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O prazer de dirigir a Nissan Frontier S MT 4×4

Quando falamos sobre as picapes que são comercializadas no Brasil, logo lembramos daquelas mais equipadas, com muitos acessórios, lindas rodas com pneus mistos etc. O Portal Hortolândia nessa semana fez algo diferente, conhecendo e avaliando a Nissan Frontier S MT 4×4.

Trata-se da versão de entrada da picape, que é caracterizada por ser equipada com motor 2.3L bi-turbodiesel com 163 cavalos de potência, transmissão manual seis velocidades e rodas de aço com 17 polegadas.

Para quem gosta de dirigir, andar numa picape com motor diesel e transmissão manual é sensacional. Você sente toda a força do veículo na palma da mão, nas mudanças de marcha, e na ponta dos pés, ao pisar nos pedais da embreagem e acelerador.

Completam a linha Nissan Frontier 2023 as versões SE AT 4×4, ATTACK AT 4×4, XE AT 4×4, PLATINUM AT 4×4 e PRO-4X AT 4×4, todas equipadas com motor 2.3L bi-turbodiesel com 190 cavalos de potência e transmissão automática de sete velocidades com função manual sequencial.

Todas essas versões da Frontier têm dado resultado para a Nissan. Tradicionalmente são oferecidas no mercado brasileiro, além da Nissan Frontier, as picapes Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200 e Volkswagen Amarok.

Até 2020 a Frontier era a menos vendida de todas, mas fechou o ano de 2021 uma posição acima e conseguiu se manter como a quinta picape mais vendida do Brasil em 2022.

O que diferencia a versão S MT 4×4 da Nissan Frontier das demais é o motor e os níveis de conforto e entretenimento. A carroceria da picape fabricada em Córdoba, Argentina, é similar em todas as versões.

A grade e os faróis com projetor de LED quádruplos em forma de C tornam a frente única e facilmente reconhecível. A grade segue um estilo já encontrado na família de picapes da marca. Na parte traseira, as lanternas são de LED.

A caçamba apresenta uma excelente combinação de carga útil e volume, com capacidade para receber até 1.054 litros de carga e a capacidade é de 1.043 quilos.

Para o conforto maior na hora de utilizar a caçamba, o para-choque traseiro tem um degrau que facilita seu acesso e uso. Dentro, o espaço tem ganchos com argola móvel em forma de “D” posicionadas na parte inferior, perto do assoalho, que dá mais opções de fixação de cargas dos mais diferentes tamanhos.

Cada um deles têm capacidade de carga de até 400 quilos. E ainda há uma tomada de 12V para permitir a conexão de dispositivos eletrônicos de lazer ou de trabalho. Além disso, a tampa do compartimento recebeu dois amortecedores que reduziram o peso na hora de sua abertura, permitindo que se possa manipulá-la com apenas uma mão.

O painel de instrumentos conta com tela TFT que disponibiliza uma ampla gama de informações e configurações do veículo. Além dela a versão conta com sistema de som no console central que se conecta à smartphones e permite que os usuários ativem recursos de áudio por Bluetooth, reconhecimento de voz e navegação.

A picape é a única do segmento a ter a opção do teto solar e ainda possui ar-condicionado digital de duas zonas, saídas de ar para o banco traseiro e 27 compartimentos para acomodação de diferentes objetos por todo o interior.

Aumentando ainda mais a conveniência, três entradas USB para carregar dispositivos e garantir conectividade contínua estão disponíveis. Uma delas é Tipo C no console, que pode suportar o carregamento de vários dispositivos. Há ainda duas entradas de 12V para carregar aparelhos na cabine, além daquela citada na caçamba.

A Nissan Frontier S MT 4×4 mantém as características off road com excelente ângulo de ataque/saída e distância livre do solo, com 31,6º de ângulo de ataque, 25,7º de saída e 25,2 cm de vão livre, o que permite que ela supere os obstáculos mais severos.

Aconta com novos ajustes dos amortecedores. O conjunto traseiro segue com sistema multilink e molas helicoidais, única entre os concorrentes, que trabalha em conjunto com um eixo rígido. Essa solução oferece um excelente balanço entre o conforto no passeio e alta estabilidade, sem abrir mão das capacidades no fora de estrada e no transporte de cargas. Já a suspensão dianteira de arquitetura com braço duplo assistido por barra estabilizadora garante o conforto e segurança.

Os freios são a disco nas quatro rodas e para reforçar a segurança, melhorar consumo de combustível e reduzir os desgastes dos pneus, a picape também vem equipado com o TPMS, ou Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus. Para apoiar em situações de reboque dos mais diversos tipos de carga, a Nissan Frontier conta com Assistente de Oscilação do Reboque, sistema que detecta a oscilação do reboque por meio do monitoramento do balanço do veículo identificado pelo sistema VDC – Vehicle DinamicControl, que reúne os controles eletrônicos de estabilidade e de tração.

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