Connect with us

Outros

Toda a beleza do eletrizante Peugeot e-208 GT

Publicado

em

e-208 GT

O Portal Hortolândia teve a oportunidade de conhecer e avaliar nessa semana um dos modelos 100% elétricos mais bonitos disponível no Brasil: o Peugeot e-208 GT, que tem preço a partir de R$ 276.990,00.

O e-208 GT, como se verifica, não se trata de um projeto original para ser 100% elétrico, como os Renault ZOE ou o Nissan LEAF, como exemplos. Foi aproveitado de forma muito inteligente o 208 convencional, que apresenta um belo design.

Anuncio

O modelo é importado da Eslováquia, vem equipado com motor que entrega 260 Nm de torque imediatos, 136 cavalospotência, acelera de 0 a 100km/h em apenas 8,3 segundos e tem autonomia de até 340 quilômetros com a carga completa.

Há três modos de condução disponíveis: “Eco”, com foco na otimização da autonomia; “Drive”, indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia; e “Sport”, que prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e torque máximos.

Advertisement

O câmbio dispõe de cinco modos de seleção: P (Park – estacionamento), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e B Mode. Este último atua de modo a garantir regeneração da bateria, otimizando a autonomia do veículo. O condutor pode escolher entre moderado, para sensações semelhantes às de um veículo a combustão, e aumentado, para uma desaceleração controlada pelo pedal do acelerador.

O Peugeot e-208 GT pode ser carregado em tomadas convencionais do tipo residenciais ou em carregadores rápidos por meio de um plug presente no mesmo local de abastecimento da versão a combustão.

O sistema é composto por um plug Type 2, para corrente alternada (AC), e plug CCS-2, para corrente contínua (DC). O carregamento começa imediatamente após a conexão do cabo, e o usuário acompanha o status a partir das luzes indicativas de recarga: branca indica abertura para conexão do plug; verdepiscante indica em carregamento e fixo indica carga completa e vermelha indica anomalia ou problema na recarga. Para soltar o plug, basta destravar as portas do veículo.

e 208GT interno

O modelo pode ter 80% da bateria carregada em menos de 30 minutos, caso o usuário utilize uma estação de recarga de 100 kW. Isto, na prática, significa recuperar cerca de 270 quilômetros de autonomia. Os dados de utilização e consumo da bateria e do powertrain elétrico são ilustrados no painel.

Em razão do Peugeot e-208 GT é utilizar a mesma plataforma das outras versões do 208, ele dispõe dos itens de segurança e de assistência à condução das versões com motorização a combustão.

Advertisement

Isso quer dizer, por exemplo, que mesmo com uma bateria de 220 litros de densidade acoplada debaixo do piso do veículo, a arquitetura da plataforma do e-208 GT permite manter o mesmo volume de 311 litros de porta-malas e espaço frontal e traseiro dos ocupantes idênticos aos da versão a combustão.

Essa vantagem, porém, trouxe também uma necessidade de adaptação extra para o modelo rodar com plena segurança no Brasil. Foram necessárias alterações com reforços específicos para as nossas condições topográficas, climáticas e, principalmente, de pavimentação.

Uma delas é o pacote para proteção da bateria, com aplicação de chapas metálicas ao invés de plásticas em toda a região do assoalho e também na área abaixo do cofre.

As bandejas de suspensão do e-208 GT ganharam reforços, assim como os pneus, que também tiveram as medidas mantidas, mas aqui são do tipo run flat.

Advertisement

O sistema de fixação da bateria de 12 volts também foi levado em conta e recebeu adaptação para garantir um funcionamento perfeito e seguro em nosso País, assim como o sistema de climatização, que sofreu ajustes para obtenção do máximo desempenho térmico mesmo em situações de elevada temperatura ambiente, ampliando o nível de conforto a bordo do veículo. Confira um vídeo com o Peugeot e-208 GT em

Texto: Sérgio Dias

Fotos: Divulgação

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

hortolandia hortolandia
Nossa Cidade11 minutos ago

Obras do maior parque de Hortolândia deve começar em até 40 dias

Recentemente, Hortolândia, uma cidade em constante crescimento no interior de São Paulo, anunciou uma nova e emocionante adição ao seu...

Concurso da Unicamp Concurso da Unicamp
Nossa Região2 horas ago

Unicamp registra aumento de alunos de escolas públicas em 2024

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) registrou um aumento na proporção de alunos provenientes de escolas públicas matriculados em 2024,...

delegaciaCampinas delegaciaCampinas
Policial2 horas ago

Tragédia em Campinas: Mulher é morta após esfaquear namorado

Uma mulher de 46 anos foi morta a tiros na noite deste domingo (28), em um incidente violento no Parque...

viatura policia civil viatura policia civil
Policial2 horas ago

Tragédia em Indaiatuba: Homem mata namorada e comete suicídio

Na noite deste domingo (28), uma tragédia abalou o município de Indaiatuba. Um homem de 41 anos, identificado como Mario...

engasgado com pedaço de pão engasgado com pedaço de pão
Nossa Cidade3 horas ago

Tragédia em Hortolândia: muro cai e mata trabalhador

Na última sexta-feira (26), uma tragédia abalou Hortolândia, quando um muro desabou sobre um trabalhador durante uma obra. O incidente...

Incêndio de grandes proporções Incêndio de grandes proporções
Nossa Cidade3 horas ago

Incêndio de grandes proporções assusta moradores do Novo Ângulo, em Hortolândia

Um incêndio de grandes proporções atingiu um terreno localizado no Novo Ângulo em Hortolândia. Moradores de um condomínio situado na...

ripa de madeira ripa de madeira
Policial5 horas ago

Homem é preso após bater com ripa de madeira em criança, que vai a óbito, em Monte Mor

Na tarde do último sábado (27), uma criança que havia chegado ao hospital de Monte Mor, supostamente vítima de agressão,...

Advertisement
cinema

Populares