Analisar

Trabalhos freelancer que chegaram ao topo nos primeiros meses de 2018

O Freelancer.com, maior mercado para freelancers e crowdsourcing do mundo, divulgou a nova edição do Fast 50 Report, relatório trimestral que mostra os 50 tipos de jobs em alta e em baixa no mercado de trabalho na internet, fornecendo um parâmetro contínuo do cenário econômico online.

A conveniência de trabalhar por conta própria é a principal razão pela qual aumenta a cada dia o número de profissionais freelancers. Sem dúvida, a possibilidade de definir seu próprio horário e ambiente de trabalho é um luxo incomparável. No entanto, as tendências desse mercado oscilam mais rápido do que em qualquer outro. Não devem, portanto, ser analisadas anualmente, já que podem mudar em três meses, ou até menos. Qualquer job que esteja entre as oportunidades mais procuradas no início de um ano pode sofrer uma queda considerável no segundo ou terceiro trimestre do mesmo ano. É por isso que os freelancers precisam verificar quase que diariamente as tendências do setor.

Uma análise de mais de 415 mil postos de trabalho publicados no primeiro trimestre de 2018, revela que as PMEs estão usando o site Freelancer.com para encontrar suporte externo que desempenhe as principais funções de negócios, e, encontram a resposta em freelancers de todo o mundo. “Os dados do Freelancer Fast 50 são os principais indicadores de tendências de empregos online relacionados a indústrias, tecnologias, produtos e empresas. Nós vemos que, ano após ano, a economia e os trabalhadores GIG (on demand) estão em expansão. O universo freelance é um terreno fértil para as ideias novas e criativas que o mundo corporativo moderno está buscando. Grandes empresas perceberam como é fácil, eficaz e produtivo encontrar especialistas habilidosos dessa maneira”, diz Matt Barrie, CEO do Freelancer.com.

Trabalhos freelancer diretamente ligados ao negócio

Trabalhos ligados à internet e ao conteúdo online saltaram 58,4% em apenas um trimestre – enquanto no último trimestre de 2017 foram publicados 4.314, esse número subiu para 6.833 no primeiro trimestre de 2018. Qualquer boa estratégia de marketing pode se tornar ineficaz sem um bom conteúdo. Empresas de todo o mundo estão lutando para construir um forte relacionamento com o cliente e uma maneira bem-sucedida é escolher um conteúdo online adequado e de qualidade para seus portais de negócios.

As empresas também precisam de Data Mining e Processamento de Dados, pois os dados funcionam como a “espinha dorsal” dos negócios: informações de compra e venda, demandas dos clientes, condições de mercado, etc. Os trabalhos freelancers sobre esses dois aspectos essenciais dos negócios estão em constante crescimento. O número de empregos de Data Mining publicados no primeiro trimestre de 2018 cresceu 51,5% em comparação com o último trimestre de 2017, enquanto os trabalhos de Processamento de Dados aumentaram 16,9% no mesmo período. Por outro lado, os trabalhos de Data Entry também saltaram de 24.903 no último trimestre de 2017 para 25.539 no primeiro trimestre de 2018 (aumento de 2,6%). As empresas precisam de especialistas em Data Entry para confirmar a precisão, a qualidade e a confiabilidade dos dados antes de tomar qualquer decisão em questões críticas de negócios.

Outro imenso crescimento de empregos freelancer em empresas está em Javascript e programação em C#. O Javascript subiu de 17.115 no último trimestre de 2017 para 27.228 no primeiro trimestre deste ano, o que representa um aumento notável de 59,1%. Os trabalhos de programação em C# aumentaram de 5.505 no quarto trimestre de 2017 para 8.926 nos primeiros três meses de 2018, atingindo um aumento recorde de 62,1%. Empregos para especialistas em Python também aumentaram 51,6% apenas no primeiro trimestre deste ano. React.js e Angular.js também estão ganhando popularidade – os empregos vinculados ao Angular.js aumentaram 63,5% no primeiro trimestre de 2018 em comparação com o último trimestre de 2017, enquanto o React.js aumentou 17,5% de ano para ano. Quando se trata de marketing online, as empresas investem em vários serviços. Como resultado, o Search Engine Marketing teve um rápido crescimento no primeiro trimestre de 2018, com um aumento de 78,6%.

Empregos freelancer relacionados ao Design e ao Desenvolvimento Web

A demanda por estética e estilo escalou imensamente. Seja um site de venda de produtos de moda, um negócio no segmento de viagens, gadgets, comida, jardinagem ou até mesmo serviços funerários, é preciso um designer. Os aspectos de estilo e cores estão se expandindo para incluir ideias mais criativas. É por isso que os trabalhos freelancer que exigem habilidades visuais estão aumentando incessantemente, principalmente nos relacionados ao programa After Effects. Um aumento recorde de 109,3% em oportunidades freelancer no primeiro trimestre de 2018, indica tendências de crescimento para ilustrações e imagens nos sites. No último trimestre de 2017, apenas 3.052 jobs em After Effects foram publicados, mas nos primeiros três meses deste ano eles saltaram para 6.388. No mesmo período, os trabalhos em Illustrator registraram um aumento de 80,7%.

Os projetos estão se expandindo nesses campos. Hoje, todos os designers preferem trabalhar em 3D e os trabalhos freelancer em 3D Design tiveram um rápido aumento desde o início de 2018. Um total de 7.106 empregos foram postados neste primeiro trimestre, contra 4.534 no último trimestre de 2017. Esse é um aumento notável de 56,7%. O último trimestre de 2017 teve 1.422 jobs publicados em Serviços de Áudio, mas a demanda aumentou para 2.465 no primeiro trimestre de 2018. A produção de áudio também registrou um aumento de 60%.

O CAD/CAM transformou a indústria de design de produtos e processos de fabricação, levando a uma maior demanda de fabricantes e empreendedores. As oportunidades de emprego para especialistas em CAD/CAM aumentaram 50,6% no primeiro trimestre de 2018, para 3.204 vagas de trabalho. Durante este período, os empregos freelancer de Layout PCB também cresceram de 1.246 para 1.367 em comparação com o quarto trimestre de 2017.

Os trabalhos em Adobe InDesign evoluíram imensamente e registraram um aumento recorde de 71,5% no primeiro trimestre de 2018 em relação ao último trimestre de 2017. O Shopify Templates e o Photoshop também aumentaram 15,3% e 16,3%, respectivamente, em 2018 ante 2017, e 35,2% e 40,8% quando comparado ao último trimestre de 2017.

Trabalhos para redatores freelancers

Escrever é uma habilidade eterna. A demanda por trabalhos de redação continua alta em todas as temporadas, e, jobs em Article Rewriting aumentaram 51,1% em 2018. Da mesma forma, Edição nunca está fora do mercado – onde há trabalhos de redação e edição. É por isso que os trabalhos de edição foram publicados 27,16% a mais no primeiro trimestre de 2018 do que no quarto trimestre de 2017.

Não é de surpreender que o interesse das empresas na língua alemã – que não é uma língua falada amplamente – esteja aumentando incessantemente. Desde o Brexit (a saída da Grã-Bretanha da União Europeia, em 23 de junho de 2016), a Alemanha está atraindo as empresas para longe do Reino Unido e se transformando no foco dos negócios na Europa, ou no “centro europeu de inovação”. Nesse cenário, a língua alemã experimentou um aumento de 30% em trabalhos freelancer, em 12 meses após o Brexit. Os trabalhos relacionados à tradução de conteúdo de negócios para o idioma alemão registraram um aumento de 37,0% no primeiro trimestre de 2018 em relação ao trimestre passado, e 15,3% mais vagas foram postadas na comparação anual.

Empregos relacionados à língua inglesa nos EUA foram 4% maiores do que no Reino Unido. Esse tipo de job no Reino Unido aumentou 100% no primeiro trimestre de 2018, em comparação com o último de 2017, enquanto nos EUA atingiu 103,5%. A demanda pelo inglês está relacionada às empresas internacionais dos países que não falam a língua e querem atrair profissionais.

Habilidades legais também são importantes e, trabalhos de redação jurídica estão aumentando para difundir a percepção sobre a lei e seus procedimentos. A postagem desse tipo de emprego foi 49,2% maior no primeiro trimestre de 2018. Ao longo do ano de 2017, a demanda continuou crescendo e o número total de jobs publicados chegou a 1.722.

