O inverno torna a pele mais ressecada e áspera. Isso ocorre porque, nesta estação, a umidade do ar fica menor, segundo a dermatologista do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), Bethania Swiczar, que alerta sobre as causas do ressecamento e dá dicas de prevenção.
O hábito de tomar banhos mais quentes e demorados resulta em um aumento da perda de água através da pele e diminuição do manto lipídio da camada mais superficial da pele, alterando a barreira cutânea e contribuindo para a perda de água transepidérmica. Por isso, a dermatologista recomenda banhos rápidos e mornos, sem uso de bucha e aplicando hidratantes na sequência.
Os lábios também ressecam muito no inverno, causando secura, descamação e rachaduras, o que exige hidratação adequada com sticks à base de D-pantenol ou manteiga de Karitê.
“Embora no inverno diminua a incidência da radiação UVB, a radiação UVA mantém-se constante, atingindo a pele tanto no inverno quanto no verão. Por isso, independentemente da estação do ano, é recomendado o uso diário de protetor solar. Como no inverno a pele fica mais seca, recomenda-se o uso de hidratantes com filtro solar ou aplicar o protetor após o uso do hidratante”, adverte a médica.
O cabelo também sofre agressão no inverno. Neste período, a tendência é tomar banhos mais quentes e usar secadores. A alta temperatura remove o componente de gordura do couro cabeludo, que tem a função de proteção natural e lubrificação dos fios. Com isso, ele adquire aspecto ressecado, quebradiço e com pontas duplas.
“Para controlar esse ressecamento, é indicado o uso de xampu e condicionadores adequados para cada tipo de cabelo, realizar hidratações de rotina, preferir água morna durante o banho e evitar o uso frequente de secadores, em especial com elevadas temperaturas”, explica.
A dermatologista ressalta ainda que a remoção da gordura do couro cabeludo predispõe à dermatite seborreia, conhecida como caspa, que causa descamação e coceira no couro cabeludo, sendo indicado o uso de xampus antisseborreicos para o controle.
Manter a alimentação saudável também é importante no inverno. A dermatologista orienta comer verduras, frutas e hortaliças, pois esses alimentos são fontes de antioxidantes, que previnem o envelhecimento da pele.
A soja é outro alimento que deve ser adicionado à dieta. O produto é rico em isoflavonas, que evitam o ressecamento e mantêm a elasticidade da pele.
Segundo a médica, castanhas, nozes e amêndoas também são alimentos ricos em vitamina E, selênio e outros antioxidantes, assim como os que contenham ômega 3 (peixes, por exemplo).
A ingestão de água durante o inverno (no mínimo 2 litros por dia) é extremamente importante para a hidratação de todo organismo, mantendo a pele macia e elástica.
Iamspe
O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.
Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Ceamas, e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 140 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98