14 de maio de 2024
Brasil

Oito em cada dez famílias enfrentam dificuldades financeiras no Brasil

golpe do cashback

Uma pesquisa apresentada pelo Instituto Locomotiva revelou que oito em cada dez famílias no Brasil estão endividadas atualmente e cerca de um terço delas têm dívidas em atraso.

Além disso, destaca que, embora os índices tenham apresentado uma melhora, se comparados com a época da pandemia, ainda permanecem elevados.


Foram entrevistando 983 pessoas de todos os estados entre 11 e 22 de setembro, com o objetivo de analisar o cenário da inadimplência no país, identificar a origem das dívidas, compreender as perspectivas dos brasileiros em relação ao pagamento de débitos e examinar como a inadimplência impacta suas vidas pessoais.

Quais as principais causas do endividamento?

O primeiro deles é o cartão de crédito, responsável por 60% das dívidas em aberto este ano. Além disso, deixar de pagar dívidas junto a bancos, empréstimos e financiamentos é um desafio para 43% dos entrevistados.

Outras fontes comuns de endividamento incluem:

  • cheque especial (19%),
  • contas de serviços básicos como luz, gás e água (17%),
  • impostos como IPVA e IPTU (15%),
  • celular (14%) e
  • compras em lojas de departamento (12%).

A falta de planejamento financeiro (36%), desemprego (34%) e gastos inesperados com saúde (30%) foram citados como os principais motivos para a inadimplência. Outras razões incluem emprestar o nome para terceiros (16%), compras acima do orçamento (11%) e investimentos malsucedidos em negócios (10%).

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98