21 de maio de 2024
Outros

Conheça o tardígrafo: animal transparente descoberto por pesquisadores da Unicamp

Foto: Laboratório de Microscopia Eletrônica do IB

Você conhece o tardígrafo? Se a resposta foi ‘não’, fique tranquilo, pois este é um animal microscópico que teve uma nova espécie descoberta pelos pesquisadores do Instituto de Biologia (IB) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas.

Além disso, ele é transparente e muito resistente, podendo sobreviver até no espaço. De acordo com a mestranda em Biologia Animal, Emiliana Guidetti, já se sabia da existência da espécie no campus da universidade, mas a surpresa foi quando notaram que havia uma nova espécie de tardígrafo.

O estudo também contou com a participação do professor do IB André Garraffoni e do pesquisador polonês Witold Morek, um renomado especialista em tardígrados.

Entenda mais sobre o tardígrafo

Os tardígrados ou ursos-d’água medem, aproximadamente, 0,3 milímetros de comprimento, e vivem em rios, lagos e oceanos, mas também em musgos das árvores. Compostos por diversas células e sistemas digestivo, nervoso, excretor e reprodutor, é um ser impressionante.

Ao todo, possuem quatro pares de pernas, sendo que, nas extremidades, existem uma espécie de garra que auxilia na locomoção.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98