Connect with us

Dicas de leitura

Obra da Adonis tem lançamento com doação de exemplares no Boldrini, nesta quarta (18/12)

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

Angelica e o segredo dos bulbos - capa

Angélica e o segredo dos bulbos” é o título do novo livro da pedagoga Margareth Brandini Park, que será lançado no Centro Infantil Boldrini, em Campinas, no dia 18 de dezembro, às 10 horas. Parte da tiragem do livro, editado pela Adonis, será doada ao hospital, que trata pacientes com câncer e doenças do sangue.

Anuncio


O livro trata de temas, como felicidade e simplicidade, e faz uma ligação entre personagem e o reino vegetal. Angélica é uma menina e uma planta – um bulbo – que precisa ficar enterrado para poder brotar e florescer. “Trabalho muito com o ciclo da vida unindo pessoas e plantas”, diz a escritora. O livro foi estruturado em cartas que Angélica e seu amigo trocam durante o período em que se encontra em “repouso” para que possa florescer novamente. “A obra aborda o sentimento de resiliência, uma propriedade dos objetos descrita pela física que postula que os mesmos, após passarem por situações de estresse, conseguem voltar às suas formas originais. É um conceito muito usado na psicologia.”

Angélica nasce, pois, de duas paixões que tenho, a de escrever e a do encantamento que tenho com a natureza, aliadas com a discussão sobre o ciclo da vida que normalmente carrega nossos felizes e infelizes momentos. Em um mundo voltado para prazeres imediatos e dificuldades de lidarmos com frustrações, creio ser muito pertinente escrever sobre a vida plena, repleta de desafios, que ao serem superados nos tornam resilientes e plenamente humanos.”

“A dificuldade em nos contentarmos com aquilo que podemos ser e com aquilo que temos, mais a alegria do encontro com a história de nossos ascendentes, como avós, bisavós, tios, pai, mãe é de uma escassez infinda. Nossas crianças e nossos adolescentes (muitos deles) começam suas vidas sem um olhar adequado e feliz para si mesmos. Incomoda o tamanho do corpo, a cor não agradável dos olhos, o tipo de beleza que o social exige, como um predador a destruir o bulbo, a dificultar a respiração e a tirar o sentido de viver, de descobrir o verdadeiro mundo que pode ser colorido, perfumado e feliz, apenas por termos a chance de olhar para ele”, diz o psicólogo Ivan Capelatto, da Psicologia Clínica e Psicoterapia da Unicamp, no prefácio.

Advertisement

Com 56 páginas e ilustrações do italiano Gianfranco Zavalloni, falecido em agosto de 2012, que disponibilizou seu acervo para a escolha das ilustrações, o livro poderá ser adquirido por 35,00 reais no site da Editora Adonis.

Margareth Brandini Park – pedagoga, doutora em Educação – Unicamp, escritora, apresentadora do programa Literatura e Educação da RTV – Unicamp, pesquisadora do Centro de Memória da Unicamp por 18 anos. Dirigiu a Rede Municipal de Campinas na gestão do prefeito Antonio da Costa Santos. Atualmente, escreve literatura infantil. Tem 19 livros escritos e/ou organizados na área educacional e cinco livros infantis.

Centro Infantil Boldrini – hospital filantrópico localizado em Campinas (SP), referência latino-americana, há 35 anos trata crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue. É o maior hospital especializado na América Latina na área da onco-hematologia pediátrica. Atualmente, o Boldrini atende cerca de 7 mil pacientes, a maioria (80%) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos centros mais avançados do país, o Boldrini reúne alta tecnologia em diagnóstico e tratamento clínico especializado, com índice de cura de 70% a 80% em alguns tipos de câncer – comparáveis ao Primeiro Mundo -, disponibilidade de leitos e atendimento humanitário às crianças portadoras dessas doenças.

Serviço

Advertisement

Lançamento do livro “Angélica e o segredo dos bulbos”
Dia 18 de dezembro, das 10h às 12h, no Centro Infantil Boldrini
Rua Dr. Gabriel Porto, 1250 – Barão Geraldo – Campinas

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Dicas de leitura

Confira lista especial de obras para celebrar o Dia do Livro

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

livros-leitura-financas

No dia 23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro e, para homenagear a data, a Livraria da Travessa do Iguatemi São Paulo preparou um rico catálogo para os amantes da literatura, com 10 títulos indispensáveis que tratam os livros como tema central. As obras navegam entre história, ficção, guias e clássicos e podem ser encontradas na livraria localizada no Piso Superior do shopping.

