Dicas de leitura

Novo livro “Vou a Pé” mostra cidade como espaço lúdico para primeira infância

A editora Pistache Editorial irá lançar, no dia 12 de agosto, o livro “Vou a Pé”, escrito por Bianca Antunes e Luísa Amoroso. A obra retrata, a partir das caminhadas da pequena Sossô, o papel educador e lúdico do espaço público, e como a interação com a cidade pode ser inspiradora. “Vou a Pé” foi selecionado no edital do Proac 2022, e tem apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas; e da iniciativa Urban95, por meio da Fundação Bernard van Leer e do CECIP.

Este é o terceiro lançamento infantil da Pistache Editorial, seguindo os livros “Invenções para morar” e “Cidades para Brincar”, da série Casacadabra. A editora também coeditou o livro “Cidade, Gênero e Infância”, vencedor do Prêmio IAB-SP (2022), com a Romano Guerra Editora.

Anuncio


O livro

Acompanhada de seu cuidador, Sossô conduz os pequenos leitores para conhecer suas aventuras diárias, do caminho de casa até a escola, explorando a cidade como um grande playground. Não há brinquedos estruturados: Sossô brinca com o que a cidade lhe oferece. “É uma celebração ao olhar curioso das crianças, mostrando que a cidade também é um lugar que ensina, inspira e cria memórias”, diz Bianca Antunes, coautora do livro.

As ilustrações de “Vou a Pé” nos levam a explorar as cenas por outra perspectiva, ao representar a cidade a partir da altura de uma criança de 3 anos. É por esse olhar que descobrimos pequenos insetos, grandes degraus, poças d’água, um pouco de fumaça e muitas pernas e bumbuns. Todo esse trajeto é pincelado pelo ritmo da cidade, mas, principalmente, pelo ritmo da criança – um tempo diferente do tempo do adulto, pois Sossô – como todas as crianças – tem o olhar sempre atento para a próxima aventura. “A criação das cenas foi um processo cuidadoso de representar o olhar curioso da criança, mas não fantasiar por ela. As ilustrações trazem a ludicidade e abrem espaço para mais interpretações, sem colocar todas as respostas”, conta Luísa Amoroso, coautora e ilustradora do livro.

O lançamento

O evento de lançamento será dia 12 de agosto, das 10h às 13h, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato e contará com oficinas realizadas pelas arquitetas do coletivo CoCriança, organização que promove processos participativos de intervenção urbana com ênfase nas infâncias. As oficinas irão instigar a descoberta de texturas de elementos naturais e a conexão com a natureza urbana, incluindo a construção de uma maquete com os materiais descobertos na praça Rotary, onde a biblioteca está situada.

A data para o evento de lançamento não é ao acaso: agosto é o Mês da Primeira Infância – recorte do zero aos seis anos de idade e público central de “Vou a Pé”. A editora irá contribuir para as discussões sobre o tema com mais dois outros eventos: um debate, no dia 21 de agosto, às 19h, sobre Primeira Infância e Espaços Públicos no IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil); e uma roda de conversa com Luísa Amoroso, tendo como pauta Ilustrações em Livros Infantis, com data e local a definir.

Serviço

Lançamento do livro “Vou a Pé”

Data: 12/08/2023

Horário: 10h às 13h

Oficinas: 11h às 13h

Local: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato – Rua General Jardim, 485 – Vila Buarque

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo