15 de maio de 2024
Outros

5 curiosidades sobre o Descobrimento do Brasil

curiosidades sobre o descobrimento do brasil

Hoje, 22 de abril, é uma data importante para nós. Portanto, o Portal Hortolândia resolveu fazer uma lista de 5 curiosidades sobre o Descobrimento do Brasil. Certamente, algumas delas não foram contadas em sua escola, então, se ficou curioso, continue com a gente para mais detalhes!

5 curiosidades sobre o Descobrimento do Brasil

1- Duarte Pacheco Pereira foi importante para o Descobrimento

Duarte Pacheco Pereira teve papel fundamental na definição das áreas que seriam exploradas pelos reinos de Portugal e Espanha, conhecido como Tratado de Tordesilhas. Existe um livro, chamado “Sobre os Mares do Mundo”, escrito por Pacheco, que fala sobre um local com as mesmas característica do Brasil, que ele teria chegado em 1498.

2- Outro navegante que chegou antes de Cabral?

Seria possível que o navegador espanhol Vicente Pinzón se deparou com as terras brasileiras alguns meses antes de Cabral? Foi Pinzón que comandou a descoberta da América, em 1492 e seguiu adiante, para fazer contato com outros locais em novembro de 1499.

Há relatos que o espanhol disse que nossa costa contava com poucos locais seguros para desembarque. Certamente, se referindo aos índios, que viviam tranquilamente até então.

150 homens da frota de Cabral desapareceram

No dia 9 de março de 1500, Pedro Álvares Cabral saía de Lisboa levando 3 caravelas, 10 naus e mais de 1000 pessoas, ao todo. 14 dias depois, uma das naus, com 150 homens a bordo, sumiu para sempre.

Mais perdas ao longo do caminho

Se uma das naus sumiu, outras seis afundaram durante a viagem, ou seja, poucos dos marinheiros que partiram para a expedição conseguiram voltar e, certamente, as condições daquela época para uma viagem tão longa deviam ser degradantes.

Quanto Cabral faturou com a viagem?

Além das pouco mais de 3 gramas de ouro, Cabral ainda pôde transportar 30 toneladas de pimenta. Além disso, já estava acertado que a Coroa compraria o produto por um preço sete vezes mais alto do que nas Índias.

Fonte: Guia dos Curiosos

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98