A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. A data comemorativa é simbólica e tem origem na história da literatura mundial. Foi no dia 23 de abril que morreram três grandes escritores: o inglês William Shakespeare, o espanhol Miguel de Cervantes e o peruano Inca Garcilaso de La Vega.

Confira abaixo a seleção completa para todos os tipos de leitores para celebrar a data:

Anuncio


PARA OS AMANTES DE LIVRARIAS:

150 Bookstores You Need To Visit Before You Die | Elizabeth Stamp: Navegar numa livraria é uma experiência insubstituível. A autora americana Elizabeth Stamp selecionou as 150 livrarias mais exclusivas do mundo que valem a pena visitar. Da Austrália à França, e do Japão aos Estados Unidos, as livrarias aqui variam desde estabelecimentos que existem há décadas até lojas recém-inauguradas. Cada loja foi selecionada por uma característica marcante, seja uma história interessante, uma coleção única ou um cenário fabuloso. Este livro lindamente encadernado, o mais recente da série 150, contém fotografias inspiradoras e uma riqueza de informações sobre cada local.

Advertisement


PARA LEITORES DE LIVROS SOBRE LIVROS:

Books And The People Who Make Them | Stephanie Vernet: Esta introdução única, divertida e informativa ao mundo editorial mostra aos jovens leitores como um livro percorre a jornada do caderno do escritor até as mãos do leitor. O que está faltando no mundo dos livros infantis? Um livro sobre como um livro é feito! Esta exploração dos bastidores apresenta páginas duplas coloridas e peculiares que retratam todas as fases da vida de um livro. Perfeito para os leitores lerem sozinhos ou com seus adultos favoritos, este livro é o primeiro do gênero – um complemento perfeito para a biblioteca de todo jovem amante de livros.

Caixa de Palavras: Por que você deve ler (e o que ler) | Jose Roberto de Castro Neves: O que é um livro? Pode ser apenas um bloco de papel envolvido por uma capa. Pode, igualmente, ser um agrupamento de palavras, uma cornucópia de informações, uma fonte de formação pessoal… No entanto, todos já tivemos a vida revolucionada por um livro. A força deste objeto, portanto, vai muito além daquilo que vemos: repousa em algo impalpável, quase mágico, que molda personalidades, toca almas, muda civilizações, altera o rumo dos acontecimentos. Basta que haja um leitor de coração aberto. E este é precisamente o tipo de leitor que José Roberto de Castro Neves é. Por isso mesmo, foi capaz de escrever estas páginas encantadoras, que são sobretudo um tributo ao poder transformador dos livros. Ao lado dele, passeamos por algumas das principais obras da humanidade, que aqui têm sua força não só comentada, mas celebrada, enaltecida, vivida.

É um Livro | Lane Smith: Lane Smith criou uma história ilustrada, tanto para crianças quanto para adultos, sobre o nosso velho, bom e amado livro. Aquele que, ao contrário dos produtos eletrônicos, não apita, não interage, não conecta nem twitta. Mas que, só pela emoção da narrativa e das imagens, prende a atenção (e ainda rouba o coração) de qualquer um.

Advertisement

PARA OS QUE PROCURAM A HISTÓRIA DOS LIVROS:

O Aparecimento do Livro | Lucien Febvre | Henri-Jean Martin: Concebido por Lucien Febvre e realizado por Henri-Jean Martin, O Aparecimento do Livro é, desde sua publicação em 1958, um texto fundamental para os estudos sobre o livro. A proposta do estudo é estudar a ação cultural e a influência do livro durante os trezentos primeiros anos de sua existência, partindo da Renascença até aproximadamente o Romantismo. A obra explora os efeitos da técnica tipográfica, aperfeiçoada tal como se atribui a Gutenberg, enquanto era gradualmente assimilada pelas práticas de leitura e de acordo com fatores econômicos, políticos, culturais e geográficos. Trata do entorno do livro impresso, desde os seus antecedentes, como a introdução do papel na Europa, até a ampliação do número de leitores, ao lado das mudanças nas relações sociais e dos diferentes embates ideológicos do período.


História do Livro e da Edição | Yann Sordet: A obrapercorre, com efeito, os ecossistemas da comunicação gráfica desde as tabuletas de argila até os livros digitais, desdobrando um conhecimento espantoso, instruindo sem pedantismo o leitor. Como estrangeiro (americano, mas amigo da França), vejo aí a marca de um certo espírito francês: a clareza de exposição apoiada em um domínio profundo da pesquisa; uma bela arquitetura de conjunto aliada a uma erudição colhida na ciência mais recente. Este livro se lê de duas maneiras: de ponta a ponta, ao longo de uma narração que retraça a evolução do livro através de três milênios, e como manual em que o especialista ou o simples curioso pode se abeberar, informando-se sobre assuntos precisos a partir de um sumário bem detalhado ou do índice remissivo.


Infinito em um Junco: A invenção dos livros no mundo antigo | Irene Vallejo: Fenômeno editorial espanhol traduzido para mais de 30 idiomas, ensaio sobre a história do livro vem conquistando prêmios e leitores. Um livro sobre a evolução dos livros, um passeio pela trajetória desse artefato fascinante que inventamos para que as palavras pudessem ser transportadas pelo espaço e pelo tempo: O infinito em um junco conta a história desse objeto desde sua criação, milênios atrás, passando por todos os modelos e formatos que testamos ao longo da jornada humana. Acima de tudo, esta é uma fabulosa aventura coletiva protagonizada por milhares de pessoas que, ao longo do tempo, protegeram e tornaram o livro possível: contadores de histórias, escribas, iluminadores, tradutores, vendedores ambulantes, professores, sábios, espiões, rebeldes, freiras, aventureiros; leitores de todos os cantos, nas capitais onde se concentra o poder e nas regiões mais remotas, onde o conhecimento se refugia em tempos de caos. Pessoas comuns cujos nomes muitas vezes são apagados da história; gente que salva essas fontes de memória, os verdadeiros protagonistas desta obra.

Advertisement

PARA OS ROMÂNTICOS:

Meus Dias Na Livraria Morisaki | Satoshi Yagisawa: Best-seller internacional, o livro é um mágico e comovente romance japonês sobre o poder da literatura. A jovem Takako perde tudo, mas se encontra na livraria que pertence a sua família há três gerações. Takako é uma jovem de 25 anos que levava uma vida relativamente tranquila. Até que seu namorado, Hideaki, o homem com quem ela esperava formar uma família, anuncia que vai se casar com outra pessoa. De repente, a vida de Takako começa a desmoronar. Ela sai do emprego e entra numa depressão profunda. No auge do seu desespero, ela recebe uma ligação de Satoru, um tio que ela não via há muitos anos. Satoru é um homem excêntrico e pouco convencional, principalmente depois que sua esposa, Momoko, o deixou. Ele é quem cuida da livraria Morisaki, um pequeno espaço, num prédio antigo, em Jinbôchô, o bairro das livrarias de Tóquio, um paraíso para os leitores.

PARA OS LEITORES CLÁSSICOS:

The Penguin Classics Book | Henry Eliot: O Penguin Classics Book é o companheiro do leitor da maior biblioteca de literatura clássica do mundo. Abrangendo 4.000 anos, desde as lendas da Antiga Mesopotâmia até a poesia da Primeira Guerra Mundial, com tragédias gregas, sagas islandesas, épicos japoneses e muito mais, abrange 500 autores e 1.200 livros, dando-lhes vida com descrições vivas, literatura conexões e belos designs de capa.

Advertisement


The Penguin Modern Classics Book | Henry Eliot: Oguia essencial para a literatura do século XX em todo o mundo. Durante seis décadas, a série Penguin Modern Classics tem sido uma série de livros que define uma era e está em constante evolução, abrangendo obras de pioneiros modernistas, iconoclastas de vanguarda, visionários radicais e contadores de histórias intemporais. Este companheiro de leitor apresenta todos os títulos publicados na série até agora, com mais de 1.800 livros e 600 autores, de Achebe e Adonis a Zamyatin e Zweig. Repleto de descrições animadas, listas de leitura surpreendentes, movimentos literários importantes e mais de duas mil imagens de capa, The Penguin Modern Classics Book é um convite para mergulhar e explorar a maior literatura dos últimos cem anos.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Dicas de leitura

10 livros mais emprestados na Biblioteca Municipal de Hortolândia no mês de novembro

Avatar de Editor

Published

on

By

Diário de um Banana é um sucesso na Biblioteca Municipal de Hortolândia

A Biblioteca Municipal de Hortolândia divulgou a lista dos 10 livros mais emprestados no mês de novembro, proporcionando uma visão fascinante sobre as preferências literárias dos leitores da cidade.

O destaque continua sendo a franquia “Diário de um Banana”, do autor Jeff Kinney, nas colocações de número 1, 4, 5 e 10. Confira abaixo todos os outros.

