Dicas de leitura

Onde moram os livros? inicia etapa de seleção dos textos que devem compor coletânea

Livro reunirá histórias escritas por participantes do projeto, que levou alunos à biblioteca municipal de Valinhos

onde-mora-livros

            No final de abril, o projeto Onde moram os livros? deu início a uma série de visitas à Biblioteca Pública Municipal Dr. Mário Corrêa Lousada, em Valinhos. Com objetivo de aproximar ainda mais as crianças do universo mágico da literatura, reacendendo nelas tanto o hábito da leitura como o de visitar a biblioteca, sessões com contação de histórias, bate-papo com escritor e distribuição de livros aconteceram todas as segundas e quartas-feiras. Ao final de cada sessão, um convite foi feito a cada participante para que escrevesse sua história e enviasse à biblioteca. Agora, chegou o momento dos textos enviados passarem por análise. As criações selecionadas deverão compor uma coletânea, que será lançada ainda este ano.

“Os alunos ficaram muito interessados ao participarem do projeto e ansiosos, pois querem saber qual o texto que foi escolhido para ser publicado. A produção não foi tão fácil, pois os alunos ainda estão em processo de construção de textos, porém foi muito gratificante o interesse demonstrado por eles para produzir as histórias”, explica a professora Giovana Aparecida Campos, da EMEB Pofa. Alice Sulli Nonato, que acompanhou a visita dos alunos do 3º ano.

Selma Cavalcante que coordenou as professoras da rede municipal de Valinhos no processo de produção dos textos ressalta a importância do projeto e da dedicação dos professores na tarefa de criar. “A execução deste projeto inicialmente nos assustava, pelo fato de estarmos no meio do ano letivo. Porém, a tomada de decisão das professoras responsáveis pelas turmas envolvidas neste Projeto garantiu o êxito tanto no sucesso das produções quando na conclusão no tempo combinado. Ao ler os textos produzidos, fica evidente o trabalho destes professores e a diferença que fizeram para o processo de aprendizagem de seus alunos, que foi constituído pelo contato com diversas leitura e variadas reflexões sobre o processo de escrita”, explica Selma. A etapa de visitas na biblioteca do projeto Onde moram os livros? se encerrou em junho.

Trabalhados em sala aula, os textos participantes deveriam obedecer aos critérios descritos na carta-resposta entregue após a visita. Originalidade da obra, qualidade literária, adequação gramatical e ortográfica, organização textual, temas com  concisão, precisão e riqueza imaginativa, caracterização do cenário e personagens, além da construção da figura do narrador, serão critérios para análise das criações.

Um grupo composto por especialistas em literatura infantil selecionará os textos que devem compor a obra. Os selecionados devem ser notificados no mês de outubro.

O projeto Onde moram os livros?

O projeto Onde moram os livros? levou cerca de 1500 visitantes à biblioteca publica municipal Dr. Mário Corrêa Lousada no período de três meses (de abril a junho). A iniciativa é uma parceria da Associação Agostinho de Cultura com a secretaria de educação e cultura valinhense, que permitiu que todos os alunos matriculados nos terceiros anos da rede, além de frequentadores do local e de colégios privados, participassem das sessões que abrangiam contação da histórias do livro Tininha e a fada Lile  pela contadora Paula Negrão e um bate-papo com a escritora Marlene Sabatini. Por meio do contato com uma escritora e com uma contadora de história o objetivo é estimular o hábito da leitura e o incentivo à escrita.

O Onde moram os livros? tem patrocínio da MWV RIGESA, realização da Associação Agostinho de Cultura, produção cultural da 3marias, apoio da Eaton e da Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura e Turismo – Departamento de administração de espaços culturais – , e apoio cultural do ProAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo