Nossa Cidade

Igrejas da região promovem a “Semana da Reforma Protestante”

Em 31 de outubro é comemorado por evangélicos de todo o mundo o dia da Reforma Protestante. Em 1517, um dia antes da festa católica de “Todos os Santos”, o monge agostiniano Martinho Lutero pregou publicamente suas 95 teses, na porta da Catedral de Wittenberg (Alemanha). Seu apelo era por uma mudança nas práticas da Igreja Católica, por isso o nome “Reforma”.

A iniciativa teve consequências por toda a Europa, dividiu reinos, gerou protestos e mortes. E mudou para sempre a Igreja. Para alguns, Lutero destruiu a unidade do que era considerada “a” igreja, era um monge renegado que desejava apenas destruir os fundamentos da vida monástica. Para outros, é um grande herói, que restaurou a pregação do evangelho puro de Jesus e da Bíblia, o reformador de uma igreja corrupta. O fato é que ele mudou o curso da história ao desafiar o poder do papado e do império, e possibilitou que o povo tivesse acesso à Bíblia em sua própria língua. A principal doutrina de Lutero era contra o pagamento de penitências e indulgências aos lideres religiosos. Ele enfatizava que a salvação é pela graça, não por obras.

Anuncio

“A Reforma teve um grande significado, pois foi responsável por transformações determinantes no rumo da sociedade, com repercussão nos âmbitos social, político, econômico, cultural e educacional, se hoje temos acesso a uma bíblia em português, e ainda cada vez em linguagem mais atual; se vemos o crescimento tão significativo da comunidade cristã evangélica ao redor do país, isso se deve a um movimento iniciado há 500 anos”, relata o Pastor Luterano Ives Möller, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).

Em Hortolândia a data esta sendo lembrada durante os cultos, e durante as aulas das escolas bíblicas dominicais nas mais diversas denominações. Na igreja Assembleia de Deus, por exemplo, a reforma protestante vem sendo destacada nas reuniões de ensino bíblico, nas redes sociais, em palestras e em eventos de diversos departamentos da denominação; para a Assembleia Martinho Lutero se configura como um dos heróis da fé dos tempos modernos.

Historicamente a reforma deixou um legado importante para todos os Protestantes e para humanidade. “Durantes estes 499 anos de Reforma Protestante, muita coisa mudou, houve grandes mudanças nas esferas políticas, econômicas, morais, filosóficas, e especialmente na educação, um dos aspectos mais importante que considero é o religioso, nessa data lembro com orgulho da coragem e determinação dos percussores da Reforma, do “cisne” (Jan Huss 1415), das entrelinhas emocionadas das estrofes de Castelo Forte (1521) escritas a punho pelo próprio Martinho Lutero, e dos conceitos das cinco “Solas” (1517), que deu base para as 95 teses.” Resumiu o Pastor Eduardo Brasil, do Templo Subsede da AD Hortolândia (Ministério do Belém).

Exposição mostra a Reforma Protestante do século XVI

A Capelania Universitária da Universidade Mackenzie de Campinas (Instituição de ensino da Igreja Presbiteriana) sedia a exposição “As 95 Teses”, evento que faz alusão a Reforma Protestante do século XVI. A cerimônia de abertura da exposição aconteceu no último dia 20 de outubro e vai até o dia 20 de novembro. O local da exposição acontece na praça de alimentação do Mackenzie Campinas, Av. Brasil, 1220 – Jardim Guanabara.

Serviço:
Exposição: “As 95 Teses”
Duração: De 20 de outubro a 20 de novembro
Horário: 7h30 às 22h30
Entrada: Gratuita
Local: Av. Brasil,1220 – Jardim Guanabara.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo