TV, Cinema e Teatro

A Grande Jogada (8,0)

Diversas vezes a transição de um roteirista para a direção é complicada, principalmente porque os ofícios são muito diferentes entre si. Mas Aaron Sorkin, que escreveu A Rede Social e Steve Jobs, só para citar alguns, tentou a sorte em A Grande Jogada. Além de se provar um bom diretor em formação, teve a oportunidade de trabalhar com um elenco de peso e que conseguiu moldar personagens intensos e diálogos que deixarão os espectadores grudados na cadeira.

Jessica Chastain está sedutora e muito inteligente, sabendo cada passo que dará a seguir. Idris Elba é o advogado de defesa da garota, que está em pé de igualdade com ela – quando os dois estão em cena o filme cresce muito. Já Michael Cera como o Jogador X, tem boas sacadas (dizem as más línguas que esta seria a personificação de Leonardo DiCaprio) e, por fim, Kevin Costner, com a excelente cena no parque.

Cortes ágeis e rápidos e boas montagens gráficas para deixar as coisas mais fáceis me fizeram lembrar de A Grande Aposta. E o diretor não polpa esforços ao esmiuçar as fraquezas e maneirismos de cada jogador sentado naquelas mesas. Há uma cena em específico, onde vemos as apostas e as jogadas de dois competidores, que fará os amantes do pôker ficarem boquiabertos, principalmente se pensarmos que o projeto é baseado em fatos reais.

Se você não conhece pôker, o roteiro te ajudará e mostrará as cartas necessárias para este ou aquele personagem vencer o oponente, mas pode não ser suficiente para uma total imersão. Além disso, o corte final com duas horas e vinte minutos é exagerado e acaba deixando de lado o foco narrativo central. Mesmo assim, A Grande Jogada é instigante e acima da média. Fiquem de olho nos próximos filmes de Sorkin… tem tudo para se tornar um grande diretor!

Assista em Hortolândia no CineSystem

Por Éder de Oliveira
Jornalista e criador do site www.cinemaepipoca.com.br

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo