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Renault Duster ganha fôlego com a motorização turbo

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No primeiro trimestre desse ano a Renault apresentou a linha Duster 2023, tendo como grande novidade a opção do motor turbo TCe – Turbo ControlEfficiency 1.3 flex de 170 cavalos de potência, combinado ao câmbio automático CVT XTRONIC de oito marchas na versão Iconic, que o Portal Hortolândia teve a oportunidade de conhecer e avaliar.

A importância da opção do motor turbo fica mais evidente quando você vê a lista dos modelos mais emplacados no segmento de SUVs compactos, que o Renault Duster 2023 está inserido: 1) Volkswagen T-Cross; 2) Hyundai Creta; 3) Jeep Renegade; 4) Chevrolet Tracker; 5) Nissan Kicks; e 6) Renault Duster.

Apenas o Nissan Kicks não tem a opção de motorização turbo. Todas as outras têm e, muito provavelmente, esse novo posicionamento do modelo vai refletir positivamente nas suas vendas.

Além da versão Iconic turbo TCe 1.3 CVT que avaliamos, o modelo é oferecido em outras quatro versões, todas equipadas com motor 1.6 SCe, que não é turbo: Zen com câmbio manual; Zen com câmbio CVT XTRONIC; Intense com câmbio CVT XTRONIC; e Iconic com câmbio CVT XTRONIC.

A linha Renault Duster 2023 traz boas novidades, como a adoção de moldura frontal, retrovisores e barras de teto com acabamento em preto, nas versões Intense e Iconic. Além disso, as versões Iconic, 1.6 e turbo TCe 1.3 flex, passam a ter alargadores de roda e bancos com revestimento premium de série.

Na dianteira, a linha conta com faróis com a assinatura luminosa característica da gama Renault e luzes diurnas de LED em formato de “C”. Internamente o painel de instrumentos conta com uma central multimídia Easy Link de 8”, bem como comandos de fácil uso.

O modelo segue com características-chave de robustez e conforto para garantir satisfação em qualquer terreno urbano ou off-road. Com os maiores ângulos de entrada (30°) e saída (34°5’) do segmento e a maior altura do solo (237 mm), o Duster 2023 encara obstáculos com facilidade. Além disso, o veículo mantém o maior porta-malas da categoria, com 475 litros, e oferece amplo espaço interno.

Mais sobre o novo motor turbo TCe 1.3 flex

O novo motor turbo TCe 1.3 flex do DusterIconic foi desenvolvido com o know-how da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em parceria com a Daimler, tendo como características um alto torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível.

Ele traz ainda tecnologias que a Renault desenvolveu nas pistas da Fórmula 1, categoria que a marca já conquistou 12 títulos mundiais, como a injeção direta central com 250 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos, que garantem uma combustão otimizada com mais performance e menos consumo de combustível.

Toda a tecnologia embarcada no motor e câmbio do DusterTCe 1.3 turbo flex garantiram nota A no selo do programa brasileiro de etiquetagem do Inmetro. Com gasolina, o consumo na estrada é de 16,1 km/l e na cidade de 13,9 km/l. Com etanol, o consumo é de 11,7 km/l no percurso rodoviário e 9,9 km/l no urbano.

Mais sobre o motor 1.6 SCe

O motor 1.6 SCe também recebeu aprimoramentos para atender à nova fase das normas de emissões (LEV7), melhorando o consumo em até 3,9%, sem redução da potência máxima de 120 cavalos e do torque de 16,2 kgf.

Texto: Sérgio Dias

Fotos: Divulgação

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Lucros e oportunidades de ganho extras por trás das redes

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Para você que está sempre em busca de boas oportunidades chegou sua hora, confira tudo sobre esse mercado!

Em tempos onde quase tudo se resolve em apenas um clique, as opções de trabalho não poderiam ser diferentes para quem utiliza as redes de internet como ferramenta. Parte dessa evolução se deve ao fácil acesso à tecnologia e aos equipamentos de ponta disponíveis.

O que era apenas uma questão de hobby passou a ser uma verdadeira mina de dinheiro para algumas pessoas e isso pode estar ao seu alcance, basta descobrir qual é a ideal para cada perfil.

Ao ponto que com a forte chegada da tecnologia nos tornamos totalmente dependentes de facilidades oferecidas na rede. Você pode ser a pessoa menos ligada em tecnologia, mas certamente conhece alguém que faz simplesmente tudo na internet.

Conhecer destinos de viagens, cursos a distância, palestras, consultas bancárias, transferências, investimentos, sites de relacionamentos e até casas de apostas que aceitam pix, ou seja, uma gama imensa de oportunidades. Tudo isso a apenas um clique do seu alcance!

Por uma questão de facilidade, agilidade ou até mesmo comodidade, as inovações tecnológicas vieram para ficar e beneficiar a todos. Ou seja, o chamado mundo moderno foi adaptado à rotina de forma intensa e permanente.

Com plataformas completas, os principais sites abordam sistemas de alcance mundial e contemplam as mais variadas oportunidades de obtenção de lucros. 

Evolução das famosas oportunidades lucrativas na rede

Após passar por um trágico cenário pandêmico o acesso à internet se tornou algo praticamente vital. Empresas desenvolveram estratégias para aderir ao home office e driblar a crise.

Mas será que isso teve algum tipo de interferência no já habitual uso da internet? A resposta é simples, sim, pois mesmo aqueles que não estavam 100% adaptados às tendências tecnológicas tiveram que se reinventar para não ficar fora do mercado de trabalho.

Nesse período, pessoas que nunca tiveram afinidades, ou ao menos acreditavam não ter, iniciaram algum tipo de experiência positiva na rede. Foi o que chamamos de divisor de águas para alguns e total fracasso para outros.

E foi nesse momento que algumas oportunidades ganharam destaque e caíram no gosto da população. As redes sociais foram as mais utilizadas, com a postagem de vídeos engraçados, dicas diversas e páginas com ofertas e propagandas que também foram fortes aliadas para manter o comércio aquecido. Mas nem só de pão vive o homem e o entretenimento também foi um dos principais acessos feitos pelos usuários. Uma vez que em tempos que nem os estádios puderam receber suas torcidas para curtir uma boa partida de futebol para auxiliar os jogadores dentro dos campos, a rede demonstrou ser uma grande aliada.

imagem pixabay

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Sensor de colisão lateral poderá ser obrigatório em carros

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colisao

Um projeto de lei torna obrigatório o uso de sensores laterais em veículos. O aumento de acidentes de trânsito chamou atenção do Senado. Por isso, houve a criação da PL 673-2022.

O alerta apontaria a existência de outros veículos, pedestres e motos nas áreas não cobertas pelo espelho retrovisor. O sensor deverá aparecer no Código Brasileiro de Trânsito, com o propósito de tornar passeios e viagens mais seguros para todos.

A redatora do projeto aponta alguns estudos que indicam a redução de 14% nos acidentes envolvendo, principalmente, o ato de mudar de faixa.

Ainda é muito cedo para afirmarmos que as mudanças vão acontecer, afinal, ainda caberá ao Conselho Nacional de Trânsito definir o cronograma para as mudanças. Ainda assim, o caminho seguirá pela comissão temática, pelo Senado e pela Câmara antes de ser encaminhado para sanção.

O texto também mostra os valores para essa adequação, que beira os R$ 400,00.Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenham gostado, comentem e compartilhem em suas redes sociais.

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Fiat Pulse mostra que o último pode ser o primeiro

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A Fiat foi uma das últimas fabricantes a ter em seu portfólio um SUV fabricado no Brasil. Porém, embora apresentado no último trimestre de 2021, o Pulse já assumiu a liderança do seu segmento, tendo como principal concorrente o Volkswagen Nivus.

O Portal Hortolândia teve a oportunidade de conhecer e avaliar a versão Impetus, equipada com motor Turbo 200 Flex Automática. Além dela também são oferecidas as versões Drive 1.3 Manual Flex, Drive 1.3 Automática Flex, Drive Turbo 200 Flex Automática e Audace Turbo 200 Flex Automática.

O motor 1.3 Firefly tem 107 cavalos potência com etanol, enquanto o motor Turbo 200 Flex é capaz de gerar 130 cavalos potência com etanol e acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos.

Enquanto as versões Drive podem ser equipadas com transmissão automática ou manual de cinco velocidades, as demais são acopladas ao inédito câmbio automático CVT com sete velocidades.

Ele opera com três modos de funcionamento. No modo Automático a central eletrônica faz o ajuste das relações e tempo de resposta conforme a demanda do motorista.

No modo Manual o controle eletrônico do câmbio cria sete marchas pré-definidas, que podem ser trocadas manualmente e de forma sequencial por meio da alavanca de câmbio ou pelas borboletas no volante.

Por fim, no modo Sport, acionado por um botão no volante, ele atua na direção, no controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador e altera o tempo de resposta e de troca de marchas.

A dianteira do Fiat Pulse é alta com para-choque elevado, que amplia o ângulo de entrada, item crucial para um SUV. A grade frontal estampa o LOGO SCRIPT da marca com a Fiat Flag no canto inferior direito.

Os faróis são em LED, um friso wideblade, que pode variar conforme a versão, cria uma assinatura horizontal e equilibrada que une os conjuntos ópticos. Abaixo fica uma segunda entrada, com grandes nichos para os faróis de neblina, também de LED, nas laterais.

Na lateral o Fiat Pulse conta com grandes arcos em torno dos para-lamas, rack longitudinal no teto e acabamento diferenciado sob os vidros. As rodas de liga leve têm desenho exclusivo nas diferentes versões, combinando perfeitamente com a suspensão elevada.

Na traseira as lanternas tridimensionais têm perfil elevado, como se fossem lâminas flutuantes. Também em LEDs, elas são posicionadas para otimizar sua visualização por outros condutores, reforçando a segurança.

O para-choque traseiro exclusivo une forma à função. Seu desenho otimiza o ângulo de saída do Pulse, com elementos escurecidos somados a um friso prateado na parte inferior.

O interior do Fiat Pulse tem painel em tons prata e cinza com diferentes elementos. Os novos bancos em malharia ou em couro sintético apresentam costura aparente. A manopla de câmbio é adornada por uma discreta borda prateada, mesmo tom usado ao redor dos comandos do novo volante, que pela primeira vez traz o Logo SCRIPT da Fiat e permite acessar diversas funções, como ajustar o som, trocar as marchas por meio de paddle-shifters ou acionar o modo Sport com apenas um toque.

O painel 100% digital entrega a tecnologia cada vez mais buscada pelos consumidores, fazendo a dupla perfeita com a tela flutuante do sistema multimídia, que pode ter 8,4 polegadas ou 10,1 polegadas com conexão via internet 4G.

Os comandos do sistema de som, ar-condicionado e controles do veículo ficam reunidos em um cluster integrado, criando um visual limpo e facilitando o rápido acesso aos principais recursos do modelo. Abaixo dele ficam duas entradas USB, sendo uma do tipo C, posicionadas logo acima do carregador de celular por indução. Outro conector USB colocado entre os bancos permite que os passageiros do assento traseiro carreguem seu smartphone.

A nova direção elétrica tem assistência progressiva e linear, permitindo uma condução confortável e segura em qualquer condição de rodagem.

O porta-malas dispõe de 370 litros de capacidade, que podem ser ampliados ainda mais graças ao rebatimento do banco traseiro. Os encostos podem ser baixados na proporção 60/40, ajustando-se à quantidade de passageiros a bordo do Pulse.

Conforto também significa comodidade. No Pulse é possível destrancar e trancar o carro acionando apenas um botão na maçaneta. Ligar o motor é igualmente simples, bastando acionar um botão ao lado da direção. Sensor e câmera de ré facilitam balizas, e o rebaixamento automático do espelho retrovisor direito ajuda a evitar ralados das rodas contra o meio-fio.

Todo esse estilo combina com a personalidade de cada consumidor, por isso o Pulse estreia duas cores novas e exclusivas, Azul Amalfi e Cinza Strato, que podem ser combinadas com o requintado teto bicolor, preto ou cinza na Impetus, e preto como item opcional nas demais, com exceção da versão de entrada.

O Fiat Pulse quer ser referência de segurança no segmento com o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) desenvolvido pela empresa alemã ZF e uma grande variedade de tecnologias.

O modelo conta com uma exclusiva câmera posicionada na parte superior do para-brisas para acionar automaticamente o farol, detectar outros veículos trafegando à frente ou em direção ao Pulse entre outras importantes funcionalidades.

Texto: Sérgio Dias

Fotos: Divulgação

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