Connect with us

Saúde & Beleza

Obesidade feminina: quando os quilinhos a mais indicam problemas

Published

on

gordura

Especialista fala sobre hormônios, importância do diagnóstico e tratamento correto da doença

 Quem nunca ouviu ou disse a frase “Preciso perder alguns quilinhos”? O clichê, dito com maior frequência pelo público feminino, evidencia a insatisfação com o próprio corpo e o desejo de adquirir a forma “padrão” e “perfeita” dos dias atuais. Em meio à propagandas publicitárias direcionadas para o culto ao corpo, modelos de passarelas esguias, capas de revistas com a silhueta perfeita, além de músculos definidos, muitas mulheres convivem com um grande e grave problema – a obesidade.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, pesquisa Vigitel 2014, mostram que 17,9% da população brasileira está obesa e que o excesso de peso atinge 52,5% da população adulta do país. Ainda segundo a estatística, os quilos a mais são fatores de risco para doenças crônicas, como as do coração, hipertensão e diabetes, que correspondem a 72% dos óbitos no Brasil.

Para o médico e gestor da B2Saúde, Francisco Vignoli, além dos danos no organismo, problemas osteomusculares, dores na coluna e desequilíbrio hormonal, a obesidade causa problemas ligados à saúde psicológica da mulher. “A mulher obesa está mais propensa a adquirir problemas psíquicos. Aceitação, realização e exposição do próprio corpo tornam-se um grave problema para esse público. A relação sexual com o parceiro também se torna algo difícil, ou seja, quando falamos em obesidade da feminina, estamos falando de um processo infinito”.

Advertisement

Segundo o especialista, o ideal é manter o IMC (Índice de Massa Corporal) dentro dos padrões normais. “Independentemente da questão estética, a obesidade não é um fator saudável e deve ser evitada. A mulher deve tratar o peso como uma grande régua ao longo da vida. O IMC é um ótimo índice para manter esse equilíbrio, pois transmite uma boa margem de segurança”, ressalta o especialista.

Como identificar e tratar a obesidade

O ganho de peso pode acontecer por quatro motivos: Problemas hormonais, falta de atividade física, má alimentação ou herança genética. Segundo Vignoli, ao identificar os quilos a mais na balança, a mulher deve procurar um médico endocrinologista e relatar o problema. “O especialista fará exames para detectar se existe alguma alteração hormonal, taxas de tireoide, colesterol e diabetes. Se o sobrepeso for por algum desses fatores, serão indicados os medicamentos necessários para o controle da doença e consequentemente da gordura corporal”.

Se as doenças endócrinas forem descartadas e a causa da obesidade for por consumo de calorias em excesso e má educação alimentar, o tratamento será realizado com acompanhamento de nutricionistas. “Os nutricionistas de hoje são brilhantes, pois existe um alto nível de qualificação e ótimas orientações. Vale lembrar que essa tarefa deve incluir a prática de atividades físicas regularmente”, ressalta o especialista.

Advertisement

Ainda segundo Vignoli, “a mulher é feita de múltiplas cascatas hormonais” e controlá-las é uma tarefa difícil, além disso, o uso de pílulas anticoncepcionais geram retenção hídrica, causando certas disfunções que acarretam obesidade.

“Outra questão que devemos ressaltar para as mulheres é que a faixa pós-gravidez é bem suscetível para desencadear o problema. Nesse período existe uma mudança no eixo metabólico pós-gravidez e por isso a faixa pós-gestacional tem maior tendência à obesidade”.

Cirurgia bariátrica

A gastroplastia, conhecida como cirurgia bariátrica é considerada, em alguns casos, a alternativa para reduzir o peso de pessoas com o IMC muito elevado. “Evidentemente temos padrões técnicos que devem ser respeitados. A obesidade mórbida deve ser bem classificada e diagnosticada corretamente. Atualmente uma grande parte dessas plásticas no estômago é feita com um viés puramente estético”.

Advertisement

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), este tipo de cirurgia é indicado para pacientes com IMC acima de 35 Kg/m², que tenham complicações como apneia do sono, aumento de gordura no sangue, problemas nas articulações, diabetes, hipertensão, ou para os pacientes com IMC maior que 40 Kg/m², que não tenham obtido sucesso na perda de peso com nutricionistas, endocrinologistas e outros tratamentos.

Mulheres que realizam cirurgia bariátrica devem aguardar pelo menos 15 a 18 meses antes de engravidar. A grande perda de peso logo após a cirurgia pode prejudicar o crescimento do feto.

“Sou muito crítico em relação a cirurgia bariátrica, pois tenho visto casos que o paciente recebe tratamento para engordar e se adequar à tabela de peso recomendada ao procedimento e isso é um absurdo! Buscar profissionais competentes, e que ajudem o paciente de maneira saudável, é extremamente essencial e importante para manter a saúde em dia, ” finaliza o especialista.

Como calcular o IMC

Advertisement

O cálculo do IMC é feito dividindo o peso pela altura ao quadrado, ou seja, IMC = Peso: Altura². Resultados para as mulheres: estão abaixo do peso, se o resultado for menor que 19,1; possuem peso normal com números entre 19,1 e 25,8; estão marginalmente acima do peso, se o resultado variar entre 25,8 e 27,3, mas, são consideradas acima do peso ideal, se estiverem entre 27,3 e 32,3. Uma mulher é considerada obesa se o seu IMB for maior que 32,3.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Title

emprego emprego
Empregos4 horas ago

10 vaga(s) abertas para Auxiliar de inspeção para trabalhar em Hortôlandia

Empresa MWI Qualidade está com 10 vaga(s) abertas para Auxiliar de inspeção para trabalhar em Hortôlandia. Responsabilidades: Inspeção em peças...

Feirão de Emprego Feirão de Emprego
Empregos4 horas ago

Operador de máquina para trabalhar em Hortolândia

Empresa empresa no segmento de produtos de limpeza está com 2 vaga(s) abertas para operador de máquina para trabalhar em...

emprego emprego
Empregos4 horas ago

Encanador industrial para trabalhar em Hortolândia

Empresa EAI ENGENHARIA está com 1 vaga(s) abertas para ENCANADOR INDUSTRIAL para trabalhar em Hortolândia. Responsabilidades: Trabalhar no processo de...

emprego emprego
Empregos4 horas ago

Assistente de Engenharia Jr

Empresa EAI ENGENHARIA está com 02 vaga(s) abertas para ASSISTENTE DE ENGENHARIA JR para trabalhar em Hortolândia. Responsabilidades: REALIZAÇÃO E...

Câmara Hortolândia Câmara Hortolândia
Nossa Região4 horas ago

Parlamento Metropolitano da RMC Debate Saúde Pública em Reunião na Câmara de Hortolândia

Na manhã de sexta-feira, 28 de março, a Câmara de Hortolândia foi palco da reunião do Parlamento Metropolitano da Região...

rua-sem-saida rua-sem-saida
Nossa Cidade4 horas ago

Rua sem Saída no Amanda I enfrenta problemas de iluminação

A rua sem saída próxima ao campo da Mina, na Avenida Princesa Isabel, no bairro Jardim Amanda I, em Hortolândia...

tuco-jorge tuco-jorge
Animais Perdidos5 horas ago

Tuco e Jorge perdidos no Nova América

Procura-se por animal perdido no bairro Jardim Nova América Munícipe morador(a) do bairro Jardim Nova América procura pelo seu animal...

vida cap vida cap
Nossa Região5 horas ago

Resultado do Vida Cap Campinas: confira os ganhadores do sorteio de 30/03/2025

O Vida Cap Campinas realizou mais um grande sorteio no dia 30 de março de 2025, premiando diversos participantes com...

Populares

...
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.