Connect with us

Eventos

2ª edição do Jacuba Festival Graffiti Sessions acontece neste sábado e domingo (27 e 28/02)

Publicado

em

As cores e os desenhos vibrantes do graffiti tomam conta de Hortolândia. Neste sábado e domingo (27 e 28/02) acontece a 2ª edição do Jacuba Festival Graffiti Sessions. Organizado pelos grafiteiros Kranium (Leandro Ferreira dos Santos) e Cabelin (Hélio Domingues da Luz), o evento contará, desta vez, com a participação de cinco artistas de diferentes estados brasileiros: Bromou (TO), Dolores (RJ), Guilherme Asthma (SP), xGuix (SP) e Marquinhos ATG (PE). Os artistas farão uma intervenção coletiva, das 9h às 18h, na Unidade Cultural “Arlindo Zadi”, órgão da Prefeitura de Hortolândia, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda. A atividade seguirá os protocolos sanitários de prevenção à COVID-19, com uso obrigatório de máscara, distanciamento entre os artistas e disponibilização de álcool em gel. O evento é um dos contemplados com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, grupos, profissionais e empresas artístico-culturais do município que tiveram as atividades paralisadas pela pandemia do Coronavírus. 

De acordo com os organizadores, o evento tem a proposta de levar arte para os espaços urbanos da cidade. “Queremos integrar os artistas e a população, de modo que a arte faça parte do cotidiano das pessoas, além de fortalecer ainda mais a cena do grafitti na cidade e na região”, destaca o grafiteiro Kranium, idealizador do evento. Com a realização da segunda edição, o objetivo é que o festival se torne fixo na agenda cultural do município. 

Os grafiteiros pintarão na fachada externa do teatro da unidade um mural de 12 metros de comprimento por 8 metros e altura que, quando estiver pronto, se transformará em uma grande obra de arte ao ar livre. O público poderá acompanhar a intervenção artística desde que respeitando os protocolos sanitários. 

De acordo com o grafiteiro Cabelin, responsável pela curadoria do evento, esta edição foi pensada para proporcionar a troca de experiências entre artistas de diferentes regiões do Brasil e a vivência deles com a comunidade local e a dinâmica do espaço onde o evento acontecerá. “A ideia é olhar para além da região Sudeste e da capital paulista como referenciais do grafitti, aumentando assim a pluralidade de estilos de trabalhos na cidade”, explica Cabelin.

Conheça os artistas que participam da 2ª edição do Jacuba Festival Graffiti Sessions:

Kranium (Leandro Ferreira dos Santos – idealizador do evento):

Começou no grafitti em 1997 ao realizar seus primeiros desenhos usando como referência algumas revistas do segmento. Em 1999, integrou movimentos de graffiti em muros de Hortolândia. Foi nesse momento que se deu conta de que era esse o caminho que queria trilhar. De forma natural e autodidata, foi buscando novas inspirações, estilos, descobrindo novas formas, cores e aperfeiçoando técnicas do grafitti até criar uma identidade própria, que trouxesse mais cor, que o representasse como artista e fizesse mais sentido para ele. Cores vivas e formas geométricas são marcas sempre presentes nos seus desenhos e sua assinatura como artista. Vielas, carros abandonados, murais, paredes, telas ou qualquer outro material que sirva de suporte são usados como ferramentas para expressar e materializar sua criatividade. Atua principalmente na Região Metropolitana de Campinas, onde se tornou referência no graffiti, participando de mostras, projetos, curadorias, oficinas e exposições com o objetivo de transformar a realidade das pessoas ao seu redor e propagar sua arte mundo afora.

Cabelin (Hélio Domingues da Luz – curador do evento):

Formado no Curso de Artes Visuais da PUC-Campinas, Cabelin é natural de Curitiba. Foi em 1998 que se encontrou com a arte do graffiti e toda sua vertente cultural em Hortolândia. Desde então, já fez intervenções nas cidades de Campinas, Indaiatuba, Limeira, Sumaré, Monte Mor, Jundiaí, Sorocaba, Cosmópolis, Valinhos, Vinhedo, Holambra, Paulínia, Salto, Nova Odessa, Atibaia, Piracicaba, Ribeirão Preto, Americana, Santa Bárbara D’Oeste, Sorocaba, Brodowski, Bragança Paulista e Grande São Paulo e nas capitais São Paulo, Curitiba, Londrina, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Tocantins e Santiago (Chile). Participou de alguns dos principais eventos de graffiti, tais como Vira Copos Arte Urbana (2019), Meeting Of Styles Brasil, em Porto Alegre (RS) (2019) e Pmw Street Graffiti, em Palmas (TO) (2019).

Já ministrou oficinas de graffiti e promoveu palestras em escolas estaduais e particulares. Busca em seus graffitis o trabalho mais figurativo com momentos de protestos. Uma das características é a de sempre pintar meninas de cabelos enormes que rompem com as limitações da parede.

Marquinhos ATG (Recife/PE):

Artista autodidata, Marquinhos ATG é grafiteiro e interventor urbano com formação em fotografia. Atua como designer em projetos gráficos, identidade visual de empresas, eventos, exposições, entre outros. “A arte liberta” é tema recorrente em seus trabalhos, cujo simbolismo tem a intenção de conscientizar a sociedade sobre o poder da arte, sobretudo o graffiti, um dos quatro elementos do hip hop. As participações em festivais de graffiti em outros estados da região Nordeste possibilitou seu enriquecimento profissional, vivências e trocas de experiências que resultaram em constante amadurecimento artístico de suas obras.

xGuix (Guilherme Matsumoto – São Paulo/SP):

Mais conhecido como xGuix, é neto de imigrantes japoneses, o que influenciou bastante na sua forma de agir, pensar e criar. Começou pintar nas ruas em 2007, mas desde criança teve contato com desenho, rua e spray. Seu trabalho é facilmente reconhecido e já faz parte do cotidiano das pessoas que transitam pela cidade, seja pelos personagens com traços marcantes ou pelas cores características que compõem o trabalho do artista, como seus peixes que “nadam” por toda cidade. Hoje são vistos trabalhos expressivos do artista em toda cidade de São Paulo e alguns lugares no exterior. Envolvido com a arte há mais de 10 anos, o paulistano é influenciado pelas ruas de São Paulo, cidade a qual inspirou sua arte e estilo de vida. Produzindo trabalhos em muros, telas, e diversos suportes, já foi convidado para grandes projetos tanto no Brasil quanto no exterior.

Guilherme Asthma (São Paulo/SP):

Artista visual formado em Design de Animação pela Universidade Anhembi Morumbi, com diversos cursos relacionados à área de desenho e arte na Quanta Academia de Artes, Méliès – Faculdade Criativa, entre outros workshops e mentorias. Participou de diversos projetos nas áreas de publicidade, séries de TV, animações e games, atuando na área de ilustração e direção de arte. Já ilustrou para grandes empresas como Disney, Nestlé, Uber, Globo, Ford, Ambev, 3M, Pepsico, entre outras. Em paralelo, sempre apostou na produção de material autoral, fazendo graffiti nas ruas há mais de 14 anos, presente em eventos ligados ao tema, mutirões, trabalhos coletivos e painéis solo. Recentemente, estendeu suas pinturas para as telas e galerias, participando de diversas exposições e mostras, além de publicações de livros e quadrinhos independentes. Desde então, segue produzindo novos projetos e acreditando na importância de contar histórias.

Bromou (Bruna Moreira – Palmas/TO):

Natural do Rio de Janeiro, cresceu em Palmas (TO), onde vive e trabalha como ilustradora e muralista. Iniciou no graffiti em 2018 e desde então retrata suas percepções sobre o cerrado e o estilo de vida nortista. Ilustra momentos em que a natureza e a cidade se encontram por meio de seus murais coloridos. Graduada em arquitetura e urbanismo, hoje busca ressignificar o espaço urbano utilizando a arte de rua como principal ferramenta.

Dolores (Dolores Esos – Rio de Janeiro/RJ):

Há 4 anos, além de telas, madeira, papéis e plataformas digitais, descobriu o graffiti e desde então abriu um novo universo de produções e novas escalas, alcançando não só alturas como podendo proporcionar arte ao grande público que está nas ruas. Seu estilo é quase um retrato de sua trajetória. As causas sociais são temas muito presentes em suas obras e o feminino também costuma ser muito explorado principalmente nos trabalhos ao ar livre, com a presença de figuras de mulheres potentes. Dar ao feminino essa conquista quase que literal dos espaços na sociedade machista que tanto priva as mulheres do seu direito existencial de ser e estar. Ser o que se quer ser e estar onde quiser estar.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Eventos

Shopping em Santa Bárbara recebe encontro de carros neste domingo

Publicado

em

O Tivoli Shopping, em parceria com a Equipe Speedsters Motor Sport, realiza neste domingo (19), o “1° Eccentric Cars Meeting”, um encontro de carros diferente, onde qualquer pessoa poderá participar, expondo seu veículo.

Segundo Eduardo Sanches Capelato, presidente da equipe Speedsters, esse encontro será uma grande atração para todos os amantes de carros. “Esse será um encontro diferente e inovador. Qualquer pessoa interessada poderá participar, seja com carros originais ou modificados. Essa é a oportunidade perfeita para quem quer mostrar o seu carro. E esse encontro será bem democrático, valerá para todos os estilos e culturas automotivas”, comenta ele, citando como exemplos de estilos choraboy, stance, ratlook e antigomobilismo.

Para participar como expositor será preciso pagar uma taxa de R$ 7,00 e fazer a doação de 1 kg de alimento não perecível.

Visitantes pedestres não pagam entrada e a doação de 1 kg de alimento será opcional. Já os carros visitantes pagam R$ 7,00, que é o valor do estacionamento do shopping. Neste caso, a doação de 1 kg de alimento também é opcional.

Todos os donativos arrecadados serão destinados ao Fundo Social de Santa Bárbara d’Oeste.

O evento acontece das 10h às 15h, no estacionamento do Tivoli Shopping que tem entrada pelo bairro Mollon. A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 400 carros no encontro. Diversos clubes de vários modelos e marcas de veículos já confirmaram presença no encontro. Não será permitida a participação de motos, motonetas e outros veículos de duas rodas.

“Além dos carros em exposição, também teremos stand’s do meio automotivo como stand de adesivos, de miniaturas e de produtos diversos, entre outros. Haverá ainda a participação especial do robô Bumblebee para alegrar a criançada e som ambiente com o DJ Matheus Borges”, conta Capelato.

O evento terá também estandes de exposição dos patrocinadores e barraca com venda de chopp. A área de alimentação será a do Tivoli Shopping, que conta com vários restaurantes. Os visitantes também terão acesso a toda infraestrutura do empreendimento como banheiros, lojas, espaços de lazer e cinema.

“Esse será mais um evento que iremos promover com toda a segurança e medidas sanitárias que o momento pede. Esperamos que todos os amantes e admiradores de carros venham prestigiar esse encontro, que promete ser bem bacana”, comenta a coordenadora de Marketing do Tivoli Shopping, Paula Funichello.

A realização do evento foi autorizada pela Vigilância Sanitária de Santa Bárbara d’Oeste. O uso de máscaras no espaço do encontro de carros, assim como em todas as dependências do shopping, é obrigatório.

SERVIÇO:
1° Eccentric Cars Meeting
Quando: domingo (dia 19 de setembro), das 10h às 15h
Onde: Estacionamento do Tivoli Shopping – com entrada pela Rua do Césio, do bairro Mollon
Visitação gratuita

Continue Lendo

Eventos

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba faz concerto presencial da série O Brasil e o Mundo

Publicado

em

Apresentação cria um diálogo entre as obras de Mozart e José Maurício Nunes Garcia; a entrada é gratuita

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba realiza, no dia 26, o segundo concerto da temporada O Brasil e o Mundo, que celebra a conexão de artistas mundiais e regionais. A apresentação Universo Clássico: Mozart e José Maurício Nunes Garcia acontece às 20h, na Sala Acrísio de Camargo, no CIAEI (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), e recebe os solistas Adonhiran Reis e Gabriel Marin.

Wolfgang Amadeus Mozart e o Padre José Maurício Nunes Garcia habitaram universos muito diferentes, mas tinham um estilo clássico comum. Enquanto Mozart teve um marco na sua trajetória musical com a obra Sinfonia Concertante, escrita para violino, viola e orquestra, Nunes Garcia conseguiu a alcunha de ‘Mozart Brasileiro’, por ser um dos maiores nomes da música clássica nacional na primeira metade do século 19. Sua obra é, majoritariamente, sacra e para o espetáculo da Sinfônica será apresentada a Abertura em Ré, uma de suas poucas peças instrumentais.

O concerto tem direção artística e regência do maestro Paulo de Paula e conta com a participação de dois solistas na Sinfonia Concertante: o violinista Adonhiran Reis, que é professor de violino da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e tem presença garantida nos principais festivais do Brasil e exterior como França e Alemanha; e o violista Gabriel Marin, que já foi chefe de naipe das violas da OSB por seis temporadas além ter atuado em outras orquestras como as sinfônicas da Paraíba, Sergipe e Campinas e a Orquestre D’Auvergne, da França.

COMO ASSISTIR? O concerto Universo Clássico: Mozart e José Maurício Nunes Garcia têm entrada gratuita, mas é preciso reservar os lugares por meio do preenchimento de um formulário online, que está neste link. É possível reservar no máximo cinco entradas por pessoa das 300 disponíveis – devido à capacidade de público do teatro em número reduzido, em razão do covid-19. 

Vale lembrar que é obrigatório o uso máscara e o respeito ao distanciamento durante toda a atração. No dia do concerto, aqueles que quiserem contribuir podem fazer a doação de um litro de leite longa vida. O CIAEI – Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba fica na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665, Jardim Regina, Indaiatuba (SP).

