Uma erupção solar poderosa e a ejeção de massa coronal atingiram a Terra, criando a possibilidade de auroras coloridas no céu dos Estados Unidos e potenciais interrupções em comunicações e redes elétricas.
Segundo o Centro de Previsão do Tempo Espacial, a tempestade geomagnética atingiu o nível 4 (G4) na escala de 1 a 5, o que pode resultar em falhas em satélites, GPS e até interrupções na rede elétrica.
O fenômeno começou na quinta-feira (10) e deve durar até sexta. A velocidade da ejeção de massa coronal foi impressionante, atingindo satélites a uma velocidade de 2,4 milhões de quilômetros por hora. Além de possíveis interrupções, há também a chance de avistar auroras boreais em estados como Alabama e Norte da Califórnia.
Os cientistas estão atentos ao aumento da atividade solar, que ocorre à medida que o Sol se aproxima do pico de seu ciclo de 11 anos. Este aumento de atividade não só traz auroras deslumbrantes, mas também tempestades solares mais intensas que podem causar impactos significativos em diversas infraestruturas.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98