Passeios e Viagens

Guia gastronômico: os restaurantes mais deliciosos da Itália

Com forte influência na cozinha brasileira, a culinária italiana é considerada uma das mais universais do mundo

Além de conhecer pontos turísticos e curtir novas experiências, o roteiro de qualquer viagem passa por conhecer a gastronomia local. E, entre os principais destinos quando o assunto é comida, está a Itália.

Com forte influência na cozinha brasileira, a culinária italiana é considerada uma das mais universais do mundo. É possível encontrar restaurantes especializados nos quatro cantos do mundo, da boa e velha macarronada à pizza do final de semana.

Para não se decepcionar, contudo, é preciso estar preparado, com um planejamento prévio de quais restaurantes ir. Como em qualquer lugar do mundo, entrar desavisado num restaurante desconhecido pode esconder algumas surpresas.

Por isso, separamos uma lista com os locais mais famosos e mais bem classificados quando o assunto é culinária italiana na Itália. Buon appetito!

Roma

Indicações Bib Gourmands, Ambasciata d’Abruzzo

Quando o assunto é gastar pouco, uma das opções é buscar frequentar os Bib Gourmands. O nome faz referência à categoria criada pelo Guia Michelin, uma das publicações mais tradicionais quando o assunto é guia de viagens.

São estabelecimentos que mantém o padrão de qualidade exigido pelo guia, mas com excelente relação entre custo e benefício, com valores que vão de € 32 em cidades do interior a € 35 nas capitais e cidades mais turísticas. É o caso do Ambasciata d’Abruzzo. Fundada em 1960, a casa segue sob mesma direção, familiar, há mais de 50 anos.

Tram Depot

Fugindo dos ambientes fechados dos restaurantes e acompanhando a vida corrida das grandes cidades, o Tram Depot, tem chamado atenção. Instalado em quiosque sobre trilhos, o restaurante imita os antigos bondes elétricos da cidade com um cardápio especializado em street food — sanduíches e coquetéis. Ideal para quem quer comer sem gastar muito tempo e, assim, aproveitar mais o dia para conhecer a capital italiana.

La pergola

Quando a bebida é parte das prioridades da refeição, a escolha é o La Pergola, do grupo Hilton. A carta da casa possui mais de 60 mil rótulos de vinhos do mundo todo, além de um menu de águas. O local conta ainda com uma decoração clássica, alinhada à proposta da casa, que exige roupa de gala — mínimo terno, para os homens.

Veneza

Club del Doge

Para quem quer ou pode gastar um pouco mais, o Club del Doge, é uma ótima opção. O restaurante fica no terraço do Gritti Palace Hotel, o que garante uma refeição com excelente vista da romântica cidade italiana.

Osteria Antico Giardinetto

Ainda em Veneza, é possível conhecer o Osteria Antico Giardinetto, famoso pelos pratos à base de peixe. Nesse caso, os preços são um pouco mais em conta sem abrir mão do atendimento.

Milão

Il Luogo di Aimo e Nadia

Em Milão, uma das capitais da moda mundial, uma boa pedida é o Il Luogo di Aimo e Nadia. Com uma decoração moderna, a casa tem um cardápio contemporâneo que vale a pena ser visitado.

Boeucc

Quando o assunto é uma retomada aos clássicos, a cidade também guarda seus tesouros. O Boeucc é o restaurante mais antigo de Milão, data de 1696, e se orgulha de servir a autêntica culinária italiana.

Vaticano

I Love Pizza

Também nos moldes de prato rápido, o I Love Pizza, no Vaticano, é uma dica para quem está fugindo do ambiente de restaurantes. Com ampla variedade de sabores de pizza, a casa vende os pedaços por peso, permitindo ao freguês escolher o tamanho da sua fatia. A casa também vende focaccias.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo