Focos do Aedes aegypti podem aumentar no calor, veja como se proteger

de Eder Oliveira
larvas da dengue

Os Focos do Aedes aegypti poderão aumentar com o período do verão, que começa no Brasil nesta sexta-feira (22), às 0h27, de acordo com os serviços de metereologia.

Desta forma, a população deve redobrar os cuidados, pois essa combinação de fatores favorece a reprodução mais rápida do mosquito. No verão, o período de desenvolvimento do mosquito dura de 8 a 10 dias. 

Os Focos do Aedes aegypti e a reprodução do mosquito

A reprodução do Aedes aegypti começa quando a fêmea deposita os ovos em água parada. Os ovos crescem, se transformam em larvas, depois em pupas até se tornarem adultos. De acordo com o veterinário, o Aedes aegypti na fase adulta vive, em média, 40 dias. 

Por isso, a UVZ de Hortolândia reforça a orientação para que os moradores façam a limpeza constante de quintais e áreas externas de suas casas. Essa ação é importante para evitar que nesses locais fiquem expostos ao ar livre grandes quantidades de garrafas PET, embalagens plásticas e pneus velhos. Esses objetos podem acumular água parada, proveniente de chuvas, e assim servem de criadouros de Aedes aegypti. 

Não se esqueça de fazer o descarte correto de garrafas e outros objetos nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) – a lista dos PEVs podem ser conferida neste LINK. Em caso de ocorrência de chuva, a UVZ orienta que é importante a população se atentar com a formação de poças e eliminá-las.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Você pode gostar

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais

Privacy & Cookies Policy