Quer preparar ovos, tapiocas, carnes fritas, legumes refogados? Então saiba que existem tipos de frigideiras que facilitarão (e muito) sua vida na cozinha. Dentre os modelos presentes no mercado, existem aqueles compostos por materiais como ferro, aço, os que são antiaderentes e etc.

Sem maiores delongas, segue um compilado com estas informações!

  • FRIGIDEIRAS ANTIADERENTES

Facilidade na hora de limpar é um dos grandes atrativos, mas por conta da película de teflon, a frigideira faz com que a utilização de óleo para cozinhar alimentos seja diminuída.

Comparativamente é a opção mais barata e, mesmo assim, como você pôde notar, ainda é bastante funcional. Mas fique atento, pois para ter mais vida útil, evite talheres de metal para manusear os alimentos nela e prefira esponjas abrasivas – isso ocasionará desgaste na película.

  • FRIGIDEIRAS DE FERRO

É verdade que este tipo de frigideira não é tão comum de ser encontrado, mas saiba que utensílios de cozinha com este material trazem benefícios à nossa saúde (Nutrientes contidos ali são liberados, nosso organismo faz a absorção deles e este processo ajuda na prevenção de anemia).

A resistência dela é outro ponto a se destacar, pois dependendo do cuidado, pode durar a vida toda. A conservação de calor nos alimentos, por conseguir suportar altíssimas temperaturas por longos períodos deixará suas refeições saborosas. Dois fatores que podem ir contra: são mais caras e pesadas.

  • FRIGIDEIRAS DE CERÂMICA

Falando em saúde, as frigideiras de cerâmica é a opção ideal para quem se preocupa com a questão de contaminação dos alimentos. Diferentemente do teflon e do alumínio, o material é resistente e não soltará qualquer tipo de resíduo.

Aguentando temperaturas altíssimas, ela também aquele os alimentos por igual por conta da distribuição uniforme do calor. Quer leva-la ao forno? Tudo bem, isso é totalmente possível!

Evite causar choques térmicos na cerâmica. Isso poderá acarretar em rachaduras ou mesmo quebra-la. A melhor opção é coloca-la em cima de uma superfície fria logo após tirar do fogo.

  • FRIGIDEIRAS AÇO INOX

Podem ser levadas ao forno? Sim! Tem boa durabilidade? Sim! Aquecem os alimentos rapidamente? Sim!

Com as frigideiras de aço inox você poderá preparar carnes, aves e peixes e, por distribuir de maneira igual o calor em toda sua superfície, ficarão cozidos por igual!

A aderência é um ponto fraco e o óleo será de grande ajuda por aqui – senão seus ingredientes grudarão no fundo – e atente-se ao detalhe mais importante de todos: certos modelos contém níquel, que é tóxico para os seres humanos… EVITE-OS!

Quais destes tipos de frigideiras você prefere? Escolha a sua e comente com a gente!