma brilhante participação, trazendo todo seu talento e personalidade, além de ganhar só elogios dos anfitriões da noite. E ainda, Paulinho Mocelin, que trouxe a cultura do Rio Grande do Sul para dar um toque especial à transmissão.

Com grande repercussão nas redes, “O Início” alcançou o primeiro nos vídeos em alta no YouTube no dia seguinte à transmissão, e já ultrapassa a marca de 2 milhões de visualizações. Se você perdeu a live ou quer rever tantos momentos lindos, assista aqui no canal de Luan Santana e aqui no canal de Fernando & Sorocaba.

Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade4 horas atras

Ponte da Esperança estará fechada ao trânsito nesta quarta-feira (19/05) à noite

Nesta quarta-feira (19/05), das 18h às 20h, a Ponte da Esperança estará fechada ao tráfego de veículos, segundo informações da...

Nossa Cidade4 horas atras

5 atrações imperdíveis em Hortolândia – 30 anos

Cada hortolandense tem um local que mais gosta na cidade, correto? Mas será mesmo que você conhece todas as belezas,...

Nossa Cidade4 horas atras

Prefeitura realiza teste nos telões de LED do portal da avenida São Francisco de Assis

Os dois telões de tecnologia LED implantados pela Prefeitura de Hortolândia no portal de boas-vindas à cidade, na avenida São...

Nossa Cidade4 horas atras

Campanha Hortolândia Solidária agora tem pontos de arrecadação no transporte público

A campanha “Hortolândia Solidária: alimente uma vida” completa um mês desde seu lançamento e vai ampliando parcerias. Agora, a ação...

Nossa Cidade4 horas atras

Cerimônia marca assinatura de termo de posse da “Fazenda Gazzetta”, onde será novo parque linear de Hortolândia

Hortolândia completa 30 anos de emancipação e oferece mais um presente à população. A Administração Municipal assinou, nesta segunda-feira (17/06),...

Nossa Cidade4 horas atras

Prefeitura implanta sinalização viária próximo à rotatória em construção na região do Parque Orestes Ôngaro

Equipes da Prefeitura de Hortolândia implantaram, nesta segunda-feira (17/05), sinalização de trânsito na Avenida Jair Gasparino e em via marginal,...

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares