O trabalho com jogos busca criar condições para que todos os alunos possam descobrir ou redescobrir que é possível aprender e conhecer, e, para surpresa de muitos, mesmo as atividades mais formais podem dar prazer, despertar interesse e prender a atenção.
Para um trabalho sistemático com jogos é necessário que os mesmos sejam escolhidos e trabalhados com o intuito de fazer o aluno ultrapassar a fase da mera tentativa e erro, ou de jogar pela diversão apenas. Por isso, é essencial a escolha de uma metodologia de trabalho que permita a exploração do potencial dos jogos no desenvolvimento de competências e habilidades, como cálculo mental, raciocínio lógico e intuitivo, o que pode ser feito por meio da metodologia de resolução de problemas.
Desenvolvendo a capacidade de resolver problemas, o aluno consegue compreender um problema, estando apto a arquitetar um plano, executá-lo e desenvolver a avaliação crítica.
Atualmente as pesquisas com Jogos no Ensino de Matemática são realizadas pela professora Aparecida Francisco da Silva, do Departamento de Matemática. A professora Hélia Matiko Yano Kodama, ex-docente do Departamento de Matemática, também teve grande colaboração para o desenvolvimento do projeto.
No menu abaixo, você terá acesso à lista de todos os jogos que já foram estudados e aplicados em sala de aula. Eles foram organizados conforme a divisão do Ensino Fundamental de nove anos e Ensino Médio.
[ Jogos no Ens. Fund. I – 1º ao 5º ano ] [ Jogos no Ens. Fund. II – 6º ao 9º ano ] [ Jogos no Ensino Médio]
Dicas de confecção dos tabuleiros
A maioria dos nossos tabuleiros foram confeccionados com material emborrachado E.V.A (Edil Vinil Acetato) que é um material maleável, opaco, atóxico e que se apresenta em cores bonitas e vibrantes, além de ser um material barato e de fácil aquisição. Também são confeccionados jogos de tabuleiros em madeira.
Para os marcadores são usados tampinhas de garrafas, peças de madeira ou peças produzidas com o próprio E.V.A.
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