“Cada secretaria tem um objetivo em específico, mas todos os trabalhos visam o bem estar da mamãe e do bebê. O Governo do prefeito Zezé Gomes tem por objetivo cuidar de pessoas, e isso vale para a gestante e para o bebê”, destacou Maria dos Anjos.
A partir da identificação da gestante, a Secretaria Municipal de Saúde passa a ser responsável pelo acompanhamento pré-natal e odontológico ao longo da gestação. A Saúde também realiza orientações sobre a saúde materna, preconizando o parto humanizado como sendo a melhor alternativa para a mamãe e para o bebê. Já a Secretária de Inclusão, faz a identificação das gestantes que se encontram em situação de vulnerabilidade social e encaminhamento para programas e benefícios. A Secretária de Educação tem o papel de garantir vaga para o bebê na creche, além de viabilizar a continuidade na formação educacional da gestante. Por fim, a secretaria de Desenvolvimento Econômico é responsável pelo acompanhamento das futuras mamães que por ventura estejam desempregadas, para encaminhamento futuro ao mercado de trabalho. KIT MATERNIDADEO kit é composto por dois macacões, em suedine, 100% algodão, com pernas e mangas longas; Dois bodies de manga longa, em suedine liso, 100% algodão, com abertura na parte inferior; Duas calças compridas, em suedine liso, 100% algodão, com elástico na cintura e punho; Um pacote com três pares de meias para o bebê; Um pacote com três pares de luvas para o bebê; Um conjunto de enxoval, confeccionado em tricô, com touca, macacão com colarinho tipo punho e manta; Uma toalha de banho para o bebê, com capuz e forro em fralda; Um cobertor infantil, 100% algodão; Um pacote de fraldas de tecido com três unidades, 100% algodão; Dois pacotes de fraldas descartáveis com 20 unidades cada, tamanho P infantil; Um pacote de toalhas umedecidas infantis com 120 unidades; Um creme para prevenção de assaduras; Um frasco de sabonete líquido; Um termômetro digital com alarme sonoro; Uma banheira plástica com apoio para as costas. Uma mochila maternidade, em nylon, com porta-mamadeiras.
Fonte: Prefeitura