10 livros mais emprestados na Biblioteca Municipal de Hortolândia no mês de novembro

  1. “Diário de um Banana – Rodrick é o Cara”
    Autor: Jeff Kinney
  2. “Querido Diário Otário: Eu Sou a Princesa ou o Sapo?”
    Autor: Jim Benton
  3. “Lua Nova”
    Autor: Stephenie Meyer
  4. “Diário de um Banana – A Verdade Nua e Crua”
    Autor: Jeff Kinney
  5. “Diário de um Banana – As Memórias de Greg Heffley”
    Autor: Jeff Kinney
  6. “O Retrato de Dorian Gray”
    Autor: Oscar Wilde
  7. “Mau Começo – Livro Primeiro”
    Autor: Lemony Snicket
  8. “Caçadores de Zumbis – Volume 5”
    Autor: John Kloepfer
  9. “Mal-Entendido em Moscou”
    Autora: Simone de Beauvoir
  10. “Diário de um Banana – Vai ou Racha”
    Autor: Jeff Kinney

Anuncio


Esses títulos refletem a diversidade de gostos e interesses da comunidade de leitores de Hortolândia, abrangendo desde literatura infantojuvenil até clássicos atemporais. A biblioteca continua sendo um espaço vital para a promoção da leitura e o compartilhamento de experiências literárias.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Dicas de leitura

Hortolândia recebe exposição de livros de autores negros: confira local e data do evento

Avatar de Editor

Published

on

By

livros de autores negros

A Biblioteca Municipal de Hortolândia realiza uma exposição de livros de autores negros até o dia 31 deste mês. A ação integra a campanha “Dias de Consciência, Ativismo e Cultura” e tem por objetivo promover o debate sobre o racismo e conscientizar a população sobre o tema.

Neste mês, a campanha terá outras ações, que podem ser conferidas através deste LINK.

Livros de autores negros na Biblioteca de Hortolândia

Anuncio


Os livros estão expostos na estante “Dicas de leitura”, que fica dentro da própria biblioteca. Também são mostradas biografias sobre personalidades negras e obras relacionadas à cultura afro. Os títulos estão disponíveis para empréstimo para usuários cadastrados.

De acordo com o coordenador do espaço, Rafael Antonio da Silva, o acervo da biblioteca tem 50 livros de autores negros ou sobre assuntos diversos sobre a cultura negra. “Com essa exposição, a Biblioteca Municipal cumpre seu papel social. Neste mês tão importante de celebração à consciência e à cultura negra, a biblioteca coloca em destaque autores, personagens e histórias protagonizadas por figuras negras e obras que abordam a questão da luta racial”, destaca Silva.

Advertisement

A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte está localizada na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central e abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, ou pelo e-mail [email protected].

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

atos golpistas em Brasília atos golpistas em Brasília
Nossa Região2 horas ago

Morador da região que participou de atos golpistas em Brasília é condenado a 14 anos de prisão

Um morador de Sumaré de 50 anos recebeu uma pena de 14 anos de prisão (sendo 12 anos e seis...

Consultoria gratuita para Declaração de Imposto de Renda Consultoria gratuita para Declaração de Imposto de Renda
Nossa Região3 horas ago

Consultoria gratuita para Declaração de Imposto de Renda na região: saiba mais

No dia 26 de abril haverá consultoria gratuita para Declaração de Imposto de Renda na ETEC de Sumaré, das 19h30...

materiais didáticos materiais didáticos
São Paulo3 horas ago

Elaboração de materiais didáticos em escolas de SP com uso do ChatGPT causa preocupações

O governo do estado de São Paulo planeja utilizar inteligência artificial na criação de materiais didáticos. Contudo, segundo fala Ana...

fatec-sumare fatec-sumare
Cursos4 horas ago

FATEC Sumaré abre inscrições para superior gratuito

As inscrições para o para o vestibular do segundo semestre de 2024 da FATEC (Faculdade de Tecnologia) Sumaré já estão...

dinheiro dinheiro
Brasil4 horas ago

Desigualdade de renda no Brasil cai, mas, ainda é discrepante

Em um cenário marcado por mudanças econômicas e sociais significativas, os dados recentes sobre a desigualdade de renda no Brasil...

Idoso Idoso
Policial4 horas ago

Idoso estaria vivo antes de chegar ao banco no RJ, afirmam testemunhas

A polícia segue investigando o caso do idoso que teria sido levado, já morto, pela sua sobrinha, a um banco...

rede de mercados rede de mercados
Nossa Região4 horas ago

Importante rede de mercados fecha 4 lojas na região: entenda os motivos

Nos últimos dias foram fechadas 4 lojas da rede de mercados Oxxo em Campinas (3 no Centro da cidade e...

Advertisement
cinema

Populares