Publicidade
Outros

Recursos úteis de compras in-game: Qual a polêmica por trás deles?

Gastar dinheiro em compras in-game oferece aos jogadores uma experiência de jogo premium. Ao mesmo tempo, é uma fonte de receita extremamente valiosa e popular entre os editores de jogos. A mecânica baseada em loop e a aleatoriedade das recompensas – onde os jogadores trocam dinheiro real por um ativo no jogo, seja um personagem, item ou moeda – mantêm os jogadores viciados

Entretanto, estas compras no aplicativo podem ser controversas, pois os usuários têm sentimentos mistos, com várias reações, de favoráveis a indesejáveis. Alguns usuários percebem as compras no aplicativo como uma forma de devolver o suporte a um jogo que eles gostam. Principalmente se for um jogo gratuito. Por outro lado, existem alguns usuários que percebem as compras no aplicativo como fraudulentas. Eles interpretam que foram atraídos para um jogo supostamente gratuito, mas, uma vez dentro, são obrigados a pagar e gastar dinheiro para avançar ainda mais ou desfrutar plenamente do jogo. E, diferente do jogo caça niquel, eles não possuem nenhuma possibilidade de receber seu dinheiro de volta.

O que são compras in-Game?

As compras no aplicativo permitem que os usuários paguem dinheiro real por recursos ou itens enquanto jogam um jogo para celular. Dependendo do tipo de jogo, pode ser qualquer coisa, desde vidas extras, moedas, armas, níveis de desbloqueio, etc.

Esta opção pode ser introduzida a qualquer momento do jogo. No entanto, uma prática comum em jogos para celular é oferecer estrategicamente compras in-app em situações em que o jogador precisa de assistência. Preso em um nível pela 10ª vez? Compre sua saída. Normalmente, as compras no aplicativo são opcionais e fornecem aos jogadores algum tipo de valor adicional.

A polêmica das compras in-game

O modelo gacha refere-se a “gachapon”, máquinas de venda automática japonesas que vendem itens de cápsulas colecionáveis. Nos jogos, isso se traduz em baixas chances de obter itens raros de componentes do jogo, como loot-boxes, baús ou desejos. Isso faz com que os jogadores gastem dinheiro para ter mais chances de sucesso. O sistema gacha é uma grande fonte de receita para muitos jogos populares em todo o mundo, como Clash Royale, Overwatch, Final Fantasy e Genshin Impact. No entanto, há muita controvérsia sobre esse mecanismo de compras in-game.

Uma grande preocupação em relação aos jogos de gacha é que atrai jogadores jovens e os expõe a um sistema semelhante aos jogos de azar. Semelhante ao jogo, o gacha pode ser muito caro. Se não tiver sorte, um jogador do jogo pode gastar mais de R$100 para garantir a obtenção de um personagem ou skill através dos recursos pagos. Para obter outros itens, como acessórios para personagens, pode ser necessário dobrar ou até triplicar essa quantidade de nível básico. Os jogos Gacha são frequentemente descritos como “pay-to-win”, o que significa que apenas dinheiro, não habilidade, é necessário para ter sucesso no jogo.

Há também a influência de jogadores conhecidos que gastam muito, muitas vezes chamados de “baleias”. Muitas baleias se mostram gastando milhares de dólares em plataformas como YouTube ou Twitch. Os críticos condenam os gastos generosos, sugerindo que eles incentivem os espectadores a gastar mais dinheiro.

Jogos com compra in-game são perigosos?

Mesmo que muitos jovens joguem jogos de gacha, muito poucos realmente gastam grandes quantias de dinheiro. Na verdade, os jogos de gacha ganham a maior parte de sua receita de uma porcentagem extremamente pequena de jogadores que jogam seu dinheiro. Em outras palavras, a maioria dos jogadores deste tipo de jogo pode aproveitar sem gastar ou gastando muito pouco porque as baleias são suficientes para sustentar as empresas.

A maioria das baleias são YouTubers ou streamers online que vivem de jogos; eles estão simplesmente utilizando a dependência mútua entre eles e as empresas de jogos. Portanto, é verdade que o progresso no jogo pode ser aumentado gastando dinheiro, mas os jogadores free-to-play ainda podem obter um progresso significativo e desfrutar de jogos de gacha com paciência.

Ainda assim, existem muitos regulamentos sobre mecanismos prejudiciais de gacha. Países da União Europeia baniram vários jogos de mecanismo de gacha que são considerados muito próximos de jogos de azar. Por exemplo, a Bélgica removeu as compras de lootbox no OverWatch. A Apple App Store exige que todos os jogos divulguem as chances de obter itens. Quando a compra no jogo era nova no Japão, as empresas não tinham restrições em suas práticas. Agora elas estão sob regulamentações rígidas e sob a influência da negatividade pública generalizada em relação à monetização do jogo.

Compras In-Game exigem atenção dos adultos e das crianças

Os pais devem alertar as crianças sobre a compra no jogo ou mecanismos de jogo semelhantes. Eles também devem falar sobre o vício em jogos em geral. Mas à medida que a indústria de jogos se expande, o público está se tornando mais consciente dessas questões. A grande maioria dos jogadores de gacha gosta de seus jogos. Já as empresas de jogos estão tentando o seu melhor para obter lucros e trazer satisfação ao mesmo tempo.

Com qualquer empresa de jogos, os jogadores querem saber que os desenvolvedores têm seus melhores interesses no coração. Qualquer comunicação clara e transparente ganharia mais pontos do que simplesmente ter um jogo bonito.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...