14 de maio de 2024
Nossa Cidade

Hortolandense é um dos operadores do supercomputador recém-comprado para a Unicamp

mateus

Em dezembro de 2023, entrou em operação o Cluster Coaraci, o novo supercomputador do Centro para Computação em Engenharia e Ciências (CCES) da Unicamp. Equipado com mais de 13 mil núcleos de CPU, 42 GPUs, 36,6 TB de RAM e 1 PB de armazenamento, este avançado equipamento multiusuário visa impulsionar pesquisas não apenas na Unicamp, mas em outras instituições de ensino superior brasileiras e empresas com necessidades de computação de alto desempenho.

A aquisição do equipamento teve participação administrativa de uma hortolandense, Fabiana E. Agnelo auxiliou o projeto de aquisição e outro hortolandense já trabalha direto na operação do equipamento, Mateus de Oliveira Francisco servidor publico na área de tecnologia, 37 anos, Bacharelado Sistemas de Informação – Mestrando em Tecnologia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) na área de dinâmica molecular, trabalhando com Processamento de Alto Desempenho no Centro de Computação CCJDR – Instituto de Física Gleb Wataghin – IFGW – Unicamp, morador da região do Rosolen em Hortolândia

O termo “Coaraci”, em tupi, significa “mãe do dia”. O lançamento ocorreu no auditório do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW), onde está situado o Centro de Computação John David Rogers (CCJDR), responsável pela instalação do Coaraci. O evento contou com a presença de autoridades como Sylvio Canuto, assessor da Diretoria Científica da Fapesp, João Marcos Romano, pró-reitor de Pesquisa da Unicamp, e representantes das empresas parceiras NVIDIA, Dell e Versatus.

Com flexibilidade para uma ampla gama de projetos, o Coaraci será utilizado desde pesquisas computacionais até áreas fronteiriças, como a bioinformática. William Wolf, professor da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) e assessor técnico do CCES, ressalta a importância do supercomputador para atender à enorme demanda por computação de alto desempenho no Brasil, especialmente no Estado de São Paulo.

O processo de criação do Coaraci iniciou-se em 2019, enfrentando atrasos devido à pandemia de covid-19. A experiência adquirida com o Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Cenapad) foi crucial para a implementação de tecnologias voltadas para diversas áreas de pesquisa. Skaf enfatiza que a instalação do Coaraci como equipamento multiusuário representa um legado do CCES para a comunidade científica e a sociedade, marcando o encerramento do projeto com o programa de Cepids em maio.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98