O projeto consiste em um laboratório corporal realizado pelos integrantes do Coletivo Panaceia à 3 com a direção corporal da Mariana Jorge. Através de propostas dentro do método BPI (bailarino-pesquisador-intérprete), Mariana conduz Arianderson Martins, Jefferson Melo e Leila Kawanishi por experiências corporais investigando gestos vitais e proporcionando esse espaço novo e criativo para o olhar e o corpo. 

    Os registros visuais do processo tem direção e investigação do Jefferson Melo, também formado em Audiovisual. Assim, a partir do trabalho de pesquisa, emergem da experiência nossos relatos materializando esses corpos no mundo.

    O material final incluindo as imagens, relatos, poemas e demais registros que surgiram no processo serão apresentados ao público em formato de vídeo documental no dia 26 de março, às 20h, pelo canal no Youtube da Secretaria da Cultural de Hortolândia.

   O Coletivo Panaceia à 3 também ofereceu oficinas nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro. Estas oficinas foram uma forma de contato com o público em uma proposta de valorizar as individualidades reunidas na pesquisa. Unimos três corpos para o projeto, mas antes dele esses corpos já tinham gestos e histórias. Quem eram eles? Dentro desta perspectiva as oficinas tratam de temas que correspondem à história de cada um dos corpos que compõem o Coletivo Panacéia à 3.

No dia 24, a atividade proposta foi uma aula de balé clássico com Arianderson Martins. No dia 25, a atividade foi uma palestra sobre cinema brasileiro com o Jefferson Melo. E no dia 26, a atividade foi uma vivência em dança na arteterapia com Leila Kawanishi. As oficinas e bate-papo on-line foram gravados e estão disponíveis no Canal do Youtube da Secretaria da Cultura de Hortolândia.

      O material produzido em vídeo e relatos será doado para o acervo da biblioteca da Escola de Artes Augusto Boal com a finalidade de incentivar os aprendizes e compartilhar nossos aprendizados.

Ficha técnica do projeto

Produção: Leila Kawanishi

Direção corporal: Mariana Jorge

Artistas-pesquisadores e oficineiros: Arianderson Martins, Jefferson Melo e Leila Kawanishi

Trilha sonora: Silvio Júnior

Fotografia: Jefferson Melo

Designer: Matheus Sousa

Técnico Audiovisual (auxiliar): Cíntia Rocha Pereira

Filmagem e direção de fotografia: Jefferson Melo e Cíntia Rocha Pereira

Edição de vídeo: Brunno Rabelo e Fabiana Silva

Figurino: Coletivo Panaceia à 3

Confecção do figurino: Graciete dos Santos

Para saber mais e acompanhar o projeto que está em fase de edição, assim como para conhecer todo o Coletivo Panaceia à 3 é possível seguir nas redes sociais:

Insta: @panaceiaa3coletivo

Face: Coletivo Panaceia à 3

Apoio:

Lei 14017/2020

Prefeitura de Hortolândia

Secretaria da Cultura de Hortolândia

Secretaria Especial da Cultura

Ministério do Turismo

Governo Federal