16 de maio de 2024
Saúde & Beleza

Inovação na Menopausa: substância derivada de resíduos de soja pode aliviar sintomas de forma eficiente

soja

Pesquisadoras da Unicamp desenvolvem uma solução promissora para enfrentar os desconfortos da menopausa, utilizando resíduos da produção de óleo de soja. Embora os compostos da soja sejam conhecidos por amenizar sintomas menopáusicos, nem todas as mulheres os absorvem eficazmente devido a pré-requisitos específicos do metabolismo feminino.

A professora Gabriela Alves Macedo, primeira autora do estudo, destaca que o uso de fitoestrógenos para aliviar sintomas da menopausa remonta a práticas antigas, mas a eficácia variável intrigava.

Estudos posteriores revelaram que a capacidade natural de produzir equol, uma substância essencial para a absorção dos fitoestrógenos, varia entre indivíduos.

O estudo da Unicamp buscou compreender a metabolização dos fitoestrógenos pela microbiota intestinal, imitando a flora humana.

O processo resultou em um produto de soja com maior capacidade antioxidante e favoreceu a transformação dos fitoestrógenos em equol.

Macedo ressalta a importância do estudo na esteira da revolução alimentar, destacando a necessidade não apenas de produzir alimentos saudáveis, mas também de evitar efeitos colaterais indesejados.

No entanto, a pesquisadora alerta para contraindicações semelhantes à terapia de reposição hormonal, especialmente para mulheres com câncer de mama ou ovário, em que o tumor é estimulado pelo estrogênio.

O próximo passo envolve explorar o potencial da substância e superar desafios para torná-la acessível e segura para um público mais amplo.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98