Profissionais da educação recebem formação de Robótica Educacional

de editor
robótica educacional

Cerca de 30 profissionais da rede municipal de educação de Hortolândia participaram do primeiro dia da semana de formação sobre o Projeto Robótica Educacional. A iniciativa da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia tem como objetivo a ampliação do projeto nas 60 unidades escolares da Prefeitura, beneficiando diretamente cerca de 26 mil alunos.

As formações estão sendo realizadas no Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire (CFPF), no bairro Remanso Campineiro, e serão disponibilizadas, até o fim do mês de abril, por grupos de trabalho. Nesta primeira semana, são voltadas para gestores escolares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Nas próximas semanas, serão ofertadas a professores do Jardim I e II da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Durante as formações, os profissionais são apresentados ao projeto e têm o primeiro contato com os materiais utilizados nas atividades de robótica. Na Educação Infantil, é usado o ROB, um pequeno robô que estimula a aprendizagem e lógica de programação de maneira lúdica, incentivando também a criatividade das crianças. Já nas aulas do Ensino Fundamental, são usados kits da empresa Alpha Mecatrônica, compostos por peças e placas de alumínio recicláveis, rodas de plástico com pneus emborrachados, motores, baterias e sensores de luz, temperatura, ruído, cor e distância, dentre outros itens.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, as formações fazem parte da etapa inicial que busca ampliar e levar o projeto de robótica para todas as 60 unidades escolares da rede municipal de Hortolândia. Após a formação, caberá aos profissionais de educação ministrar aulas de robótica educacional nas escolas. Além do conhecimento adquirido através das formações, eles terão ajuda dos multiplicadores, grupo de professores capacitados para orientar os demais da rede pública.

Iniciativa do Projeto Robótica Educacional

Em 2022, o projeto Robótica Educacional foi realizado em oito escolas da rede municipal de Hortolândia, beneficiando cerca de 3.164 alunos do Ensino Fundamental, em turmas do 1º ao 5º ano que oferecem o Programa de Educação Integral. O projeto, de iniciativa da própria Prefeitura, busca promover nos estudantes habilidades como criatividade, experimentação e trabalho em equipe, entre outros.

“A robótica educacional é uma ferramenta pedagógica de aprendizagem e também uma metodologia que permite aos alunos a construção do próprio pensamento e conhecimento através de resolução de problemas que vão desde montar o robô ROB na educação infantil até o robô zero no Ensino Fundamental. A ferramenta desenvolve autonomia, trabalho em equipe, organização do espaço e reconhecimento de conceitos importantes tais como: ‘por favor’ e ‘muito obrigado’, pois sem eles, a programação não se inicia e nem se encerra. Esperamos com o ensino da robótica educacional

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