14 de maio de 2024
São Paulo

4 dicas para liberar veículos apreendidos no pátio do Detran-SP

veículos apreendidos

Está com veículos apreendidos no pátio do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) e não sabe como fazer para liberá-los? Saiba que o órgão está oferecendo orientações essenciais para esse tipo de ocorrência, seja por conta de débitos pendentes, CNH vencida ou falta de uso de capacete.

Ao todo, são 233 pátios cadastrados em todo o estado, o Detran-SP está auxiliando os motoristas a recuperarem seus veículos de forma eficiente.


Atualmente, apenas um dos pátios é próprio do Detran-SP, localizado na avenida Presidente Wilson, na capital. Os demais pátios são estabelecidos em parceria com administrações municipais ou o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), onde são guardados os veículos recolhidos por diversos órgãos, incluindo o Detran-SP, órgãos municipais de autuação, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

4 dicas para liberar veículos apreendidos no pátio do Detran-SP

  1. Pagamento das dívidas: O proprietário deve quitar todos os débitos do veículo, bem como pagar a taxa de liberação no valor de R$ 19,17, além das taxas de estadia e rebocamento, que variam de acordo com o período de permanência do veículo.
  2. Digitalização de Documentos: O responsável legal deve digitalizar e enviar os documentos necessários, incluindo identificação pessoal do proprietário, comprovantes de pagamento de débitos do veículo e outros documentos específicos, dependendo da situação do veículo.
  3. Liberação: Após o envio da documentação, o Detran-SP entrará em contato com o proprietário do veículo em até dois dias úteis para fornecer o ofício de liberação.
  4. Retirada do Veículo: O proprietário deve comparecer ao local indicado pelo Detran-SP no ofício de liberação, apresentar documento de identificação pessoal ou procuração legal, e efetuar o pagamento das taxas de reboque e estadia para retirar o veículo.
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98