20 de maio de 2024
Saúde & Beleza

Saúde da mulher

saude_mulher

Meu seio está saindo uma secreção branca. Posso estar grávida?

A saída de secreção pelo mamilo é chamada de fluxo papilar. A secreção pode ter diversas características: esbranquiçada/leitosa, amarelada, esverdeada, marrom.

Para cada uma dessas características podemos pesquisar uma causa diferente. A saída de leite, também chamada de galactorréia, se relaciona ao aumento da prolactina, um hormônio produzido dentro do nosso cérebro.

A gestação é uma das causas sim de saída de leite pelo mamilo. Porém, além da gestação, outras possíveis causas são alterações da hipófise (uma glândula dentro do cérebro), uso de alguns medicamentos, por exemplo, medicamentos para controlas convulsões, ou medicações fortes para controle de dor, antidepressivos, alguns anti-hipertensivos e o uso de hormônios (estrogênios, anti-androgênios etc.). Procure seu médico ginecologista para uma avaliação clínica, ultrassonográfica e laboratorial para averiguar qual a causa dessa saída de secreção pelas mamas.


Anticoncepcional em adolescente com um ano de menarca é bom ou não?

Basicamente, a indicação de se usar anticoncepcional, seja para anticoncepção, seja para algum tratamento específico determinado pelo médico, independe do tempo da menarca. Dessa forma, se houver indicação, os anticoncepcionais podem ser usados com segurança, desde que pesados os riscos e benefícios assim como as contraindicações de cada método.


DIU de cobre ainda é muito indicado?

Há muitas mulheres que, por falta de informação, acreditam que o DIU de cobre seja abortivo, que provoque câncer ou infertilidade ou que não garanta a anticoncepção.

Existem inúmeras vantagens do DIU de cobre. São elas:

• Não contém hormônios – fato desejável em várias situações
• Altamente efetivo – mais de 99% em um ano
• Melhor custo-benefício – custo baixo e disponível na rede pública
• Praticidade – não precisa lembrar diariamente de usá-lo (livre de esquecimentos)
• Longa ação – até 10 anos de duração
• Retorno rápido à fertilidade – quase que imediato após a retirada
• Sem efeitos sistêmicos – ação local, intrauterina
• Não interfere na lactação (amamentação)
• Altas taxas de continuidade – as maiores entre os métodos reversíveis

O DIU de cobre é, portanto, um método seguro e eficaz para anticoncepção e quase não possui contraindicações, o que faz com que a busca pelo método esteja aumentando novamente no país.
Fonte – SOGESP

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98