TRANSMISSÃO Para quem não conseguir ingressos ou não puder comparecer na apresentação presencial, o concerto será transmitido no dia 30 de setembro, às 20h, no canal do YouTube da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, disponível neste link.

O BRASIL E O MUNDO As nuances desta série se entrelaçam em um rico diálogo entre a música universal e a regional. Cada um dos três concertos mescla, de uma maneira muito própria, obras reconhecidas, pertencentes ao repertório clássico universal, com peças que transmitem e se reverenciam à cultura brasileira. Assim, o Brasil e o mundo são colocados em perspectiva por meio de uma experiência enriquecedora.

A viabilização desta temporada é fruto do reconhecimento do trabalho da Orquestra.  Em novembro de 2020, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba recebeu o Prêmio Histórico de Realização em Música, pelo Governo do Estado de São Paulo. Por ter conquistado o 1º lugar na premiação, após avaliação técnica de uma comissão especializada. Estes recursos estão sendo investidos nos projetos deste ano, incluindo a série de apresentações O Brasil e o Mundo.

Além de Universo clássico: Mozart e Padre José Maurício Nunes Garciaintegram este conjunto os espetáculos Bach e Villa-Lobos: de mestre para mestre, que aconteceu em agosto no formato online, e Erudito e Popular. A realização da série O Brasil e o Mundo é da Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba (AMOJI), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba.

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba – Vídeo clique aqui

SERVIÇO
Série o Brasil e o Mundo – Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Concerto: Universo Clássico: Mozart e José Maurício Nunes Garcia
Solistas: Adonhiran Reis (violino) e Gabriel Marin (viola)
Data: 26 de setembro
Horário: 20h
Onde: Sala Acrísio de Camargo (CIAEI – Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina, Indaiatuba (SP)
Reservasclique aqui

ONLINE Com canções praieiras ou sambas baianos, toda a influência e brasilidade do compositor baiano Dorival Caymmi se faz presente no concerto da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba – intitulado Caymmi. A homenagem, que aconteceu presencialmente na sexta-feira (10) no CIAEI (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), ganha uma sessão online, transmitida neste domingo, 19, às 20h, no canal da Orquestra no YouTube

A apresentação traz no repertório canções como Samba da Minha TerraMarinaSaudade da Bahia e O Bem do Mar. A direção artística é do maestro Paulo de Paula, e os arranjos são de Emanuel Massaro. Dividem o palco com a Sinfônica, os cantores Gustavo Spínola e Camila Foroni, além da banda Vila Jazz

Continue Lendo

Eventos

Taubaté recebe a segunda edição do “Festival do Torresmo”

Publicado

em

Evento tem entrada franca e acontece entre os dias 17 e 19 de setembro

Entre os dias 17 e 19 de setembro, a cidade de Taubaté, recebe, pela segunda vez na região, o “Festival do Torresmo””.

O grande festival pretende movimentar a região e deixar o aroma irresistível da novidade. O evento acontece no Estacionamento do Via Auto Shopping – Avenida Dom Pedro I, 7231 – Estoril – Taubaté.

Os visitantes poderão se deliciar com o que tem de melhor da proteína suína como: joelho de porco, leitão pururuca, costela suína, pernil, panceta e as mais variadas opções de torresmo.

Além dos variados food trucks, o chef Adan Garcia participará do festival com o que há de melhor e mais inusitado quando falamos de carne suína, entre eles o torresmo mineiro, torresmo de rolo, torresmo recheado, entre outras delícias.

Para acompanhar as comidas, nada melhor do que uma boa bebida..Opções não faltarão e prometem agradar pessoas de todos os gostos.

E para os amantes do típico doce espanhol, as opções empolgam. Do tradicional churros de doce de leite ao morango com Nutella, entre outras combinações.

A entrada e as atrações culturais são gratuitas para toda a família. Os alimentos que forem consumidos são pagos a parte. Os preços dos lanches e pratos variam entre R$ 10,00 e R$ 50,00. Para as crianças será montado um amplo Espaço Kids e no evento os “pets” são bem-vindos.

Vale ressaltar que o Festival seguirá os protocolos no combate ao Covid-19, com o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. A organização é da Focus Produções e Eventos.

Serviço:
Festival de Torresmo em Taubaté
Dias e horários: de 17 a 19 de setembro das 12h às 22h
Local: Estacionamento do Via Auto Shopping
Endereço: Avenida Dom Pedro I, 7231 – Estoril – Taubaté
O evento aceita todos os cartões de débito e crédito
Espaço Kids e Pet Friendly
Preço médio: de R$ 10,00 a R$ 50,00
* Entrada Gratuita

Continue Lendo

Populares