Alguns trabalhos perderam demanda

A demanda por eBooks caiu 26%. Conforme pesquisa da Nielsen, as crianças estão desenvolvendo um interesse pela mídia impressa e achando os livros no formato tradicional mais atraentes. Ler livros no papel é mais prazeroso do que no Kindle; são fáceis de transportar e legais de possuir. Adultos agora preferem manter um livro impresso na cabeceira da cama, porque tem muitas vantagens sobre uma versão digital.

Muitos outros trabalhos freelancer ligados a design e software (Microsoft, CSS3 e iOS Development, por exemplo) mostraram uma queda na demanda no primeiro trimestre de 2018. Nesse mesmo período, os trabalhos envolvendo Google Plus e descrições de produtos caíram ambos 47%.

A demanda por alguns trabalhos de design também diminuiu. Design de etiquetas e de aplicativos sofreram uma queda de 71,8% no primeiro trimestre de 2018, em comparação com o anterior. Será que estamos testemunhando a saturação do mercado de apps? Os trabalhos de Design de Embalagem e Desenho Industrial caíram 66,5% e 67,2%, respectivamente, no mesmo período de tempo. Os trabalhos de desenvolvimento de e-mail sofreram um golpe mais forte, com queda de 87,2% no primeiro trimestre de 2018, em comparação com o último trimestre de 2017, provavelmente devido à busca das empresas por produtos personalizados para aumentar as vendas. A experiência personalizada está se tornando o foco principal: a tecnologia criativa e o design gráfico estão superando o tradicional estilo artístico de design.

Tendências

Com uma performance fenomenal em 2017, o Bitcoin, entre outras criptomoedas, e o Blockchain atraíram vários empreendedores que tentaram lançar sua própria ICO (Initial Coin Offerings – oferta inicial de moedas) e, consequentemente, postaram trabalhos relacionados no Freelancer.com. Conhecido principalmente por causa das criptomoedas, o Blockchain (1.529 jobs postados no primeiro trimestre de 2018, um aumento de 58% em relação ao quarto trimestre de 2017, com 965 trabalhos publicados) é, numa explicação simplificada, um banco de dados que mantém registros digitais de quem possui o quê. Os trabalhos freelancer relacionados a essa tecnologia certamente vão aumentar, à medida que as vantagens que ela oferece (transações financeiras mais baratas e seguras) sejam popularizadas. É uma tendência que também se atesta, por exemplo, pela declaração da diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde: “Pode não ser sensato menosprezar as moedas virtuais. Um dia, os cidadãos podem preferí-las”.

E qual pode ser o resultado da nova crise de privacidade e segurança de dados envolvendo o Facebook? A Cambridge Analytica obteve os dados pessoais de usuários da rede social e, aparentemente, os usou de forma inadequada, ou pelo menos não como era esperado. A empresa agora está tomando medidas para impedir que os dados sejam extraídos indevidamente do Facebook, o que também servirá de alerta para qualquer outra companhia que colete dados de usuários na internet. Isso vai impactar positivamente em oportunidades freelancer relacionadas à segurança digital, o que já se evidencia no Freelancer.com: aumento de 24% em relação ao quarto trimestre de 2017, passando de 1.995 para 2.469.

Finalmente, o Freelancer.com prevê que a Inteligência Artificial vai contribuir enormemente para mudar o mercado de trabalho com o uso de novas tecnologias e novos produtos e serviços, desenvolvidos por PMEs ou grandes companhias. Como afirma a Harvard Business Review, embora a IA já esteja em uso em milhares de empresas em todo o mundo, a maioria das grandes oportunidades ainda não foi explorada. Em termos de empregos para humanos, será necessário treinar pessoas continuamente, criando conteúdo educacional. O Eticista de IA é um exemplo, e o progresso tecnológico reserva para o futuro outros cargos relacionados à Inteligência Artificial. O Freelancer.com já constatou um crescimento no quarto trimestre de 2017 que permanece no primeiro trimestre de 2018, num aumento notável de 106% ano após ano.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...